Anatomia e fisiologia

Saber mais detalhes sobre a anatomia e a fisiologia humana nos permitirá entender muito melhor o funcionamento do nosso corpo. Descobriremos os mistérios de cada um dos sistemas de nosso organismo e seus órgãos. Faremos uma viagem por seus tecidos e funções, entenderemos suas irregularidades e aprenderemos a potencializar a saúde para ter uma boa qualidade de vida.

O papel do ácido láctico no exercício

O ácido láctico, ou sua forma ionizada lactato, é um composto químico que desempenha importantes funções em diferentes processos bioquímicos como, por exemplo, a fermentação lática. Saiba do que se trata… Produção do ácido láctico O ácido láctico é produzido no músculo…

O que são as imunoglobulinas?

As imunoglobulinas são um grupo especial de moléculas que encontramos na família das proteínas. A principal função dessa classe de biomoléculas é protetora, isto é, elas servem para proteger nosso organismo. Essa situação geralmente ocorre antes da invasão de outros…

Tendinite devido à lactação

A tendinite é uma inflamação ou irritação que ocorre nos tendões, as fibras que mantêm os músculos e os ossos juntos. Os tendões são os responsáveis ​​por enviar a energia produzida pelos músculos para movimentar uma articulação. Desta forma, atividades diárias…

7 razões das fisgadas nos ovários

O sistema reprodutor feminino pode apresentar uma extensa variedade de doenças e desequilíbrios, entre eles, as fisgadas nos ovários. E assim como qualquer outra doença, estas podem chegar a aparecer por diferentes razões. Além disso, estas fisgadas podem se apresentar de…

Oxitocina, o hormônio do amor

A oxitocina foi reconhecida como o principal hormônio durante o trabalho de parto e na lactação. Além disso, sua conformação estrutural é de 9 aminoácidos: cisteína, tirosina, isoleucina, glicina, prolina, asparagina, leucina e a glicina.

Fisiologia da tireoide

A fisiologia da tireoide é fundamental para o organismo. Esta glândula endócrina secreta dois hormônios determinantes para a saúde: a tiroxina, ou T4, e o tri-iodotironina, ou T3. Ambos atuam na regulação do crescimento e desenvolvimento. Também intervêm no metabolismo…