A má postura e suas consequências para a saúde

· 4 de abril de 2016
Devemos nos conscientizar para mantermos sempre uma postura correta. Quando nos sentarmos, apoiaremos os pés no chão e evitaremos cruzar as pernas para não atrapalhar a circulação.

A postura do corpo não é importante apenas para a aparência física, mas também desempenha um papel muito importante na saúde, já que uma má postura pode causar transtornos físicos graves que, por não receberem a nossa atenção, podem afetar nossa qualidade de vida.

Todos os dias, nosso corpo precisa adotar posições diferentes para cada movimento e atividade, por isso é preciso aprender a melhorar a postura para não sofrer lesões, doenças ou contraturas.

Como outros hábitos de nossa vida, a postura ocupa um lugar fundamental para a saúde; manter uma postura inapropriada pode afetar diferentes partes do corpo que, ainda que não acusem problemas de imediato, a médio e longo prazo podem se pronunciar por meio de diferentes doenças.

Considerando que muitos não estão conscientes do quão importante é adotar uma boa postura todos os dias, a seguir compartilharemos as graves consequências de não fazê-lo de forma correta. Confira.

Dor lombar devido à má postura

Consequências da má postura

Se apresenta quase sempre quando a pessoa fica muito tempo sentada, com as costas curvadas, ou quando fica muito tempo de pé com a cintura “quebrada”.

Também pode aparecer depois de carregar algo muito pesado, o que causa pressões em vários pontos do corpo. Em geral, essa dor pode se estender até os glúteos e, em outros casos, até as pernas.

Leia também: Causas de dor na parte inferior das costas e como aliviar a dor lombar

Incômodos na região central das costas

Estes incômodos são comuns quando a pessoa se senta com uma curva dorsal exagerada, com os ombros muito para frente ou, quando estão de pé, puxando a barriga.

Quase sempre se manifesta com pontadas na parte central das costas e também é comum quando a pessoa permanece parada por muito tempo.

Dor no pescoço e no trapézio

Acontece quando há um apoio excessivo sobre as articulações das últimas vértebras cervicais, em geral quando a pessoa fica olhando para frente por um longo tempo.

Também está relacionada a contraturas quando ocorre uma tensão forte na nuca. As contraturas são um problema que surge depois de realizarmos uma atividade de forma inapropriada em intensidade ou função, e também pode ser uma resposta decorrente do estresse.

Barriga saliente

Consequências da má postura

Esteticamente, a má postura pode fazer com que os músculos abdominais se soltem e, dessa forma, originem o que a maioria conhece como “pança” ou “barriga”.

Isso, em geral, acontece quando se adota uma postura corporal onde a coluna vertebral fica curvada.

Recomendamos a leitura: Hérnia de disco, como tratar e prevenir?

Maior risco de lesões

Manter uma postura ruim com cada movimento do corpo aumenta o risco de sofrermos lesões em diferentes partes, já que ao adotarmos uma postura errada o peso do corpo se distribui mal e pode nos prejudicar.

Como adotar uma postura corporal correta?

Considerando os riscos de uma má postura, é muito importante aprender a manter uma postura adequada em todo momento e em qualquer lugar.

Consequências da má postura

Para quem tem dúvidas a respeito da postura que mantém, a seguir compartilharemos algumas recomendações-chave:

  • Quando estiver sentado: as costas devem estar erguidas, os ombros para trás e para baixo, e a planta dos pés apoiada no chão. Deve-se evitar o hábito de cruzar as pernas, já que isso pode alterar a circulação e dar origem a inchaços nas pernas, deixá-las mais cansadas e com varizes.
  • Quando estiver em pé: o peito para cima e o abdômen para dentro, já que os músculos abdominais são os que ajudam a estabilizar o corpo. Os joelhos devem ficar semi-flexionados. Assegure-se sempre de que o peso do corpo fique bem dividido entre ambas as pernas.
  • Ao andar: mantenha a cabeça ereta e o pescoço erguido e evite olhar para o chão, já que isso pode causar uma dor cervical severa. A forma de pisar também influencia, visto que a forma correta de fazer isso é, primeiro, com a parte de trás do pé e depois com a ponta.
  • Ao correr: os cotovelos devem estar flexionados em um ângulo reto para que o movimento dos braços concorde com as pernas. É preciso evitar receber o impacto ao pisar sobre o calcanhar, já que isso pode causar lesões.
  • Ao dormir: a melhor forma para dormir e evitar doenças é de lado e com as pernas encolhidas, já que é a melhor forma de manter a coluna vertebral em uma posição adequada.

Essa postura não ajuda apenas a dormir melhor, como também contribui para reduzir os roncos.