Treino de abdômen para fazer em casa

25 Maio, 2020
Como não é possível ir à academia devido às medidas preventivas contra o coronavírus, é conveniente definir uma rotina de exercícios para fazer em casa. Que tal experimentar esse treino de abdômen?

Uma das vantagens desse treino de abdômen é que podemos fazê-lo em qualquer lugar. Agora que a recomendação de saúde é ficar em casa para reduzir a propagação do coronavírus (COVID-19), ele pode nos ajudar a manter uma rotina de exercícios.

Muito além de alcançar um objetivo específico, como ter uma barriga reta, o mais importante é tentar permanecer ativo e reduzir ao máximo o estilo de vida sedentário. Dessa forma, não apenas manteremos a forma, mas também promoveremos o nosso bem-estar. Você se anima?

Treino de abdômen para fazer em casa

Mulher fazendo abdominal

Quando falamos de treinamento abdominal, a maioria das pessoas imagina uma barriga chapada e definida. No entanto, trabalhar os músculos desta parte do corpo é muito benéfico para a saúde.

Segundo informações publicadas na Harvard Health Publishing, o fortalecimento dos músculos centrais, incluindo os abdominais, ajuda a melhorar o equilíbrio e a estabilidade. Além disso, contribui para reduzir a dor nas costas, promove a boa postura e reduz o risco de lesões.

Então, nada melhor do que aproveitar esse tempo de quarentena para treinar a região abdominal e obter esses benefícios. Ao contrário de outros grupos musculares, o abdômen pode ser trabalhado todos os dias, mesmo para complementar outros tipos de rotina. Comece agora mesmo!

Twist

O abdominal twist é um exercício obrigatório em um treino de abdômen. De fato, é uma atividade comum entre os atletas, pois a sua prática regular favorece os movimentos de torção e melhora a agilidade ao mudar de direção. Também é um bom exercício para aumentar a flexibilidade e a força do core.

Abdominal bicicleta

Algo a considerar com este e outros exercícios abdominais é que eles não servem para queimar a gordura da barriga. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Strength and Conditioning Research“o treinamento abdominal é insuficiente para reduzir a gordura subcutânea abdominal e outras medidas de composição corporal”.

No entanto, o exercício de abdominal bicicleta ajuda a melhorar a resistência muscular, não apenas no abdômen, mas também na região lombar. Portanto, desde que seja feito corretamente, pode ajudar a prevenir doenças como a lombalgia.

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Escalada horizontal

O treino de abdômen pode ser otimizado com exercícios cardiovasculares. Podemos fazer atividades como a escalada horizontal, cujos movimentos também ajudam a trabalhar a capacidade cardiovascular. Esse exercício fortalece a área abdominal e também beneficia a parte inferior do corpo.

É importante fazê-lo em uma velocidade constante e não forçar muito a postura. Além disso, é necessário evitar elevar demais os glúteos, pois isso pode causar tensão na região lombar, resultando em dor. Idealmente, concentre o esforço nos músculos das pernas e no core para tirar o máximo proveito do exercício.

Tesoura vertical

Este exercício abdominal é de baixo impacto e pode ser útil como complemento para evitar dores lombares. Apesar da sua simplicidade, ajuda a fortalecer e tonificar os músculos centrais do corpo. No início, ele pode ser praticado por cerca de 15 ou 20 segundos e, ao ganhar resistência, pode ser estendido por até um minuto.

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Como complementar esse treino de abdômen?

Mulher fazendo prancha

É importante deixar claro que este treino deve ser feito de forma consistente. Como mencionamos, pode ser realizado todos os dias para obter melhores resultados. Por outro lado, é conveniente combiná-lo com exercícios cardiovasculares e direcionados a outras partes do corpo. Quanto mais completa a rotina, melhor.

Além disso, considerando o risco de sedentarismo, uma atenção especial deve ser dada à dieta. Seguir um plano alimentar saudável e equilibrado que atenda às necessidades nutricionais pode contribuir para manter um peso saudável e evitar outros problemas de saúde. Lembre-se de que a inatividade é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como sugerem alguns estudos.

Portanto, faça este treino de abdômen em casa e procure outras maneiras de se manter ativo durante o período de isolamento. Manter hábitos como esse é fundamental para o bem-estar físico e mental. Não se esqueça!

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