Obstrução do canal auditivo por cerume

A obstrução de cerúmen pode ser uma condição muito desconfortável e irritante. Tem um grande número de causas diferentes, embora, felizmente, seu tratamento seja muito simples.
Obstrução do canal auditivo por cerume
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto.

Última atualização: 17 julho, 2023

O corpo humano possui múltiplos mecanismos de defesa contra agentes estranhos. A cera tem papel fundamental na proteção e hidratação das orelhas. Às vezes, essa substância pode se acumular excessivamente e causar bloqueios. Você está interessado em saber o que é a obstrução do canal auditivo por cerume? A seguir, contamos a você.

Cera ou cerume é uma substância laranja ou amarela resultante das secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas. Participa da lubrificação e limpeza do ouvido humano, bem como de sua defesa. É removido pela renovação das células superficiais da pele e pelo movimento da mandíbula e da cabeça.

Em algumas pessoas, a secreção se acumula e impacta na profundidade da orelha, causando uma obstrução por cera. O sintoma mais comum é a diminuição da audição no lado afetado. O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno são as chaves para aliviar a condição.

Sintomas de obstrução de cera

As manifestações de obstrução por cera costumam ser bastante incômodas e afetam a qualidade de vida da pessoa. Estima-se que esta condição, juntamente com as otites média e externa, sejam as principais causas de perda auditiva condutiva em menores de idade.

As pessoas afetadas experimentam desde dificuldade em ouvir sons distantes até bloqueio completo da audição no ouvido bloqueado. Da mesma forma, os pacientes com obstrução por cera geralmente apresentam os seguintes sintomas:

  • Dor no ouvido.
  • Sensação de pressão ou inflamação na área.
  • Zumbido ou zumbido.
  • Coceira ou prurido no ouvido.
  • Náuseas e tonturas.
  • Fluxo de fluido através do canal auditivo.
  • Percepção de odor desagradável do ouvido.

Quando consultar o médico?

É aconselhável procurar ajuda médica especializada sempre que surgirem sintomas otológicos desagradáveis ou estranhos que afetem o desenvolvimento diário. O médico é o único qualificado para avaliar o estado de saúde dos ouvidos por meio de questionamento e exame completo do canal auditivo.

É importante não atrasar o atendimento médico e procurar o especialista o quanto antes, pois isso pode prejudicar o prognóstico do quadro. Além disso, é aconselhável não tentar remover a cera por conta própria ou com métodos caseiros tradicionais. Estas situações aumentam o risco de complicações.

Médico verifica ouvido entupido por cera de ouvido.
É importante consultar um médico para confirmar que é cera de ouvido e que não há outra condição que cause perda auditiva e dor.

O que causa a obstrução de cera?

A presença de cera é normal e faz parte da fisiologia do corpo humano. Ele é eliminado por conta própria como resultado dos movimentos da mandíbula ao mastigar ou falar, movimentos da cabeça e alterações no epitélio superficial da pele.

Nesse sentido, a obstrução por cera está associada a fatores que aumentam a produção de cera ou dificultam sua saída. O principal mecanismo associado é a impactação durante o uso de cotonetes ou garfos como parte da higiene diária.

Cotonetes deslocam a cera distribuída no conduto auditivo para trás e podem até causar lesões nessa estrutura. Além disso, a obstrução por cera também está relacionada à presença de obstáculos, como aparelhos auditivos, fones de ouvido ou tampões.

Por outro lado, estudos mostram que, à medida que a pessoa envelhece, as glândulas serosas e sudoríparas atrofiam, produzindo uma cera mais seca que tende a se acumular. Da mesma forma, alguns pacientes com deficiências de desenvolvimento têm canais auditivos hipoplásicos ou pequenos que dificultam a saída natural da cera.

