3 posturas de ioga para relaxar a tensão cervical

16 de julho de 2018
Os alongamentos que se fazem com alguns exercícios de ioga podem ajudar a diminuir a rigidez e tensão sobre a região cervical. Além disso, fortalecem os músculos para prevenir as doenças.

A ioga para aliviar a tensão cervical reúne uma série de posturas que permitem alongar e relaxar esta parte do corpo. Ainda que haja muitos fatores que podem desencadear a doença, em geral, estes alongamentos são benéficos para acelerar seu alívio.

O melhor de tudo é que são um grande complemento para corrigir os erros posturais que às vezes detonam a tensão. Além disso, estimulam a circulação do sangue e ajudam a melhorar a oxigenação dos músculos para evitar esses estados de rigidez por estresse ou sobresforço.

Está se queixando de uma cervicalgia? Sente rigidez na região do pescoço? Nem sempre terá que tomar analgésicos ou relaxantes musculares. A seguir queremos compartilhar 3 posturas de ioga que pode usar como terapia contra este tipo de sintomas.

Por que é bom praticar ioga para aliviar a tensão cervical?

Uma pequena rotina de ioga para aliviar a tesão cervical pode diminuir esses espasmos ou contrações musculares que às vezes são incapacitantes. Apesar de alguns não terem comprovado os efeitos desta atividade, é uma prática de reabilitação com muitos benefícios para o estado físico e mental.

Devido aos movimentos que implica, pode aumentar o nível de energia e a flexibilidade das articulações. Da mesma forma, favorece a perda de peso e melhora o fluxo do sangue para um ótimo mantimento de todas as funções do corpo.

No que se refere à região cervical, serve como terapia para essa dor e rigidez que pode aparecer por estresse e trabalho. Ao incluir técnicas de respiração profunda e estabilidade emocional, é ideal para minimizar qualquer tensão sobre esta região.

Exercícios de ioga para aliviar a tensão cervical

Não é necessário ser especialista para realizar os exercícios de ioga para aliviar a tensão cervical. Apesar de se requerer um pouco de concentração e resistência física, em geral são posturas fáceis que podem aumentar a flexibilidade e força dos músculos.

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1. Postura do gato

Postura do gato de ioga para relaxar a tensão cervical

O gato ou Marjaryasana é uma das posturas que podem favorecer o alívio das cervicais em caso de tensão e rigidez. De fato, é ideal para relaxar os músculos e fortalecer a região lombar. Além disso, oferece bem estar mental, visto que reduz a ansiedade e o estresse.

Como fazer?

  • Para começar, se apoie no chão sobre as mãos e os joelhos. Se assegure de que os joelhos fiquem bem debaixo dos quadris e os pulsos debaixo dos ombros.
  • A primeira postura implica em manter a coluna na posição neutra, com as costas retas e o abdômen contraído.
  • Logo, o inalar, arqueie as costas. Deixe que o abdômen relaxe e levante a cabeça e o cóccix para cima.
  • Posteriormente, ao exalar, arredonde a coluna para cima e leve o queixo até o peito.
  • Faça movimentos alternados de forma constante e faça pelo menos 10 repetições.

2. Postura da cara de vaca

Também conhecida como Gomukhasana, é uma postura de ioga para aliviar a tensão cervical e fortalecer a parte superior do corpo. É recomendada para relaxar os músculos diante da rigidez causada por uma má postura.

Como fazer?

  • Em primeiro lugar, sente-se em Dandasana, ou seja, no chão com as pernas estiradas para frente e as costas firmes.
  • Depois de adotar essa postura, dobre a perna esquerda para levar o queixo para o quadril direito.
  • Da mesma forma, levante a perna direta sobre a esquerda e leve-a para o quadril esquerdo.
  • A seguir, tente agarrar as mãos por trás das costas e estique os cotovelos em direções opostas.
  • Inspire a mantenha a respiração por alguns segundos.
  • Depois, solte o ar devagar.
  • Repita a mesma postura com os membros opostos.

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3. Torção do sábio

Postura de ioga para relaxar a tensão cervical

Um dos exercícios mais simples de ioga para diminuir a dor no pescoço é a Bharadvajasana ou torção do sábio. Ainda que seja mais simples do que as anteriores, é efetiva para dar mais resistência aos cervicais.

Como fazer?

  • Sente-se no chão ou em uma cadeira.
  • Coloque a mão direita para trás das costas e a esquerda sobre o joelho direito.
  • Faça um exercício de respiração profunda enquanto realiza a torção para o lado esquerdo.
  • Depois, volte à posição inicial e faça a rotação pelo lado contrário.

Já praticou estas posturas em casa? Apesar de poder fazê-las quando tem tensão, o ideal é realizá-las de forma regular como método de prevenção. Assim, seja ao iniciar o dia ou em uma pauta do trabalho, dedique alguns minutos a cada exercício.

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