4 maneiras naturais de reduzir a dor lombar

24 de dezembro de 2019
Para aliviar a dor lombar é bom combinar diferentes métodos com a finalidade de obter os melhores benefícios de cada um e assim acelerar o processo de cura.

Um dos mal-estares que os adultos sofrem com maior frequência são as dores na coluna. Ainda que sejam na parte inferior, média ou alta, podem ser realmente intensas e constantes. No entanto, a que mais causa problemas no dia a dia é a dor lombar.

Dessa forma, é considerada um dos principais problemas que causam incapacidade no mundo, de acordo com a Associação Americana de Quiroprática dos Estados Unidos. As estatísticas deste órgão indicam que mais da metade da população trabalhadora deste país revela ter dores de coluna anualmente. Esta situação está levando as pessoas a buscarem aliviar os incômodos com diferentes métodos, incluindo os naturais.

Principais causas da dor de coluna

Mulher com dor na coluna

Os hábitos sedentários cumprem um papel essencial na dor lombar.

A parte baixa da coluna se encontra sujeita a uma grande tensão, já que sempre carrega o peso da zona superior. Em termos gerais, o peso da parte superior do corpo é sustentado pela coluna vertebral, suas vértebras sustentadoras e os discos que a compõem. Estes discos funcionam como um amortecedor para evitar que os ossos das vértebras toquem uns nos outros. No entanto, com a idade, estes tendem a se desgastar ou a se lesionar.

Este desgaste acontece com o tempo, devido ao excesso de trabalho ou maus movimentos. Além disso, provoca dor ou rigidez temporal e, em alguns casos, dores crônicas que afetam notoriamente a rotina diária ou o bem-estar das pessoas.

A zona lombar da coluna é a que mais se vê afetada com o passar do tempo. Isso pode ser acontecer devido a causas muito diferentes:

  • O indivíduo trabalha realizando atividades de muito esforço físico que implicam em movimentos ou posturas incômodas.
  • O afetado se mantém sentado em seu escritório sem realizar muitos movimentos.

Não perca: 7 alongamentos para aliviar as dores nas costas

Métodos naturais para reduzir a dor lombar

Em todos os casos, é importante consultar um médico para identificar qual é o verdadeiro problema. Identificar a razão da dor na coluna em um paciente é difícil, apesar das técnicas e avanços tecnológicos existentes atualmente. Contudo, o processo é necessário para receber um tratamento adequado. Felizmente, com alguns métodos naturais pode-se evitar a interrupção das atividades diárias e reduzir a dor lombar.

Por outro lado, saiba que a visita ao médico para receber um diagnóstico é muito necessária. Estes tratamentos devem ser levados como uma alternativa para aliviar os sintomas e não como um remédio definitivo.

1. Calor e frio

Uma terapia natural eficaz para diminuir a dor lombar é a aplicação direta de frio e calor. Estas mudanças de temperatura ajudam a reduzir a inflamação, assim como a promover o fluxo de sangue para a área afetada por lesões ou por trabalho forçado. Inclusive pela tensão adquirida ao manter a mesma postura por um tempo prolongado.

  • Pode colocar compressas de água fria, bolsas de gelo ou gel cobertos com uma toalha diretamente na área da dor para desinflamar.
  • Para ajudar no fluxo de sangue, use compressas de água quente ou banhos de água morna. Isso relaxa os músculos e elimina os incômodos.

2. Alho

Alho na tigela

O alho possui importantes propriedades anti-inflamatórias para diminuir a dor lombar.

O alho pode funcionar como um remédio natural efetivo para reduzir a dor lombar. Isso se deve ao fato de conter propriedades anti-inflamatórias muito efetivas, devido ao seu conteúdo de alicina. Nesse sentido, a forma mais simples de usá-lo para aliviar esta dor é comendo-o cru. Também pode-se utilizá-lo como um analgésico tópico. Para isso é necessário aplicar um óleo à base de alho.

Ingredientes

  • 10 dentes de alho
  • 4 colheres de óleo de coco (60 ml)

Modo de preparo

  • Primeiramente, esquente o óleo em uma frigideira e adicione os dentes de alho.
  • Em seguida, deixe cozinharem em fogo muito baixo até que fiquem na cor marrom.
  • Posteriormente, coe e guarde o óleo em uma embalagem de vidro.
  • Também pode fazê-lo a frio, adicionando os alhos no óleo e deixando macerarem por 5-10 dias.

3. Atividade física

Para aliviar as dores musculares e as lombares, o exercício é uma boa terapia natural. É possível começar com um plano de bem-estar para aliviar as dores lombares. Os exercícios de baixo impacto (como os alongamentos leves, nadar ou caminhar) são bons para evitar a rigidez na área. Por outro lado, a vida sedentária afeta muito os músculos que se encontram na parte lombar da coluna. Com o exercício é possível fortalecê-los e evita-se que sofram mais lesões. Quanto mais fortes se mantenham, menos serão os incômodos.

Descubra: 6 exercícios fáceis para eliminar a dor ciática

4. Dormir

Dormir bem alivia incômodos

O cumprimento adequado do descanso físico pode ser a solução para muitos problemas de saúde. Em suma, ao dormir, liberamos endorfinas. Estes hormônios podem ser tão efetivos quanto os medicamentos para a dor. Quando o corpo produz endorfinas, os sinais de dor que são registrados no cérebro diminuem um pouco.

Ademais, o sono reparador alivia a ansiedade, o estresse e a depressão associados com a dor lombar crônica. As pessoas que sofrem com dores na coluna, no geral, também têm algum transtorno do sono.

Além disso, dormir mal pode piorar os sintomas da lombalgia. Dessa forma, é importante resolver ambos males para evitar um círculo vicioso que prejudique a saúde. Em qualquer caso, é necessário buscar assessoria médica profissional.