Diagnóstico e tratamento

A identificação da obstrução por cerúmen ou tampão de cera é realizada por um clínico geral ou otorrinolaringologista usando um otoscópio. Este é um dispositivo portátil que usa um feixe de luz e uma lente de aumento para visualizar o interior do canal auditivo.

O exame do ouvido através deste instrumento é conhecido como otoscopia. Esse processo introduz um pequeno cone no orifício ótico, facilitando o diagnóstico das lesões. Uma vez reconhecida a obstrução, o especialista pode usar os seguintes procedimentos médicos para remover o cerúmen:

  • Instilação de cerumenolíticos: são soluções aplicadas em gotas dentro do conduto auditivo para hidratar e amolecer o cerume acumulado. Devem ser deixados agir por um período de 5 a 10 minutos com a cabeça inclinada, para então extrair a cera diluída.
  • Irrigação: é a instilação a pressão moderada de água destilada, peróxido de hidrogênio ou soro fisiológico no ouvido, com o auxílio de uma seringa. Isso permite amolecer o cerúmen e extraí-lo arrastando-o do fundo. Geralmente é usado em conjunto com cerumenolíticos para facilitar o procedimento.
  • Extração manual: o especialista utiliza uma cureta, uma cureta ou um pequeno aparelho de sucção para localizar o cerúmen impactado e trazê-lo para fora do conduto auditivo externo.

Prevenção e recomendações

É aconselhável não usar cotonetes ou cotonetes dentro do canal auditivo. Devem ser utilizados apenas para limpeza externa do pavilhão auricular. Da mesma forma, o uso periódico e prolongado de fones de ouvido deve ser reduzido.

Se você é propenso a esta condição, recomenda-se a instilação profilática de óleos naturais ou álcool 70%, sob estrita supervisão médica. Além disso, em pacientes com recorrência de obstrução por cera, é recomendável consultar um médico a cada 6 meses para avaliar o estado de saúde de ambas as orelhas.

Também é importante ressaltar que a limpeza especializada costuma prevenir o aparecimento de novos episódios, então o especialista pode indicar que sejam realizadas profilaticamente. Além disso, também existem algumas maneiras de remover a cera com segurança e sem causar danos ao ouvido.

Limpeza de ouvido para remover cera.
A instilação de um esguicho de solução para remover a cera deve ser feita sob supervisão médica profissional.

Evite usar métodos tradicionais para extração de cera

Atualmente, uma longa lista de procedimentos alternativos não médicos é distribuída para remover a obstrução de cera. A maioria se baseia no uso do calor por meio de velas ou outros instrumentos ocos que permitem que a cera adira a eles.

No entanto, esses métodos são arriscados e estão associados a queimaduras e até perfuração do canal auditivo. Suspeitando de uma obstrução de cera no ouvido, não hesite em consultar um médico. O profissional é o único capacitado para identificar e tratar a condição de forma adequada e segura.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Benito Orejas J, Garrido Redondo M, Velasco V, Mata J et al. Extracción de la cera de los oídos. Rev Pediatr Aten Primaria. 2015; 17(67): e223-e231.
  • Cardemil F, Mena P, Herrera M, Fuentes E et al. Prevalencia y causas de hipoacusia en una muestra de escolares de la zona sur de Santiago. Rev. Otorrinolaringol. Cir. Cabeza Cuello. 2016; 76(1): 15-20.
  • Sevy JO, Singh A. Cerumen Impaction Removal. 2020. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–.
  • Michaudet C, Malaty J. Cerumen Impaction: Diagnosis and Management. Am Fam Physician. 2018;98(8):525-529.
  • Schwartz SR, Magit AE, Rosenfeld RM, Ballachanda BB et al. Clinical Practice Guideline (Update): Earwax (Cerumen Impaction). Otolaryngol Head Neck Surg. 2017;156(1_suppl):S1-S29.
  • McCarter DF, Courtney AU, Pollart SM. Cerumen impaction. Am Fam Physician. 2007 May 15;75(10):1523-8.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.