4 alternativas naturais para combater a rinite

· 25 de fevereiro de 2018
Cerca de 20% da população sofre de rinite alérgica, independentemente da idade. Descubra como combatê-la com alternativas naturais.

Combater a rinite é uma necessidade para muitos pacientes. Esse desconforto envolve vários sintomas que podem reduzir significativamente a qualidade de vida da pessoa afetada.

A coceira e o nariz escorrendo constantemente podem levar o paciente a se desesperar. No entanto, existem várias alternativas que podem resolver o problema.

O que é rinite?

Também conhecida como rinite alérgica ou febre do feno, é uma das doenças inflamatórias mais incômodas relacionadas às vias nasais. É caracterizada por uma inflamação crônica da mucosa nasal, que ocorre devido a uma alergia.

Os agentes causais mais comuns são: pó, ácaros, fumaça, pólen, pelos e escamas de animais, substâncias químicas tóxicas, entre outros. Também pode ocorrer devido à alergia a algum alimento.

Como identificar a rinite?

Mulher tendo crise de rinite alérgica

A sintomatologia desta condição está intimamente relacionada ao nariz e à garganta. E o conhecimento da causa é fundamental para combater a rinite de maneira efetiva. Aqui vamos mostrar-lhe como pode ser identificada facilmente:

  • Ardor nos olhos
  • Olhos vermelhos
  • Olhos lacrimejando
  • Tosse intermitente
  • Sensação de congestão nasal
  • Coceira nas narinas
  • Muco excessivo e de cor transparente

Os sintomas acima mencionados são os mais comuns. No entanto, existem outros indicadores de rinite que são considerados mais incomuns.

  • Fadiga
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade para dormir
  • Inflamação das fossas nasais

Remédios naturais para combater a rinite

Além de recorrer a um especialista e seguir suas instruções, a melhor coisa a fazer é tomar as medidas de higiene adequadas como complemento.

Lembre-se de que, quando se trata de se recuperar de uma doença, todo hábito saudável traz benefícios. Por outro lado, a perseverança será um elemento-chave no tratamento para combater a rinite.

As seguintes alternativas naturais favorecem a respiração e aliviam a grande maioria dos sintomas da rinite.

Cúrcuma

Cúrcuma em pó

A cúrcuma não é boa apenas para rinite. Ela proporciona grandes benefícios em relação ao tratamento de vários tipos de alergia.

É uma grande contribuição para o alívio dos sintomas da rinite, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantesDesta forma, reduz a sensação de congestão nasal, coceira e inchaço causados ​​pela rinite.

Uso

Prepare uma mistura de 6 colheres de sopa de cúrcuma em pó com 2 colheres de sopa de mel. Armazene em um recipiente de vidro fechado. Tome duas colheres de sopa por dia por um mês e observe a melhoria.

Alcaçuz

É um arbusto com propriedades anti-inflamatórias. No entanto, a raiz é a parte mais utilizada no tratamento da rinite. Seu poder é tão forte que geralmente é comparado à cortisona, mas em formato natural.

Do mesmo modo que a cúrcuma, o alcaçuz pode ser usado para qualquer tipo de alergia, e até para mitigar a tosse e expectorar o organismo. Seu uso não é recomendado para pessoas hipertensas.

Uso

Existem muitas maneiras de ingerir alcaçuz. No entanto, destacam-se três formas de uso: pílulas, infusão de raiz ou extrato da mesma.

Alho

Dentes de alho em uma colher

O alho oferece três ótimos benefícios. Em primeiro lugar, é fácil de achar. Em segundo lugar, não é caro. Em terceiro lugar, tem inúmeras propriedades benéficas para a saúde: antibióticas, antivirais, antibacterianas, anti-inflamatórias. Também é usado como um estimulante imunológico.

Uso

O uso do alho para tratar problemas relacionados a esta condição é muito simples. Basta comer dois dentes por dia, crus. No entanto, ele também pode ser usado em várias receitas. Recomenda-se consultar o médico para não ultrapassar a quantidade de alho recomendada por dia.

Chá verde

O chá verde é, sem dúvida, um dos remédios naturais mais famosos do mundo. Seu uso mais conhecido é como diurético, embora também tenha sido considerado eficaz para combater a rinite.

Neste caso, o chá verde tem propriedades responsáveis ​​por bloquear a produção de histamina no organismo, um composto que fortalece a sintomatologia da rinite.

Uso

A vantagem do uso dessa bebida é conseguida pela frequência com que a tomamos. Pode ser ingerido a qualquer momento, todos os dias, embora para combater a rinite seja necessário beber entre 2 e 3 xícaras por dia.