Caminhada diária para manter a forma física

12 de dezembro de 2017
Se você está fora de forma, é importante começar com caminhadas curtas sem forçar demais, para que o organismo possa ir se acostumando à nova rotina.

Para manter a forma não é necessário fazer rotinas de exercício extenuantes. Uma simples caminhada diária é suficiente para conservar a saúde e a boa forma. Isso sem falar nos benefícios psicológicos deste tipo de prática.

O sedentarismo se transformou em um problema grave atualmente. Grande parte das pessoas passam o dia todo sentadas. Isso fez com que surgissem diversos problemas de saúde.

O mais grave deles é a obesidade, que traz consigo outros males.

Atualmente os problemas cardiovasculares são a maior causa de mortalidade em todo o mundo.

Felizmente, foi comprovado que o exercício físico reduz significativamente a probabilidade de ter um infarto agudo do miocárdio. Por outro lado, aqueles que se mantêm sedentários têm o dobro do risco.

Manter a forma física

Caminhar com pesos nas mãos

Manter a forma depende diretamente dos hábitos de vida. Fazer ou não exercícios físicos é, acima de tudo, um hábito.

Não é preciso investir dinheiro ou dedicar grandes quantidades de tempo para se exercitar. O que é necessário é ter consciência e cuidar de si mesmo.

Para manter a forma o melhor são os exercícios leves, constantes e regulares, como uma caminhada diária, por exemplo.

Isso quer dizer que não é aconselhável combinar o sedentarismo com dias de exercícios intensos e exaustivos de vez em quando. Estas mudanças súbitas causam mais problemas do que benefícios.

O que se recomenda é uma caminhada de 30 minutos por dia. É uma excelente terapia para manter a boa forma, e não é só isso.

Também foi comprovado que ela ajuda a trazer melhorias para hipertensos e diabéticos, além de ser uma maneira de prevenir o envelhecimento precoce.

Os benefícios da caminhada diária

Mulher fazendo sua caminhada diária

Uma curta caminhada diária de 30 minutos oferece incontáveis benefícios. O primeiro deles é o fortalecimento do coração.

Esta atividade ajuda o coração a bombear sangue com mais eficácia. As artérias se dilatam com o exercício e a circulação melhora. Todo o organismo se beneficia.

Se o objetivo é manter a forma física, bastam 30 minutos de caminhada por dia. Se o propósito é perder peso, pode ser necessário um período um pouco maior.

  • A gordura depositada no corpo começa a ser queimada a partir de 20 ou 25 minutos de atividade física.
  • Isso quer dizer que para ver os efeitos no corpo são necessários uns 45 minutos diários de caminhada.

Outro benefício da caminhada diária é melhorar a saúde mental. O exercício ajuda a afastar o estresse e também contribui para melhorar o humor.

Além disso, a oxigenação do cérebro é maior, e isso favorece as funções cognitivas.

Conselhos para começar

Mulher caminhando na natureza

O primeiro passo é tomar a decisão de melhorar a qualidade de vida e tomar consciência do quanto é importante ter uma boa saúde física e mental.

Devemos entender que uma caminhada diária aumenta notavelmente o bem-estar.

Depois da decisão, é aconselhável seguir algumas recomendações:

  • Destinar um tempo para a caminhada todos os dias. O melhor é pela manhã ou no fim da tarde, e nunca quando o sol está muito forte.
  • O ideal é fazer esta rotina na companhia de alguém. Isso nos motiva e diverte.
  • Usar um calçado adequado. Ele deve contar com um bom sistema de amortecimento e com um desenho que facilite a transpiração.
  • Usar a proteção adequada. Se houver sol, não se esqueça do protetor solar. Se estiver frio, leve um agasalho.
  • Antes de começar é preciso fazer alongamentos e um breve aquecimento para prevenir lesões.
  • O melhor é dividir a caminhada em etapas. Começamos com um ritmo lento e pouco a pouco vamos acelerando. Os últimos cinco minutos devem ter novamente um passo reduzido para ir esfriando o corpo.
  • Ao terminar a caminhada também convém fazer alongamentos para proteger o sistema muscular e ósseo.
  • É aconselhável condicionar o corpo gradativamente. Isso significa iniciar com caminhadas breves e ir aumentando o tempo e a dificuldade.

A caminhada diária deve ser realizada em um ritmo um pouco mais rápido do que o normal. Do contrário, os benefícios cardiovasculares não serão tão significativos.

É importante manter o ritmo diário, especialmente no começo. Desta forma, o corpo e o cérebro interiorizarão a rotina e ela se transformará em um hábito.

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