Os alongamentos para as costas podem nos ajudar tanto a aliviar quanto a prevenir contraturas e dores. Sempre deveremos adequá-los às nossas possibilidades e não forçar.
Seja pelo excesso de trabalho, por ficar diante do computador durante muitas horas ou por ficar o tempo inteiro olhando para o celular, podemos sofrer dores na cervical ou na lombar. Se a contratura for recorrente e você não conseguir se mover livremente, recomendamos realizar alongamentos para as costas.
Alongamentos para as costas: para dores e contraturas
A maioria da população adulta sofre com dores nas costas devido ao estilo de vida que leva.
Se você não aguenta ficar de pé ou sentado, se curva o corpo para a frente para evitar contraturas, aconselhamos que, a cada dia, realize uma rotina de alongamentos para as costas:
1. Alongamento para os tendões
Deite-se de barriga para cima e estique as pernas.
Eleve a perna direita o máximo que puder e pegue a coxa com as mãos. Mantenha a posição por 30 segundos.
Faça o mesmo com a perna esquerda.
Este exercício serve para alongar a parte inferior das costas.
Já que as contraturas nas costas por excesso de trabalho se situam nas cervicais, podemos alongar bem os braços, omoplatas e ombros para relaxar a região.
Por exemplo, sentado na beira da cama, estique o braço direito por cima da cabeça e gire o torso para o lado esquerdo.
Toque a cama com a mão direita por alguns instantes. Repita para o outro lado.
De pé, você também pode esticar ambos os braços, como se quisesse tocar o teto, ou girá-los para formar um círculo imaginário diante do peito, etc.
Sherman, K. J., Cherkin, D. C., Wellman, R. D., Cook, A. J., Hawkes, R. J., Delaney, K., & Deyo, R. A. (2011). A randomized trial comparing yoga, stretching, and a self-care book for chronic low back pain. Archives of Internal Medicine. http://doi.org/10.1001/archinternmed.2011.524
França, F. R., Burke, T. N., Caffaro, R. R., Ramos, L. A., & Marques, A. P. (2012). Effects of muscular stretching and segmental stabilization on functional disability and pain in patients with chronic low back pain: A randomized, controlled trial. Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics. http://doi.org/10.1016/j.jmpt.2012.04.012
Quando praticamos ioga, se tivermos pouca flexibilidade, talvez até algumas posições consideradas “fáceis” sejam complicadas. No entanto, fora isso, existem algumas posições de ioga mais difíceis do que outras. Tanto, que nem todas as pessoas são capazes de realizá-las. É…
A ioga é um método tradicional para equilibrar o corpo, mente e espírito. No entanto, há algumas coisas que devemos saber antes de começarmos a praticar essa disciplina. Descubra o que é a ioga, quais são suas origens e quais benefícios ela…
A ioga e o levantamento de peso são duas maneiras bem diferentes de manter o corpo em forma. O recomendável é fazer algum tipo de treinamento de força pelo menos duas vezes na semana, então, ambas as opções são boas…
Sem dúvida alguma, algumas pessoas se perguntam se é necessário ser flexível para poder praticar ioga. Devido às posturas e à complexidade de muitas delas, tem-se a crença errada de que, se nos falta elasticidade, a ioga não é para…
A natação é um exercício muito completo que nos ajuda a exercitar os braços, a costa, e as pernas; em suma, o corpo todo. No entanto existem alguns benefícios psicológicos da natação que você provavelmente não conhece e que explicaremos…
A ioga implica disciplina e constante prática das posturas. Para melhorar podemos empregar alguns objetos imprescindíveis usados na aula de ioga para que o treinamento seja realizado de maneira eficiente. Em suma, estes objetos ajudarão a desenvolver as destrezas como…