Causas e remédios para a dor lombar crônica

· 23 de junho de 2017
Mesmo que costumemos associá-las com a má postura, as dores lombares podem aparecer por outras razões e são importantes conhecê-las para criar uma solução antes que piorem

As dores crônicas nas lombares são frequentes tanto em homens como em mulheres, e cada vez são mais comuns em pessoas de todas as idades, inclusive jovens.

Este problema prejudica sua qualidade de vida, já que condiciona muitas atividades da rotina diária.

Descubra neste artigo quais são as diferentes causas da dor crônica das lombares, assim como os tratamentos e remédios naturais para tratar cada caso.

Onde ficam as lombares?

A lombar é a parte mais baixa da coluna, que abrange a faixa que vai desde as dorsais até a base da coluna ou sacro. Esta parte tem uma curvatura natural que, se estiver muito exagerada, denomina-se lordose.

  • As dores que afetam as lombares podem estar relacionadas com questões musculares ou vertebrais.
  • No entanto, também podem ser o reflexo do mau funcionamento de algum órgão, como os rins ou o intestino.

Enquanto que para alguns casos a má postura é a origem da dor, em outros as questões emocionais também podem ser um fator determinante.

Descubra Os efeitos das emoções e pensamentos negativos em nosso corpo

Médico tratando dor lombar de paciente

1. Problemas renais

Para saber se nossas dores lombares estão relacionadas com os rins, deveremos colocar as palmas das mãos abertas na zona mais estreita da cintura.

O lugar onde os se encontram os polegares é, de forma aproximada, a localização destes órgãos.

Se ao apertar esta zona sentimos dor, é possível que precisemos recorrer a um tratamento natural para desinflamar os rins.

  • Pode-se tomar caldos de cebola e infusões de dente-de-leão e bardana durante vários dias, ao longo do dia, até sentir alívio na zona lombar.

2. Sensibilidade ao frio e à umidade

Existem pessoas que, por transtornos do metabolismo ou outros motivos, podem ser muito sensíveis ao frio e à umidade, principalmente quando as mudanças são bruscas.

As lombares são, além disso, uma das áreas mais vulneráveis a estes agentes externos, junto com as articulações.

  • Proteja bem a zona lombar com um pano de lã colocado na forma de faixa. Este tecido é excelente para proteger da temperatura exterior e, além disso, acalma a dor e traz uma agradável sensação de bem-estar.

3. Má postura

Se observarmos as modelos de moda, perceberemos que costuram arquear o corpo de maneira exagerada, empurrando as lombares para frente de maneira forçada e pouco recomendável.

Esta má postura é a causa de muitas dores na coluna, tanto em adultos como em gente muito jovem. É também frequente em mulheres grávidas pelo peso da barriga.

  • Para solucionar a má postura faça exercícios de reeducação postural e alongamentos que permitem alongar bem a coluna vertebral.
  • Também são muito benéficos os aparelhos de inversão corporal (não é recomendado para o caso das grávidas).
Mulher grávida com dor lombar

4. Transtornos intestinais

Os transtornos intestinais como a prisão de ventre, a diarreia ou os estados alternados destes desequilíbrios podem ter seu reflexo na zona posterior, ou seja, as lombares.

Para solucioná-los pode-se recorrer à medicina natural:

  • Prisão de ventre: sementes de chia e de linhaça, suplementes de probióticos, frutas e vegetais crus e ricos em fibras e muita água entre as refeições.
  • Diarreia: infusões de chá verde, arroz branco, suplemento de carvão vegetal e de probióticos.
  • Estados alternados: flores de Bach, homeopatia, kuzu, sementes de chia.

5. Questões emocionais

As questões emocionais podem afetar de maneira direta a zona lombar. Na verdade, costumam estar vinculadas aos medos, principalmente ao medo de problemas econômicos.

Para tratar as dores causadas por estas questões, deve-se procurar um terapeuta profissional que prescreva tratamentos personalizados à base de flores de Bach, homeopatia, fitoterapia, etc.

Mulher com dor lombar

6. Lesões

Por último, uma razão muito frequente das dores crônicas da lombar são as lesões fruto de um exercício, acidente, movimento errado, etc.

Estas lesões devem ser tratadas sempre desde o primeiro momento e da maneira correta para que não causem dores crônicas.

Além de procurar um médico e fazer os exames pertinentes, também pode-se tomar alguns suplementos para facilitar a recuperação:

  • Remédio homeopático de arnica.
  • Silício orgânico líquido.
  • Levedo de cerveja.
  • Cartilagem de tubarão.

No primeiro momento da lesão, aplique frio para acalmar. Depois, será muito mais efetivo aplicar calor no local com uma bolsa de água quente, creme, etc.