6 benefícios da medicina alternativa

A medicina alternativa ajuda a tratar determinadas doenças e problemas de uma maneira natural e com zero efeitos secundários.

Em geral os benefícios da medicina alternativa não se conhecem realmente. Muitos deles ficam no desconhecimento devido ao fato de que não se maneja uma informação verdadeira. Costuma-se intuir alguns, em função dos clichês e dos segmentos que lembramos dos discursos dos comunicadores sociais. Por esta razão, existem muitas ideias equivocadas a respeito do tema.

O que é muito bem conhecido é que a medicina alternativa é muito socorrida por pessoas que procuram soluções inócuas para seus problemas. Os métodos mais populares que conhecemos na atualidade são: as flores de Bach, a fitoterapia, a homeopatia, o Shiatsu e a aromaterapia, dentre muitos outros.

Os benefícios da medicina alternativa

Para começar, é preciso deixar muito claro que a medicina alternativa não pode, sob nenhum conceito, substituir nenhum tratamento médico. Pode complementá-lo, sim, mas não pode surtir o mesmo efeito a longo prazo. Por quê? Porque na maioria dos casos, é insuficiente.

Apesar de certo que há muitas técnicas que se aperfeiçoaram com o passar do tempo, a ciência não avalia cem por cento sua eficácia no organismo ao não encontrar evidência suficiente (ou nenhuma) que as respaldem.

Agora, quando a medicina alternativa se usa como apoio, pode ajudar a potencializar os efeitos dos fármacos. Além disso, favorece o bem-estar emocional das pessoas ao dar ênfase no aspecto natural. Neste sentido.

1. Não tem efeitos secundários relevantes

Quando temos uma doença ou mal estar e o médico nos receita uma série de medicamentos, o certo é que ao ir à farmácia e revisar o prospecto, podemos chegar a nos sentirmos oprimidos pelos efeitos secundários que encontramos. A lista pode ser bem longa na maioria dos casos e no lugar de nos sentirmos tranquilos, nos inquietamos cada vez mais. Isso não acontece no caso da medicina alternativa.

Ao usar principalmente plantas (fitoterapia) em diversos formatos (infusões, unguentos, cápsulas, etc.) e excluir os elementos químicos, o risco de experimentar algum efeito secundário é muito baixo. É que, em geral, os efeitos secundários da medicina alternativa têm uma intensidade leve e desaparecem por si mesmos em pouco tempo. Claro, isso não é nenhuma regra.

Veja também: 4 alternativas naturais para combater a rinite

2. Ajuda a complementar outros tratamentos

As plantas medicinais são usadas na medicina alternativa

O segundo dos benefícios da medicina alternativa é que complementa qualquer tratamento. Por exemplo,se se recebe quimioterapia e os efeitos secundários desta nos tiram qualidade de vida, a medicina alternativa pode nos ajudar a nos sentir melhor.

Em muitos casos se recomenda consultar antes ao médico sobre o uso complementar de uma terapia natural. Porém, na grande maioria dos casos não exige nenhum problema para realizá-la.

3. Melhora a saúde da pele

Muitas pessoas sofrem eczemas, dermatite e outros problemas da pele que, às vezes, afeta também ao couro cabeludo que são muito incômodos. Apesar de usar cremes e provar determinados tratamentos, parece que o problema sempre aparece de novo.

A medicina alternativa é uma opção muito boa para estes casos. Desta maneira, nossa pele estará tratada com um produto muito mais natural e menos agressivo. Talvez, só graças à medicina natural, o problema melhore de forma surpreendente e se mantenha sob controle.

4. Alivia as infecções e inflamações

Outro dos benefícios da medicina alternativa é que ajuda a aliviar e, inclusive, a erradicar uma infecção, por exemplo, de urina. As pessoas que sofrem de cistite sempre têm o medo de que esta doença lhes surpreenda quando menos esperam. A medicina alternativa inclusive pode ser um método de prevenção muito saudável.

Porém, a medicina alternativa também nos beneficia no caso de que soframos de algum problema inflamatório. Por exemplo, se nossas pernas incham devido a retenção de líquidos ou se sofremos de artrose.

Leia também: 5 alternativas para combater a celulite

5. Ajuda às doenças crônicas

Muitas pessoas estão destinadas a viver com uma determinada doença. Pensemos naquelas que sofrem de asma, de síndrome do cólon irritável, de sinusite ou de enxaqueca. Depender constantemente de um medicamento pode não ser a melhor opção a longo prazo, já que pode chegar a ser mentalmente esgotante.

Florais de bach são parte da medicina alternativa

Além disso, muitos desses fármacos podem ter efeitos secundários. Por exemplo, um fármaco para a enxaqueca pode ser efetivo, mas fazer com que soframos uma queda de pressão. Isso não é positivo para nós.

Por isso, nestes casos, nos apoiarmos nos benefícios da medicina alternativa é mais do que uma boa opção. Apostaremos por algo natural que não nos causará dano e que aliviará nosso problema crônico.

6. Aliviam aos estados de tensão sustentada

O último dos benefícios da medicina alternativa é que nos ajuda a lidar com problemas de ansiedade e estresse. Ainda que seja recomendável tratá-los com um psicólogo, este pode se apoiar nas flores de Bach como complemento da terapia que estiver realizando.

São muitas as pessoas que notam uma redução de seus episódios de ansiedade e estresse que somados à terapia psicológica vão diminuindo sua intensidade e aparecendo muito menos. Você já provou alguma vez as flores de Bach? Como foi?

Os benefícios da medicina alternativa são muitos e muito variados. Ainda que, o ideal seja que seu uso sempre se complemente com outro mais específico. Optar pela medicina alternativa sozinha, em alguns casos, pode trazer os efeitos contrários.

Recomendados para você