O paladar: a língua e suas funções

Embora o paladar não seja, de forma comparativa, um dos mais poderosos do ser humano, ele é importante para a nossa forma e estilo de vida.
O paladar: a língua e suas funções
Nelton Abdon Ramos Rojas

Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Última atualização: 11 agosto, 2022

O paladar está localizado na cavidade oral, especificamente na língua. Este é um dos cinco sentidos que o ser humano possui. Além disso, está intimamente relacionado ao olfato.

Os sabores são reconhecidos e percebidos através das papilas gustativas, que ficam localizadas na parte posterior da língua. Os sabores são a sensação que um alimento produz ao entrar em contato com a língua.

Desta forma, graças ao paladar o ser humano é capaz de distinguir e selecionar o que lhe agrada ou não. Esse sentido também é capaz de se lembrar das escolhas anteriores (isso é conhecido como memória sensorial). Em suma, a partir da distinção entre comida e bebida, é estabelecido um critério pessoal.

Órgãos que compõem o paladar

Outros órgãos que constituem o sentido do paladar.

O paladar também é composto pela boca e pelas glândulas salivares.

A boca é um orifício pelo qual o alimento é ingerido. Ela é composta por duas cavidades: a cavidade bucal (localizada entre os lábios e bochechas e a parte frontal dos dentes), e a cavidade oral (localizada entre a parte interna dos dentes e a faringe).

A boca é rodeada por dobras de pele, chamadas de lábios. Dentro dela estão os dentes cuja função é cortar, picar e triturar os alimentos. Nela também encontramos a língua com uma grande quantidade de papilas gustativas.

As glândulas salivares desembocam na cavidade oral. Elas secretam a saliva, que atua como um lubrificante e destrói as bactérias ingeridas nos alimentos e inicia a digestão química dos carboidratos por meio de uma enzima chamada amilase.

Língua: a protagonista do paladar

Língua.

A língua é o órgão muscular que nos permite perceber os sabores e, portanto, nos proporciona o paladar.

Na superfície da língua estão presentes as papilas gustativas, que estão encapsuladas nas células sustentaculares e dão à língua uma aparência rugosa.

Para que as papilas sejam estimuladas, as substâncias devem ser diluídas na saliva e assim penetrar nos poros das células sustentaculares. Um total de cinco sabores básicos foram estabelecidos ao classificar essas substâncias.

O sabor chamado ‘umami’ que em japonês significa ‘saboroso’ foi adicionado recentemente. Portanto, existem 5 sabores básicos:

  1. Azedo. É percebido nas laterais da língua.
  2. Doce. É percebido na ponta da língua.
  3. Salgado. É percebido na ponta da língua.
  4. Amargo. É percebido na parte posterior da língua.
  5. Umami. É percebido na parte posterior da língua

Cabe destacar que um indivíduo pode perceber centenas ou milhares de sabores diferentes, que seriam na verdade uma combinação dessas 5 ou 6 categorias. Isso é possível graças à interação ou ação conjunta do paladar e do olfato.

Qual é o sabor umami?

Umami é o sabor mais difícil de descrever, pois é bastante sutil e agradável e seu efeito costuma ser prolongado. Além disso, existem muitos alimentos que o contêm, como carne, peixe ou tomate, entre outros. Por outro lado, existe um produto composto praticamente por umami puro: o ajinomoto ou glutamato monossódico.

Como as papilas gustativas são classificadas?

Língua.
Devido ao papel que desempenham, as papilas da línguasão decisivas para o paladar. Elas são classificados de acordo com a aparência nos seguintes tipos:
  • Filiformes: têm forma de cone ou cilindro e terminam em uma ponta. Elas se distribuem por toda a língua de forma paralela e vão do centro da língua até as bordas. Elas permitem que o alimento se desloque para as outras papilas, encarregadas de detectar os sabores.
  • Fungiformes: aparecem isoladas entre si mas distribuídas por toda a língua, concentrando-se principalmente na frente das papilas em cálice. Sua forma lembra a de um cogumelo e elas são receptoras do sabor doce.
  • Cálice ou circunvaladas: nos humanos geralmente elas se encontram na parte do fundo da língua e são as únicos que detectam o sabor amargo. Elas são as mais volumosas e estão distribuídas em forma de “V”.
  • Foliares: localizam-se na parte de trás das bordas da língua, uma de cada lado. Essas papilas são rudimentares nos seres humanos e são responsáveis por detectar o sabor salgado.

Botões gustativos

As papilas são compostas por quimiorreceptores em seu interior, os corpúsculos ou botões gustativos. Estas são estruturas ovais, que em seu vértice superior possuem um poro, o poro gustativo. Eles são formados por dois tipos de células, as de suporte e as sensitivas.

Mas como percebemos os sabores?

O paladar é um processo complexo no qual percebemos os diferentes sabores através do contato de substâncias químicas solúveis com a língua. O palato também está envolvido neste processo, assim como o epitélio da faringe e a epiglote.

As moléculas dos alimentos se dissolvem na saliva para penetrar na papila e entrar em contato com os receptores que estão ligados ao cérebro. Já o cérebro interpreta os sinais dos receptores, permitindo que o corpo perceba os sabores.

Problemas no paladar

Para finalizar, falaremos sobre os problemas que o paladar pode sofrer. Embora eles sejam menos frequentes do que distúrbios nos outros sentidos.

No entanto, considera-se que cerca de 15% da população sofre de problemas de olfato e paladar sem saber disso. Portanto, é conveniente conhecer esses distúrbios para poder detectá-las e procurar um médico caso seja necessário. Os mais comuns são:

  • Ageusia: é a perda ou redução no paladar devido a várias causas, como infecções.
  • Disgeusia: é uma doença que nos faz confundir os sabores de alimentos e bebidas.
  • Hipogeusia: está relacionada à falta de capacidade de identificar os sabores básicos. Geralmente se manifesta em fumantes.
  • A hiperalgesia: é a extrema sensibilidade ao sabor dos alimentos.
  • Paladar fantasma: é a presença de um gosto persistente e muitas vezes desagradável na boca, embora não exista nada nela.
  • Síndrome de queimação bucal: é um problema médico no qual a pessoa experimenta uma sensação dolorosa de queimação na boca. Embora essa condição possa afetar qualquer pessoa, ela é mais comum em mulheres mais velhas e de meia-idade.

Por que o paladar é importante?

É importante lembrar que uma das possíveis causas para o aparecimento desses distúrbios é uma má higiene bucal, por isso é recomendável estar atento aos cuidados com a higiene oral.

E pode parecer que o paladar nos permite saborear apenas os alimentos, mas a função dele não se limita apenas a isso. Graças a este sentido somos capazes de detectar alimentos em mau estado ou ingredientes aos quais somos alérgicos.

Desta forma podemos evitar que eles entrem no corpo e desencadeiem um problema maior. Portanto, é fundamental cuidar desse sentido e da boca como um toda. Comece agora mesmo!

Pode interessar a você...
Língua negra pilosa: causas, sintomas e orientações
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Língua negra pilosa: causas, sintomas e orientações

A língua negra pilosa é uma condição que parece alarmante sem ser um problema sério. O tom escuro dá a aparência da presença de pelos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.