O laptop é um risco para a fertilidade? O que os homens precisam saber

O uso indevido de laptops parece aumentar o risco de problemas de saúde reprodutiva em homens. O que diz a pesquisa?
O laptop é um risco para a fertilidade? O que os homens precisam saber
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto.

Última atualização: 06 julho, 2023

Você já ouviu falar que o laptop é um risco para a fertilidade masculina? Caso você ainda não saiba, há evidências científicas de que homens que usam laptops nas coxas podem estar afetando a saúde de seus órgãos reprodutivos e a qualidade de seu esperma.

Para ser mais preciso, foi observada uma ligação entre a exposição ao calor e aos campos eletromagnéticos desses dispositivos e um risco aumentado de problemas de fertilidade entre os homens. Para saber todos os detalhes, convidamos você a continuar lendo.

Laptop vinculado a riscos de fertilidade masculina

Existem dois fatores de risco que ligam o uso indevido do laptop a um risco aumentado de problemas de fertilidade masculina. A seguir, explicaremos o que dizem os especialistas.

O calor emitido pelos laptops afeta o esperma

Uma investigação publicada na revista Human Reproduction expõe que o calor emitido pelo laptop causa um aumento na temperatura escrotal direita e esquerda (ScT), o que causa um impacto negativo na espermatogênese (processo de formação de espermatozóides), especialmente entre adolescentes e homens jovens.

Embora a amostra do estudo seja pequena —29 voluntários do sexo masculino—, sua conclusão permite analisar aspectos consideráveis no campo da fertilidade. Segundo a pesquisa, o laptop pode aumentar a temperatura do escroto em até 2,8 graus Celsius, o que é superior ao calor corporal normal do corpo masculino. Consequentemente, a qualidade dos espermatozóides diminui.

Isso é apoiado por outras publicações científicas, que detalham que a exposição à radiação nociva de itens eletrônicos altera a função testicular e aumenta o risco de infertilidade, pois afeta a mobilidade e a concentração de espermatozóides.

O estudo alerta que outros fatores, como altas temperaturas devido à exposição a fontes que irradiam calor e ficar sentado por muitas horas (algo que acontece com um laptop ) causam alterações na espermatogênese.

Campos eletromagnéticos alteram o DNA

Os espermatozoides contêm em sua cabeça o DNA que contribuirá para a criação de um novo ser humano ao se unir ao DNA do óvulo feminino. Estudos alertam que a exposição contínua a campos eletromagnéticos emitidos por elementos como o laptop pode causar alterações no referido DNA.

Pesquisa divulgada no Fertility and Sterility detalha que o uso de laptops conectados à Internet via Wi-Fi tem um impacto negativo na fertilidade masculina, pois diminui a motilidade dos espermatozóides e fragmenta seu DNA.

Pesquisadores sugerem que manter um laptop conectado via Wi-Fi à internet no colo e perto dos testículos pode ser um fator de risco para infertilidade em homens. Mesmo assim, mais estudos são necessários para comprová-la.

Por sua vez, um estudo publicado na Reproductive Biology and Endocrinology afirma que a exposição a campos eletromagnéticos de radiofrequência pode induzir danos ao DNA, causando aumento do estresse oxidativo, que leva à morte das células espermáticas.

Como evitar os riscos do laptop na fertilidade masculina?

Por enquanto, faltam estudos maiores e mais conclusivos sobre os efeitos de computadores e outros dispositivos eletrônicos na fertilidade masculina. Mesmo assim, os resultados compilados até agora são um motivo para tomar medidas preventivas. O que deve ser considerado?

Em primeiro lugar, deve-se especificar que o laptop representa um risco para a fertilidade do homem, dependendo de como é usado. Pesquisas mostram que o tempo de exposição e a proximidade do referido dispositivo com a área genital aumentam consideravelmente o risco de alterações na espermatogênese.

Dito isto, algumas recomendações são as seguintes:

  • Diminua a frequência com que você coloca o laptop no colo. Na medida do possível, deve ser usado em uma mesa.
  • Cuide da postura ao usar esse tipo de aparelho. O ideal é manter as pernas ligeiramente afastadas.
  • Use um suporte para laptop. Isso ajuda a manter o dispositivo resfriado e reduz a transferência de calor para a pele. Mesmo assim, vale ressaltar que seu uso deve ser pontual, pois não garante manter os testículos em sua temperatura ideal.

