6 sinais de que seu intestino está doente

Dores no abdômen, incômodo estomacal e inchaço são os principais indicadores de que existe um transtorno intestinal

O intestino é um órgão visceral localizado na altura do abdômen, entre o estômago e o reto; faz parte do aparelho digestivo e se divide em duas grandes porções.

As partes principais do intestino são o grosso e o delgado. Embora formem um mesmo órgão, cumprem funções similares, mas específicas. Tais funções marcam uma diferença.

O objetivo desse órgão é sintetizar os alimentos, começando no intestino delgado onde a maior parte é degradada; o resultado é absorvido por células epiteliais e passa para a corrente sanguínea para ser distribuído pelo resto do organismo.

Tal processo segue pelo intestino grosso; o mesmo sintetiza o bolo alimentício, absorvendo sais minerais e água para convertê-lo em matéria fecal, que posteriormente é excretada.

O intestino: importante e frágil

Homem com inflamação intestinal

Sem dúvida nenhuma a importância dessa região do corpo contrasta com sua fragilidade; isso costuma acontecer com a maioria dos órgãos internos. Esta fragilidade se associa a uma série de substâncias que transitam por ele.

Os transtornos intestinais são mais comuns do que se pensa e se associam com problemas digestivos; a maneira mais simples de localizá-los é através dos incômodos sintomas na área onde o intestino se situa.

Dores no abdômen, incômodo estomacal e inchaço são os principais indicadores. No entanto, existem outros tipos de sinais, menos comuns, encarregados de delatar doenças ou problemas no intestino.

Com base no que foi mencionado anteriormente, explicaremos alguns deles. Fique atento.

 

Sinais para saber se seu intestino está doente

Ansiedade pelo açúcar

Os grupos bacterianos que residem no intestino sofrem com diversos desequilíbrios quando aparecem problemas ligados ao consumo de doces e outras substâncias açucaradas.

O problema disso é que, a princípio, essas substâncias são consumidas de maneira normal, mas com o passar do tempo, identifica-se uma ansiedade excessiva por comer algo doce.

Ingerir açúcar sem controle pode provocar diversos problemas de saúde; um dos mais conhecidos é o sobrepeso.

Problemas psicológicos

Mulher com intestino doente

Muitas pessoas pensam que o intestino se encontra muito longe do cérebro, a ponto de não os relacionar, no entanto, conectam-se.

Problemas psicológicos como a depressão, o estresse e a ansiedade podem ser sinais de alguma deficiência no intestino.

A serotonina é um neurotransmissor encarregado de proporcionar bem-estar, tranquilidade e felicidade ao organismo; a mesma tem sua origem no intestino, pelo menos em grande parte. É por essa razão que o estado de ânimo também pode dar sinais de como se encontra o intestino.

Glicose em excesso

Uma das principais funções intestinais é a síntese dos alimentos, entre os quais, é claro, também se encontra o açúcar; se ocorrer alguma deficiência no seu funcionamento os componentes se desestabilizam.

A glicose em excesso é um dos principais problemas decorrente desse desequilíbrio; também conhecida como açúcar no sangue, dá início a doenças como a diabetes.

Além disso, os processos metabólicos se interrompem e o ciclo de transformação energética falha.

Pele afetada

Comichão pode indicar que seu intestino está doente

São muitas as razões pelas quais a pele pode ser afetada; os raios do sol (UV), produtos químicos, calor, frio, desequilíbrio hormonal, entre outros. No entanto, existe um argumento pouco comum, mas real, que está relacionado com a função intestinal.

Quando o tecido cutâneo se vê afetado com acne e outros tipos de eczemas, pode ser um sinal de desequilíbrio no intestino.

Isso se deve a alterações nas bactérias que conquistam a área; elas provocam inchaço e vermelhidão na pele.

Leia também: A importância da cura do intestino para a cura da pele

Instabilidade digestiva

Os problemas associados com a digestão são talvez o principal sinal de que algo não anda nada bem no intestino. No entanto, eles podem acontecer se qualquer órgão digestivo tiver algum problema.

Com respeito à função intestinal, não se deve descartar tal possibilidade. Tudo começa com gases, inchaço abdominal e diarreia; decorrentes da alteração das bactérias encarregadas de proteger tal órgão.

O desequilíbrio na flora intestinal ocorre pela aglomeração de substâncias nocivas que impossibilitam a absorção nutritiva da maioria dos alimentos.

Mau hálito

Arroto podem indicar que seu intestino está doente

Ligado à deficiência digestiva, a função estomacal pode ser interrompida pelo desequilíbrio bacteriano no intestino.

Os gases começam a subir, chegando à boca do estômago, provocando gastrite e maus odores, como o mau hálito ou halitose.

Recomendados para você