Doenças

Nesta seção você encontrará muitas informações sobre as principais doenças que o ser humano pode ter. Patologias, transtornos, condições do sistema respiratório, circulatório, digestivo… cada doença apresenta uma série de sintomas que é necessário conhecer, juntamente com as últimas notícias sobre os melhores tratamentos e estudos associados. Tudo isso estará sempre à sua disposição.

Sedentarismo infantil: uma epidemia preocupante

O sedentarismo infantil é um problema crescente em quase todo o mundo, e é por isso que é classificado como uma epidemia. Essa situação ocorre devido a vários fatores, e também é um gatilho potencial para futuros problemas de saúde.…

11 doenças sexualmente transmissíveis (DST) que você deve conhecer

As doenças sexualmente transmissíveis (DST), vulgarmente conhecidas como doenças venéreas, geralmente são adquiridas através do contato sexual com alguém infectado. Os organismos que causam essas doenças são transmitidos de pessoa para pessoa através de sangue, sêmen, fluidos vaginais e outros fluidos que…

O que é a síndrome de Gilles de la Tourette?

A síndrome de Gilles de la Tourette, ou síndrome de Tourette  (SGT) é um distúrbio conhecido que sempre foi fonte de provocações e humor. No entanto, é uma patologia muito incapacitante e discriminatória para quem a sofre. A síndrome de…

11 complicações da diabetes

Antes de detalhar as complicações da diabetes, é importante analisar em que esta doença difícil consiste, seus tipos, seus sintomas, o que a origina e como preveni-la. Finalmente, apresentaremos as 11 complicações da diabetes mais graves. O que é diabetes?…

POIS: síndrome da doença pós-orgásmica

A síndrome da doença pós-orgásmica é um distúrbio raro descoberto recentemente, que afeta exclusivamente os homens. Aqueles que a sofrem têm sintomas semelhantes aos da gripe, logo após a ejaculação. De acordo com a Sociedade Internacional para a Medicina Sexual,…

Síndrome do coração de férias

Com a aproximação das épocas de Natal e final de ano, o número de celebrações e comemorações, tanto de comida quanto de bebida, vai aumentando. Portanto, a síndrome do coração de férias volta ao centro das atenções. Essa síndrome é…

O que é febre Q?

Febre Q é o nome dado a uma doença causada por bactérias transmitidas de animais para homens. Foi detectada pela primeira vez em 1935 e recebeu o nome de febre Q porque, em princípio, não era possível estabelecer o que…

O que é a couperose?

A couperose é uma afecção dermatológica que se caracteriza pelo aparecimento de zonas avermelhadas na pele, causadas principalmente pelas mudanças de temperatura. Não é considerada uma doença, mas sim um problema estético. Contudo, se não tratada adequadamente, pode gerar problemas mais…

O que acontece quando a saliva é espessa?

A saliva é essencial na cavidade oral, pois mantém os tecidos úmidos e ajuda a limpar a boca. A saliva espessa, resultado de alterações no organismo, produz variações no equilíbrio oral que, por sua vez, geram um desequilíbrio da flora.…

Diagnóstico da necrose cutânea

O diagnóstico da necrose cutânea é complexo, pois não é específico para nenhuma patologia em particular. Suas causas são múltiplas e, portanto, para estabelecer o diagnóstico, é necessário examinar cuidadosamente o contexto clínico de cada paciente.

Herniação ou conificação cerebral

Uma herniação ou conificação cerebral é um deslocamento de tecidos no cérebro. Em suma, o tecido cerebral, juntamente com os vasos sanguíneos e linfáticos e o líquido cefalorraquidiano, se deslocam de forma anormal. O desenvolvimento de uma hérnia no cérebro pode trazer…

O que é herpes labial?

O herpes nos lábios é uma infecção que pode ocorrer também nas gengivas ou na boca em geral. É produzido pelo vírus Herpes Simplex. A lesão é geralmente vesiculosa com pequenas bolhas. Aliás, existem duas cepas desse vírus, o VSH-1,…

Hemorragia subdural ou subaracnóidea

A dura-máter e a aracnoide são duas das três meninges presentes no ser humano. As meninges são as estruturas que envolvem o sistema nervoso central. Uma hemorragia subdural ou subaracnóidea se refere a uma hemorragia que ocorre abaixo de cada…

Doenças crônicas: tudo o que você precisa saber

As doenças crônicas são aquelas que afetam o corpo com uma duração prolongada. Não se trata de resfriados simples, mas de estados que excedem seis meses de duração. Em geral, as doenças crônicas evoluem lentamente e, portanto, são capazes de…

Nódulo pulmonar, o que isso significa?

Um nódulo pulmonar é uma massa que aparece no pulmão que pode medir entre cinco e trinta milímetros. É uma patologia cada vez mais frequente, estimada em cerca de 0,2% da população. No entanto, quase 60% desses nódulos são benignos.…

Quais são os sintomas da vertigem?

Os sintomas da vertigem são difíceis de descrever, porém, a sensação que provoca consiste na percepção de movimento, como se tudo estivesse girando ou dentro de nossa cabeça. A palavra vem do latim, onde “vertere” significa girar. Tanto a vertigem quanto…

Tuberculose renal: diagnóstico e tratamento

A tuberculose renal é uma infecção de evolução crônica, produzida principalmente pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Pode comprometer ambos os rins, causando insuficiência renal e a morte do paciente. Em primeiro lugar, você deve saber que a origem é, frequentemente, pulmonar…

Asma aguda grave: sintomas e tratamento

Sem dúvida alguma, todos os pacientes asmáticos têm o risco de sofrer uma crise de asma aguda grave durante a sua vida. Além disso, esses episódios podem chegar a ser mortais. Por isso, as hospitalizações e seus cuidados nos serviços…