Língua branca: causas e soluções

· 15 de outubro de 2014
Para manter o equilíbrio e a saúde da nossa boca, é muito importante ter uma boa saúde bucal. Em caso de infecção, é importante limpar a língua e fazer bochechos com enxaguantes bucais.

Sentir a língua pastosa, apresentando uma tonalidade branca e com um sabor estranho é algo muito comum no nosso dia a dia. Mas também é sinal de que precisamos cuidar de algum aspecto em especial no nosso organismo.

Talvez você não esteja se alimentando bem e de forma saudável ou pode ser que você tenha um problema estomacal. A seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

Por que minha língua fica branca e com um sabor estranho?

Primeiramente, é preciso esclarecer que esse tipo de caso não implica em uma gravidade excessiva. É normal aparecer esses sintomas, os quais podemos corrigir em casa mediante orientações adequadas de saúde e nutrição.

Como uma informação de caráter acadêmico, citamos aqui a existência de uma ciência denominada “glosodiagnosis” que tem como base diagnosticar diferentes condições ou doenças através da observação do estado da língua.  

Geralmente, a cor da língua está associada à digestão, ao estômago e ao fígado. O aparecimento de feridas ou aftas também nos alerta sobre um sistema imunológico debilitado. Nesse caso, é necessário elevar as nossas defesas naturais.

Como você pode ver, não é nenhum mistério. São somente efeitos e resultados de problemas associados a uma necessidade de melhorar a nossa dieta. Vejamos com mais riqueza de detalhes.

1. Candidíase oral

língua branca

É o que chamamos de aftas. É normal, por exemplo, não somente ficar com a língua branca, mas também ter sensação de ardor, um gosto estranho na boca, problemas para engolir e sensação de dor quando ingerimos algo quente ou apimentado.

Também é normal que saiam pequena feridas na gengiva, nos lábios e nas paredes laterais ou superiores da boca ou na parede de trás da garganta ou boca.

 2. A necessidade de também escovar a língua

Da mesma forma que escovamos os nossos dentes, também é recomendável fazer uma leve raspagem com a escova na língua.

Nela, se armazenam numerosas bactérias que necessitamos retirar e que também podem causar essa tonalidade esbranquiçada na língua, associada a um sabor incômodo.

Lembre-se de fazer uma suave escovação diária na língua e você irá obter uma aparência muito melhor.

3. Tabagismo

língua branca

Se você ainda continua com o hábito de fumar, recomendamos mais uma vez que você se empenhe em parar. Pela sua saúde, por mais anos de vida, para a sua qualidade de vida e também por estética.

Seus dentes ficam amarelos, a língua se torna branca e fica com o acúmulo das bactérias, fazendo com que cada manhã você se levante com um gosto amargo e desagradável na boca. Decida hoje mesmo parar de fumar.

4. Inflamação estomacal

É algo muito comum, pois a língua branca e espessa é um dos primeiros sintomas da inflamação estomacal.

Mas, além desses sintomas, você deverá observar outros efeitos, como, por exemplo, barriga inchada, gases estomacais, dor estomacal, náuseas, pequenas diarreias e perda de apetite.

Estes tendem a ser outros sintomas associados à inflamação das paredes do estômago, que, normalmente, é conhecida como gastrite.

Se esses sintomas se agravarem bastante, você deverá consultar um médico imediatamente para que ele te recomende o tratamento mais adequado.

Às vezes, não passa de uma inflamação leva que pode ter uma duração de dois a três dias. Essa aparência de língua suja é um exemplo de que há um problema no estômago, o qual pode ser solucionado mediante uma dieta apropriada.

Leia também: Os benefícios das nozes para o nosso estômago

5. Necessidade de uma depuração hepática

língua branca

Habitualmente, a língua branca ou amarelada, quase sempre é causada por um problema digestivo, a má higiene bucal ou, em último caso, a necessidade de depurar o fígado.

Vejamos outros sintomas que podem estar associado a doenças nesse órgão:

  • Falta de apetite e digestão pesada
  • Dor de cabeça
  • Boca pastosa e com sabor amargo
  • Barriga inflamada
  • Gases
  • Pele oleosa e cravos ou espinhas
  • Náuseas e vertigem
  • Prisão de ventre
  • Dor na região da nuca
  • Cãibras e má circulação
  • Fadiga muscular

Leia também: 5 sucos para superar a fadiga muscular

Soluções para acabar com a língua branca

língua branca

Sempre que percebermos um sabor desagradável na boca ou notarmos a língua branca ou amarela, devemos seguir as seguintes recomendações:

  • Comer, uma vez ao dia, um iogurte branco fermentado sem açúcar. Dessa forma, mantemos o equilíbrio das nossas boas bactérias, tanto da língua como do intestino. Além disso, também serve para elevar nossas defesas.
  • Comece o dia bebendo um copo de suco de limão com meia colher de bicarbonato. Essa mistura ajudará nosso organismo a depurar e elevar nossas defesas.
  • Tente consumir vegetais crus e acrescente na sua salada os seguintes alimentos: espinafre, tomate, alface, rabanete, pimentão cortado em pedacinhos pequenos e cebola.
  • Aumente o consumo de líquidos. Água, sucos naturais ou sucos de mirtilo são depurativos e cuidam do nosso sistema digestivo, assim como cenoura, beterraba e maçãs.
  • Aumente também o consumo de frutas: laranja, mexerica e, sobretudo, abacaxi e mamão papaia. Estas frutas contêm doses elevadas de vitamina C, são digestivas e nos ajuda a eliminar toxinas.
  • Lembre-se também: quando escovar os dentes, é conveniente realizar a limpeza da língua. Além disso, também pode ser uma boa opção para a higiene bucal o uso de antissépticos que contenham uma dose de álcool.