Os seis melhores exercícios para combater o estresse no dia a dia

O cansaço, o nervosismo da vida diária e as preocupações são fatores que causam o estresse. Dedicar alguns minutos por dia para fazer alguns exercícios simples nos ajudará a aliviar a tensão.
Os seis melhores exercícios para combater o estresse no dia a dia

Última atualização: 11 Fevereiro, 2021

O estresse é um transtorno muito comum na população, derivado de uma série de reações químicas diante da sobrecarga de trabalho, os problemas familiares e muitas outras situações da vida.

Ele se caracteriza por causar nervosismo, sensação de ansiedade e sintomas físicos que impedem que realizemos com normalidade as tarefas cotidianas.

De acordo com a American Psychological Association (APA) o estresse é um transtorno comum em pessoas de qualquer idade, gênero ou sexo. As repercussões são bioquímicas, fisiológicas e de conduta e afetam a qualidade de vida.

A maior parte dos casos são episódios leves que se aliviam com um pouco de descanso ou com a prática de alguma técnica de relaxamento; no entanto, há quem sofra com o estresse de forma crônica, sendo obrigado a recorrer a um tratamento profissional.

A prática diária de alguns exercícios é uma das formas naturais de evitar que o estresse se transforme em um problema mais grave. Entretanto, se o problema se tornar crônico é importante consultar o médico ou um psicólogo para ajudar a gerenciar as tensões diárias.

Hoje queremos compartilhar os seis exercícios mais fáceis para que você não hesite em praticá-los toda vez que considerar necessário.

1. Relaxar o pescoço para combater o estresse

Relaxar o pescoço ajuda a controlar as dores relacionadas ao estresse

O pescoço é uma das primeiras partes do corpo onde se notam as consequências físicas do estresse. Nele se concentra uma tensão muscular que pode causar dor e até dificuldades em seu movimento.

Em que consiste o exercício?

  • Para começar, incline a cabeça para a frente e para atrás, e depois de um ombro ao outro.
  • Em seguida, mexa a cabeça como se estivesse tentando fazer círculos com o nariz.

2. Acalmar a tensão nos ombros

Junto com o pescoço, os ombros costumam se tensionar devido ao estresse constante. Em algumas ocasiões, chega a ser tão grave que sentimos uma forte dor que só se alivia com analgésicos.

Em que consiste o exercício?

  • Levante e abaixe os ombros com um movimento suave, um por vez e de forma alternada.
  • Relaxe-os e deixe que a cabeça caia para a frente, como se o queixo quisesse se apoiar sobre o peito.
  • Em seguida, faça movimentos circulares com a cabeça sem esticar o pescoço.
  • Repita estes movimentos 5 vezes, relaxe e faça duas ou três séries.

3. Aliviar as costas e os braços

Alongar as costas para aliviar as dores

Pode ser que a dor nas costas e a sensação de peso nos braços seja o resultado de alguma situação estressante no trabalho ou em casa.

Se você acreditar que este é o seu caso, não deixe de praticar o seguinte movimento.

Em que consiste o exercício?

  • Estenda os braços para a frente do corpo, entrelace os dedos das mãos entre si e vire as palmas para a frente.
  • Faça um alongamento breve, relaxe e repita várias vezes.

4. Relaxar a coluna

A tensão na coluna costuma ser o resultado de permanecer muito tempo sentado ou em uma determinada posição. Nela sentimos uma leve dor que pode piorar dependendo de quão estressante for a situação ou o ambiente.

Em que consiste o exercício?

  • Sente-se em uma cadeira, relaxe a coluna para a frente e deixe a cabeça cair entre as pernas, pendurando os braços. Suba e desça devagar.
  • Coloque as mãos atrás do pescoço e leve os cotovelos até embaixo e o queixo até o peito. Respire durante alguns segundos, tentando relaxar o quanto puder e descansar.
  • Mantendo a posição sentada, mova o tronco do corpo para um lado e para o outro, como se estivesse tentando rotacionar todo o torso.

5. Para as pernas

Quando estamos submetidos a diversas situações que nos causam estresse, as pernas se sentem doloridas e, em algumas ocasiões, sentimos cansaço.

Exercitá-las diariamente não apenas reduz este risco, mas também promove a sua boa circulação para evitar outros transtornos como a inflamação e as varizes.

Em que consiste o exercício?

  • Sente-se diante da sua mesa, empurre-se com as mãos e estique as pernas o quanto puder. Estique os pés várias vezes e faça movimentos giratórios com os tornozelos.
  • Em seguida, de pé, apoie-se em uma parede, coloque um pé para a frente e, flexionando o joelho, alongue a perna de trás por alguns segundos. Descanse e repita o mesmo movimento com a outra perna.

6. Visuais

Os olhos também precisam de descanso
A córnea é uma estrutura transparente, situada na região anterior do globo ocular. Sua função é refratar e transmitir a luz.

Ainda que poucas vezes prestemos atenção, os olhos são uma das partes do nosso corpo que mais sofre as consequências do estresse e da sobrecarga de trabalho.

Eles costumam se cansar e adoecer, em especial quando os mantemos durante várias horas diante de telas dos dispositivos eletrônicos de nosso dia a dia.

Em que consiste o exercício?

  • Abra e feche os olhos com força.
  • Em seguida, leve o olhar a várias direções, tratando de focar em um ponto específico.
  • Para terminar, faça uma massagem suave no contorno dos olhos usando as pontas dos seus dedos.

Todos estes exercícios são uma boa terapia contra os sintomas do estresse. Você pode fazer apenas um deles, ou então alterná-los investindo um pouco mais de tempo.

Pode interessar a você...
Os melhores conselhos para lutar contra o estresse
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os melhores conselhos para lutar contra o estresse

Uma dose de estresse pode ser positiva, mas se essa condição se tornar crônica, é necessário tomar medidas para lutar contra o estresse.