Por que bocejamos?

O bocejo pode servir para reposicionar nossos maxilares ou alongar os músculos do rosto.
Por que bocejamos?

Última atualização: 08 Março, 2021

Bocejar é um gesto inconsciente e incontrolável que todos os humanos fazem. Na verdade, não apenas os humanos, mas muitos dos animais vertebrados e quase todos os mamíferos. No entanto, sabemos por que bocejamos?

Bocejar consiste em abrir bem a boca, inspirar profundamente, liberar um pouco menos de ar e fechar a boca. Além disso, é acompanhado por um fechamento sutil dos olhos, lacrimejamento e um ligeiro aumento da saliva, entre outras coisas.

Todas as culturas têm sua própria ideia em relação ao significado do bocejo. O mais comum é que, popularmente, acredite-se que bocejamos de sono, de tédio e até de fome. No entanto, isso não explicaria por que outros animais o fazem.

O bocejo está presente quase desde os primeiros momentos de nossas vidas, quando somos bebês. No entanto, curiosamente, os cientistas continuam a investigar as possíveis razões pelas quais bocejamos. Neste artigo, explicaremos quais são as teorias atuais sobre o assunto.

Por que bocejamos?

Mulher trabalhando com sono

A hipótese mais difundida atualmente a respeito de por que bocejamos é que esse gesto nos permite resfriar nosso cérebro. Ou seja, atua como se fosse um sistema de refrigeração natural, como qualquer outro aparelho elétrico.

É uma teoria curiosa que vem ganhando força a partir de estudos recentes da Universidade de Princeton. Este estudo afirma que, quando bocejamos, há membranas em nossos seios da face que se movem.

Os seios da face são cavidades dentro do nosso crânio que contêm ar. O fato de que essas membranas se movem quando bocejamos sugere que agem como pequenos leques. Eles fariam o ar fluir melhor em direção ao nosso cérebro.

Além disso, essa teoria faz sentido pois nosso cérebro é um dos órgãos que mais precisa de energia. Seu funcionamento produz calor dentro do crânio, então o bocejo pode ser um mecanismo muito útil para manter a temperatura estável e o funcionamento adequado.

Você pode estar interessado: Quais são as fases do sono?

Existem outras hipóteses que expliquem por que bocejamos?

Além dessa teoria do resfriamento do cérebro, existem muitas outras que tentam explicar a função dos nossos bocejos. Uma delas diz que, quando bocejamos, ‘reposicionamos’ nossas mandíbulas. Ou seja, é uma maneira de colocar os ossos do crânio em uma boa posição.

Na verdade, como você deve ter notado em algum momento, quando bocejamos, desobstruímos nossos ouvidos. Isso ocorre porque as pressões entre a parte interna e externa da orelha são equilibradas.

Pode servir para nos alertar

Em alguns animais, observou-se o aparecimento de bocejos quando ameaçados. Isso ocorre, por exemplo, com os lêmures. Isso sugere que, quando bocejamos, estamos tentando aumentar a nossa concentração. Assim, podemos lidar melhor com ameaças ou desafios.

Nesse sentido, esse gesto pode estar associado à ansiedade. Na verdade, descobriu-se que, quando bocejamos, os níveis de cortisol no sangue aumentam ligeiramente. O cortisol é o hormônio que aumenta em situações de estresse.

Mulher bocejando com sono

Você pode gostar de ler: Taquicardia por ansiedade

Bocejamos para aumentar o nível de oxigênio

Alguns cientistas afirmam que o bocejo é um mecanismo que nosso cérebro usa para aumentar a concentração de oxigênio no sangue. De acordo com essa teoria, nosso cérebro enviaria sinais para bocejar ao detectar baixas concentrações desse gás.

Nós bocejamos por empatia?

Não é preciso ser um cientista para provar que o bocejo é “contagioso”. Quando alguém próximo a você boceja, é muito comum que você acabe fazendo isso também.

Isso parece ocorrer devido à existência de neurônios-espelho. Esses são os neurônios que parecem ser responsáveis ​​pela empatia. Ou seja, são eles que nos permitem nos colocar no lugar de outra pessoa e sentir o mesmo que ela, apesar de não estarmos vivendo a mesma situação.

Conclusão

O bocejo é um gesto involuntário que ainda não é totalmente compreendido. No entanto, as pesquisas mais recentes sugerem que é uma maneira do nosso corpo manter nosso cérebro em ótimas condições de temperatura.

Pode interessar a você...
Você sente sono depois de comer? Quer conhecer os alimentos responsáveis por isso?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Você sente sono depois de comer? Quer conhecer os alimentos responsáveis por isso?

É possível que o culpado desse sono irresistível que você sente depois de comer seja a sua dieta. Há alimentos que estimulam a produção do hormônio do sono.