Outras dicas para cuidar da fertilidade

Além de ter cuidado ao usar dispositivos como laptops, existem outras medidas que devem ser levadas em consideração para cuidar da saúde reprodutiva. No espaço a seguir compartilhamos alguns hábitos recomendados.

  • Exercício: atividade física, como usar a esteira por uma hora, três vezes por semana, melhora a contagem e a motilidade dos espermatozoides.
  • Siga uma dieta saudável: alimentos como vegetais, frutas, peixes e laticínios com baixo teor de gordura contribuem para aumentar o número de espermatozóides em cada ejaculação, segundo um estudo publicado na revista Andrology.
  • Evite roupas apertadas: usar calças e roupas íntimas largas evita que mais calor e pressão se concentrem nos testículos.
  • Evite ambientes muito quentes: como vimos ao longo da nota, o aumento da temperatura nos órgãos genitais pode danificar o esperma.
  • Acabe com os hábitos pouco saudáveis: álcool, substâncias psicoativas e cigarro reduzem a contagem de espermatozóides e danificam suas estruturas.

O laptop aumenta o risco de infertilidade feminina?

Por enquanto não há estudos que mostrem que os laptops representam um risco para a fertilidade feminina. Como os ovários estão bem isolados das temperaturas e radiações emitidas por esses elementos, não foram observados efeitos negativos.

O que lembrar sobre o uso do laptop e a fertilidade masculina?

Neste momento, não há estudos suficientes para dizer com certeza que o uso do laptop causa infertilidade nos homens. Ainda assim, as evidências até agora sugerem que os homens devem tomar medidas preventivas ao usar esses dispositivos.

Especificamente, é fundamental usá-los sempre sobre uma escrivaninha ou mesa para evitar que tenham contato direto com a área genital. Da mesma forma, a postura corporal deve ser cuidada ao trabalhar com esses elementos. Tenha isso em mente!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Avendaño, C.; Mata, A. & Sánchez, C. (2011) El uso de computadoras portátiles conectadas a Internet a través de Wi-Fi disminuye la motilidad del esperma humano y aumenta la fragmentación del ADN del esperma. Fertility and Sterility® Vol. 97, No. 1. DOI: https://doi.org/10.1016/j.fertnstert.2011.10.012
  • Kesari, K. K., Agarwal, A., & Henkel, R. (2018). Radiations and male fertility. Reproductive biology and endocrinology : RB&E16(1), 118. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6240172/
  • Paparella, Cecilia, Pavesi, Adriana, Provenzal, Olga, Ombrella, Adriana, & Bouvet, Beatriz. (2017). Infertilidad masculina. Exposición laboral a factores ambientales y su efecto sobre la calidad seminal.. Revista Uruguaya de Medicina Interna, 2(2), 10-21. Recuperado en 07 de junio de 2023, de http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2393-67972017000200010&lng=es&tlng=es.
  • Ricci, E., Al-Beitawi, S., Cipriani, S., Alteri, A., Chiaffarino, F., Candiani, M., Gerli, S., Viganó, P. and Parazzini, F. (2018), Hábitos dietéticos y parámetros seminales: una revisión narrativa sistemática. Andrología, 6: 104-116. https://doi.org/10.1111/andr.12452
  • Rodríguez Pendás, Bertha Victoria. (2017). Fragmentación del ADN espermático e infertilidad masculina. Revista Cubana de Endocrinología, 28(3), 1-17. Recuperado en 07 de junio de 2023, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-29532017000300009&lng=es&tlng=es.
  • Rosety, Miguel Ángel, Díaz, Antonio, Rosety, Jesús María, Pery, M.ª Teresa, Brenes-Martín, Francisco, Bernardi, Marco, García, Natalia, Rosety-Rodríguez, Manuel, Ordóñez, Francisco Javier, & Rosety, Ignacio. (2017). Exercise improved semen quality and reproductive hormone levels in sedentary obese adults. Nutrición Hospitalaria, 34(3), 608-612. https://dx.doi.org/10.20960/nh.549
  • Sheynkin, Y.; Jung, M.; Yoo, P; Schulsinger, D. & Komaroff. E. (2005) Aumento de la temperatura escrotal en usuarios de computadoras portátiles, Reproducción humana, Volumen 20, Número 2 (5), páginas 452–455, DOI: //doi.org/10.1093/humrep/deh61
  • Yefim Sheynkin and others, Increase in scrotal temperature in laptop computer users, Human Reproduction, Volume 20, Issue 2, February 2005, Pages 452–455, https://doi.org/10.1093/humrep/deh616

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.