Remédios imediatos para crises de prisão de ventre

· 21 de janeiro de 2017
Para aliviar uma crise pontual de prisão de ventre, podemos escolher qualquer um desses remédios, mas o consumo dos mesmos não deve se estender, pois pode ser prejudicial. Além disso, aumentaremos o consumo de fibra e água

Os remédios que oferecemos são destinados para aqueles que sofrem uma crise de prisão de ventre e querem evitar o uso de laxantes químicos. Assim, podemos tomar o remédio pontual e eficaz para limpar o intestino sem danificá-lo.

Sendo assim, apresentamos neste artigo 5 soluções naturais e rápidas para aliviar uma crise de prisão de ventre rapidamente.

Uma crise momentânea de prisão de ventre

As soluções propostas aqui são fortes e eficazes, mas, ao mesmo tempo, naturais para a crise de prisão de ventre momentânea.

No entanto, não são recomendadas como tratamento contínuo para este problema, uma vez que podem irritar o intestino e piorar a prisão de ventre progressivamente.

Essas crises podem ocorrer quando temos uma tendência à mesma e, só para ilustrar, a situação se agrava por várias razões, tais como:

  • Situações de estresse;
  • Mudança na alimentação;
  • Viagens;
  • Consumo excessivo de fibras e beber pouca água.

Se a prisão de ventre for crônica

Mulher com prisão de ventre no banheiro

Se sofrermos de prisão de ventre crônica podemos tomar alguns remédios em situações pontuais diante de uma crise. No entanto, devemos fazer um tratamento mais completo para solucionar o problema de forma mais definitiva:

  • Aumentar o consumo de frutas frescas e cozidas, assim como de legumes, nozes e grãos integrais;
  • Evitar alimentos refinados, sem fibras;
  • Beber muita água durante todo o dia;
  • Exercitar-se regularmente;
  • Tomar suplementos para, assim, melhorar a flora bacteriana intestinal;
  • Evitar o estresse.

Água do mar

Água do mar para controlar a prisão de ventre

A água do mar se tornou um ingrediente essencial na cozinha e, além disso, também é um remédio para muitos problemas de saúde, pois é rica em todos os minerais necessários para o nosso corpo.

A maneira mais saudável para tomá-la é misturar em um copo uma parte da água do mar e duas partes e meia água natural.

Entretanto, se aumentarmos a quantidade de água do mar, também provocaremos um efeito laxante quase imediato.

Lavagem intestinal ou enema

Lavagem ou enema é um antigo remédio para tratar crises de prisão de ventre naturalmente. Desse modo, precisamos apenas de um kit para enema daqueles vendidos em farmácias e lojas de alimentos naturais.

Em primeiro lugar, é preciso que você lubrifique a mangueira do kit e o ânus com um pouco de óleo ou azeite, em seguida, insira a mangueira no ânus e introduza água morna (não da torneira). Procure ficar num lugar confortável, próximo ao banheiro, pois você vai precisar eliminar o líquido após alguns minutos.

Também é possível fazer o procedimento com uma infusão de plantas medicinais, por exemplo, a camomila, dependendo do problem.

Contudo, após a lavagem, é sempre recomendável tomar um suplemento de flora bacteriana intestinal para repô-la.

Leia também: Bons hábitos que melhoram a flora intestinal.

Infusão de sene

Esta infusão é uma das mais conhecidas para tratar a prisão de ventre. No entanto, não podemos usá-la como um remédio cotidiano, pois pode causar irritação no intestino. Por isso, o mais indicado é tomá-la apenas em um momento de crise, quando outros remédios não funcionarem.

Dessa forma, tome uma infusão durante a noite e, se não houver efeito, beba novamente, só que em jejum.

Para o uso contínuo, recomenda-se a infusão de dente de leãojá que melhora a função do fígado e, indiretamente, também do intestino.

Cloreto de magnésio

Cloreto de magnésio para a prisão de ventre

Os suplementos de magnésio ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, entre muitos outros benefícios.

Dos diferentes tipos de magnésio, destacamos o cloreto de magnésio, pois ele possui um efeito mais laxante. Entretanto, a verdade é que muitas pessoas não querem tomar o cloreto de magnésio pelo seu efeito imediato no intestino.

O cloreto de magnésio pode ser tomado em cápsulas ou dissolvido em água, se seu sabor amargo não incomodar. É vendido em farmácias e lojas especializadas em produtos para dieta.

Leia também: 18 beneficios incriveis do cloreto de magnesio.

Bebida de kiwi, laranja e linhaça

Uma maneira deliciosa de aliviar a de prisão de ventre aguda é preparar uma vitamina com estes três ingredientes naturais:

  • Kiwi: conhecido por sua grande quantidade de fibra e vitamina C, o kiwi é uma fruta com um alto poder laxante, especialmente se o ingerirmos com o estômago vazio.
  • Laranja: graças ao seu teor de ácido cítrico, ajuda a regular e limpar o intestino.
  • Linhaça: as sementes de linhaça são um excelente remédio para favorecer o trânsito intestinal, especialmente se a deixarmos de molho por algumas horas.

Sendo assim, se batermos estes três ingredientes e tomarmos em jejum um pouco antes do café da manhã, aumentaremos as possibilidades de evacuação durante toda a manhã.