5 exercícios para ter um busto firme
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Vários fatores podem ser a causa da mudança constante do busto de uma mulher ao longo de sua vida. Entre os mais comuns encontramos a idade, a gravidez, as oscilações de peso e as alterações hormonais que ocorrem devido a várias situações. Para manter um busto firme neste contexto, devem ser tomadas certas medidas.
Os seios das mulheres não têm músculos e são compostos apenas de gordura, tecido conjuntivo e glândulas produtoras de leite. Portanto, os fatores mencionados acima podem levar a uma mudança significativa na aparência, firmeza e tônus dessa parte do corpo.
Quando o busto parece flácido e sem vida, a mulher começa a se preocupar. No entanto, a sua aparência pode ser melhorada em parte por meio de hábitos saudáveis e exercícios. Se você estava procurando uma maneira de ter um busto firme, aqui estão alguns segredos para consegui-lo. Não perca!
O exercício e o busto da mulher
Como dissemos, o busto não é feito de tecido muscular, por isso não pode se exercitar, ou pelo menos não há evidências científicas que justifiquem experimentá-lo. A única solução para aumentar instantaneamente seu tamanho ou forma parece ser a cirurgia.
No entanto, o fortalecimento da área peitoral resultará em um tronco mais trabalhado e firme. Indiretamente, isso poderia gerar benefícios estéticos, além de melhorar a saúde e a funcionalidade da massa muscular envolvida.
Para que uma mulher desfrute de um busto firme e atraente, é necessário que as rotinas de exercícios sejam centradas na área do tórax e especialmente nos músculos peitorais.
Talvez você esteja interessado em ler: 7 maus hábitos que devem ser evitados para não ter seios caídos
5 exercícios que ajudarão a ter um busto firme
Antes de iniciar os exercícios, é vital realizar um aquecimento, pois, como qualquer outra parte do nosso corpo, pode sofrer lesões. Além disso, também é importante:
- Manter uma boa postura ao se exercitar.
- Ser constante com o exercício.
- Manter-se hidratado antes, durante e depois dos exercícios.
- Alimentar-se corretamente.
Dito isso, podemos continuar detalhando a rotina. Como dissemos, lembre-se de que esta não é uma solução milagrosa, mas sim um suplemento que requer constância e outros bons hábitos para fazer efeito. Entre os exercícios que conseguem estimular a região do busto, estão:
1. Borboleta de banco plano
Para este exercício, você precisará de um elemento de peso, como um haltere. Você pode fazer em casa com uma garrafa de plástico e água, areia ou pedras. Quando o tiver, observe as etapas que você deve seguir para realizar este exercício corretamente:
- Deite-se de costas em um banco e estenda os braços sobre o peito, apontando os halteres em direção ao teto.
- Flexione os cotovelos ligeiramente e abaixe os braços ao mesmo tempo que os abre para fora, até que fiquem paralelos ao piso.
- Mantenha a posição por alguns segundos e volte à posição inicial.
- Execute 3 séries de 20 repetições.
Sugerimos que você leia: 8 dicas e remédios para evitar a flacidez dos seios
2. Borboletas de pé
Semelhante ao anterior e também com halteres, este é um dos exercícios mais utilizados para firmar o busto. Mostramos como fazer:
- Fique de pé com as pernas separadas na distância dos ombros e dobre ligeiramente os joelhos.
- Estique os braços na altura dos ombros e om os cotovelos ligeiramente flexionados, leve-os para o centro do peito.
- Mantenha a posição por alguns segundos.
- Volte para a posição inicial e faça 2 séries de 20 repetições.
3. Elevação lateral sentada
- Sente-se em uma cadeira, com a coluna perfeitamente reta e apoiada no encosto.
- Apoie os pés no chão, sem movê-los e contraia o abdômen.
- Levante os braços de forma paralela, até atingir a altura dos ombros.
- Mantenha a posição por 15 segundos e volte para a posição inicial.
- Faça 2 conjuntos de 15 repetições cada uma.
4. Press de peito com halteres
Da mesma forma que os exercícios anteriores, o press de peito pode ajudá-la a estimular facilmente os músculos dessa área. Precisará também de elementos com peso para trabalhar e é realizado da seguinte forma:
- Deite-se no chão ou em um banco, com as pernas flexionadas, as solas dos pés apoiadas e as costas no chão.
- Segure os halteres sobre o peito. Então, para começar o exercício, estenda os cotovelos para esticar os braços e levante os halteres.
- Para abaixar, dobre os cotovelos novamente até que fiquem nas laterais do corpo.
- Inspire ao levantar o peso e expire ao descer.
- Faça 3 séries de 10 repetições.
Pode lhe interessar: 6 regras básicas que ajudam a conservar a firmeza dos seios
5. Flexões para um busto firme
As flexões são um dos melhores exercícios para ter um busto firme e manter um corpo tonificado e definido. Na parte superior do corpo, esse exercício fortalece não só os peitorais, mas também os braços, ombros e abdômen, de acordo com uma publicação na revista Medicine & Science in Sports & Exercise.
Além disso, nenhum elemento adicional é necessário, então é o melhor exercício para realizar em casa:
- Fique de frente para a parede, separando os pés na largura dos quadris.
- Em seguida, coloque as palmas das mãos na parede, na altura dos ombros e deixando os braços esticados.
- Flexione os cotovelos devagar, sem mover as mãos da parede.
- Quando você chegar o mais baixo possível, espere 5 segundos e volte.
- Execute 5 séries de 10 repetições.
Um busto firme depende de vários fatores
Se você realizar esses exercícios com frequência, mantiver uma dieta equilibrada e consumir água suficiente por dia, não só poderá melhorar a aparência e a firmeza do seu busto, mas também começará a mudar a saúde do seu corpo.
Lembre-se, porém, de que isso não é uma questão simples. Esta é uma área difícil do corpo e, devido à escassez de tecido muscular, não é fácil moldá-la como se gostaria.
De qualquer forma, considere que o déficit de energia – gastar mais calorias do que consome – é um dos primeiros passos para melhorar a composição corporal, conforme indicado por um estudo publicado pela revista Annals of Nutrition & Metabolism. Para obter uma dieta de acordo com os seus objetivos, recomendamos visitar um nutricionista.
Por fim, recomendamos que você experimente os exercícios e uma vida saudável como a primeira medida de mudança. Se não ficar satisfeita com os resultados e decidir recorrer à cirurgia, deve consultar o seu médico de confiança.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Stephanie Freeman, Amy Karpowicz, John Gray, And Stuart Mcgill. 2006. Quantifying Muscle Patterns and Spine Load during Various Forms of the Push-Up. Medicine & Science in Sports & Exercise. https://pdfs.semanticscholar.org/f358/bf7cca44de0a1e6072929f2962023027f3ef.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.