Como fortalecer o sistema imunológico?

São muitas as coisas que podem acabar afetando o sistema imunológico, por isso é importante saber identificar o que causa isso e como resolver este problema.
Como fortalecer o sistema imunológico?
Maricela Jiménez López

Escrito e verificado por a médica Maricela Jiménez López.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Antes de mais nada, o sistema imunológico protege o corpo contra os agentes nocivos e sua função é a defesa contra infecções e doenças, destruindo células patógenas.

Por isso, é importante levar um estilo de vida saudável para reforçar o sistema imunológico, especialmente quem sofre de doenças que o afetam diretamente ou doenças crônicas.

Reduzir o estresse para fortalecer o sistema imunológico

Em primeiro lugar, é importante dizer que o estresse é capaz de alterar os estados de ânimo e causar depressão ou ansiedade, que afetam diretamente no sistema imunológico.

Além disso, são capazes de danificar a resistência desse sistema e aumentar as probabilidades de contração ou desenvolvimento de doenças.

Utilize métodos de relaxamento, meditação, exercícios de respiração, yoga ou tai chi e mantenha contato com a natureza sempre que possível, para, assim, contrariar estes estados prejudiciais.

 

Reduzir o estresse para fortalecer o sistema imunológico

Exercício físico

Os benefícios do exercício regular incidem diretamente sobre o sistema imunológico.

Sendo assim, é muito importante caminhar pelo menos 20 minutos, quatro ou cinco dias da semana. Além disso, esse tipo de atividade também ajuda a reduzir a queda da função imune, relacionada com a idade.

No entanto, quando realizamos exercícios ultrapassando os limites pessoais, corremos o risco de adquirir infecções, especialmente do trato respiratório superior; por isso é de extrema importância regular a intensidade, para não danificar o sistema imunológico.

Dessa forma, leia também: Exercícios simples para a dor nas costas

Exercício físico fortalece o sistema imunológico

Nutrientes benéficos ao sistema imunológico

Certos nutrientes são específicos para aumentar a função do sistema imunológico, e os antioxidantes ajudam a eliminar as toxinas do corpo, que podem afetar negativamente o sistema imunológico.

Vitamina C

É o nutriente mais importante para o sistema imunológico; aumenta a produção de células que combatem infecções no sangue e reduz o risco de contração de vírus.

A vitamina C é encontrada em cítricos, pimentas, morangos, kiwis, mangas, tomates, batata, couve-flor, couve, brócolis e couves de Bruxelas, por exemplo.

Sendo assim, leia também: Conheça os benefícios da vitamina C

Vitamina E

Estimula a produção de células que combatem os germes, bactérias e o câncer, e protegem o corpo dos contaminantes ambientais. Só para ilustrar, pode ser encontrada em frutas, verduras, azeites prensados à frio, cereais integrais, legumes, sementes e frutos secos.

Vitamina E do azeite reforça o sistema imunológico

Carotenoides

São ricos em betacaroteno e encontrados em alimentos como damasco, pêssego, melancia, milho, couve, batata, abóbora, beterraba, brócolis e aspargos. Essas frutas e verduras contêm antioxidantes, que ajudam a reparar as células danificadas por radicais livres.

Ainda mais, os alimentos ricos em betacaroteno proporcionam vitamina A e melhoram a função do sistema imunológico.

O brócolis pode melhorar a função do sistema imunológico

Selênio e zinco

O selênio pode ser encontrado no atum, bem como em carnes, cereais integrais, nozes, dentre outros alimentos; e o zinco pode ser encontrado em produtos lácteos, frutos secos, mariscos, carnes vermelhas, feijões e cereais integrais.

Esses alimentos são ricos em proteínas, tanto vegetais como animais, e servem de construtores para muitas células do corpo, pois possuem aminoácidos.

As nozes podem reforçar o sistema imunológico

A fibra dos cereais integrais ajuda o corpo a se desfazer das toxinas, através do fígado, fortalecendo o sistema imunológico.

Já o zinco se mostra muito importante no melhoramento das funções das células T, que são vitais na identificação de antígenos e que, dessa maneira, informam nosso corpo e o sistema imunológico sobre a presença de invasores nocivos.

Imagens oferecidas por: flickr, WealthOfHealth4 e stayhealthier

Pode interessar a você...
4 vitaminas para reforçar o sistema imune
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 vitaminas para reforçar o sistema imune

Se você passar por períodos de muitos resfriados e problemas de saúde relacionados com vírus, é bem provável que seu corpo precise de vitaminas par...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.