A má postura e suas consequências para a saúde

7 de novembro de 2017
A postura corporal não é apenas uma questão estética, mas também pode afetar a saúde e o funcionamento do corpo. Saiba o que são posturas corporais ruins, suas consequências e como melhorá-las.

A postura corporal é como você mantém ou apoia seu corpo de maneira estática ou em movimento, quando está sentado ou dormindo, quando caminha ou quando levanta peso.

A postura não é apenas importante por uma questão estética, mas desempenha um papel muito importante na saúde.

A má postura corporal pode levar a distúrbios físicos e funcionais que, se não forem tratados a tempo, afetam a qualidade de vida. Isto é afirmado por esta pesquisa realizada pelo Hospital Universitário Comandante Faustino Pérez, em Cuba.

Consequentemente, para ajudá-lo a manter uma boa postura corporalconheceremos as más posturas.

Por fim, você encontrará sugestões para melhorar sua postura corporal e, consequentemente, sua saúde.

Dor lombar

Dor lombar

dor lombar, aparece quase sempre quando a pessoa permanece um longo tempo sentada com suas costas curvada, fica muito tempo parada ou com a cintura “quebrada”.

Também pode aparecer ao carregar algo pesado, o que gera pressões em vários pontos do corpo.

Geralmente, essa dor pode se espalhar para as nádegas e, às vezes, para as pernas.

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Desconforto na área central traseira

A dor nas costas na área central é comum quando a pessoa se senta com uma curva dorsal exagerada ou quando permanece parada por muito tempo, conforme declarado pelo Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculosqueléticas e de Pele.

A postura corporal ruim, neste caso, geralmente é com os ombros muito à frente ou com a barriga. 

Dor no pescoço e dor de cabeça

Pescoço e dores de cabeça são bastante comuns e geralmente são causadas ​​por tensão muscular. Algumas pesquisas se concentram no estudo desses últimos, chamados de dores de cabeça tensionais.

Por exemplo, tensão muscular excessiva nas articulações cervicais quando a pessoa olha para a frente por um longo tempo.

Ocasionalmente, a tensão muscular é causada por estresse  que causa, por exemplo, uma contração contínua da mandíbula.

Barriga protuberante

postura volumosa do corpo da barriga

Muitas pessoas, involuntariamente, andam ou ficam “empurrando” a pelve para a frente.

Esteticamente, essa má postura corporal faz com que os músculos abdominais avancem causando o aparecimento de uma barriga ou pança, mesmo em pessoas magras.

Para evitar isso, é necessário procurar uma boa colocação da pelve em relação ao tronco. Ou seja, alinhe corretamente a pelve e a coluna.

Como a má postura pode afetar sua saúde?

A má postura corporal pode causar algumas das seguintes consequências:

  • Dor no pescoço, ombros e costas
  • Desalinhar ossos e músculos e afetar o movimento das articulações
  • Desgastar a coluna, tornando-a mais frágil
  • Diminuir flexibilidade e o alongamento
  • Afetar o equilíbrio e, consequentemente, aumentar o risco de quedas e lesões
  • Dificuldade de digestão e respiração, de acordo com a instituição médico-informativa da Biblioteca dos Estados Unidos.

Adote uma postura corporal correta

Ter uma má postura corporal aumenta o risco de lesões. Portanto, é muito importante aprender a adotar uma melhor postura corporal em todos os momentos.

boa postura corporal

Para melhorar sua postura corporal, aqui estão algumas recomendações importantes:

  • Posição sentada: as costas retas, os ombros para trás e para baixo e as solas dos pés apoiadas no chão. Evite o hábito de cruzar as pernas, pois isso pode alterar a circulação e causar inchaço nas pernas, deixá-las mais cansadas e com varizes. Além disso, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Nacional Kangwon da Coréia do Sul, também pode acabar gerando escoliose a longo prazo. Levante-se e caminhe periodicamente.
  • Posição em pé: ereto, com o peito para cima e o abdômen contraído, pois os músculos abdominais são o que ajudam a estabilizar o corpo. Certifique-se de que o peso do corpo esteja bem distribuído nas duas pernas e que os braços estejam pendurados naturalmente.
  • Ao caminhar: mantenha a cabeça erguida e o pescoço reto e evite olhar para o chão, pois isso pode causar dor cervical. Use sapatos confortáveis ​​e de salto baixo.
  • A pisada: A maneira correta de pisar é primeiro com o calcanhar e depois com a ponta dos pés.
  • Ao correr: Cotovelos flexionados em ângulo reto, de modo que o movimento dos braços acompanhe as pernas. Evite o impacto que ocorre ao pisar com o calcanhar.
  • Posição de dormir: Para dormir bem e evitar doenças, é melhor dormir de seu lado e com as pernas encolhidas, pois isso mantém a coluna em uma posição adequada. De acordo com um estudo publicado pelo prestigiado Journal of Neuroscience, isso beneficiaria a drenagem linfática do nosso Sistema Nervoso Central. Além disso, a Associação Espanhola de Otorrinolaringologia diz que, dormi de lado, pode ajudar a reduzir os irritantes roncos.

Com a prática, você pode melhorar sua postura, ver melhor a si mesmo e se sentir muito bem.