Experimente estes 5 relaxantes musculares naturais

A aplicação tópica desses relaxantes musculares naturais por meio de massagens nos proporcionará um alívio considerável, mas devemos ser consistentes com seu uso.

Quando várias doenças ou patologias nos atacam, existem remédios naturais ao nosso redor que podem ser de grande ajuda para o alívio de nossos problemas. Se você sentir alguma dor ou contração muscular que estiver prejudicando o seu dia a dia, experimente um destes 5 relaxantes musculares naturais.

O que são os relaxantes musculares?

Seu nome nos dá uma aproximação do que eles são. Os relaxantes musculares são substâncias usadas para aliviar ou relaxar um músculo quando ele está contraído.

Consequências de ter músculos tensos

É importante entender que o nosso corpo sempre procura maneiras de falar sobre o que está errado em seu funcionamento. Portanto, quando temos um músculo tenso ou rígido, devemos agir o mais rápido possível para evitar complicações no futuro.

Homem com dor muscular

Ter os músculos contraídos por um longo tempo pode ter consequências importantes. Por exemplo, pode limitar a mobilidade para realizar várias atividades diárias. Por outro lado, as causas das contrações musculares são variadas e incluem o uso excessivo dos músculos ou, pelo contrário, o fato de mantê-los na mesma posição por muito tempo.

As contrações musculares tendem a se converter em febre, cansaço extremo e dores de cabeça. Nem sempre é fácil saber como tratar uma contração muscular. O mais comum é que os médicos prescrevam algum analgésico, anti-inflamatório ou calmante, dependendo também da área do corpo onde a dor está ocorrendo.

5 relaxantes musculares naturais que você deve experimentar

Existem vários tipos de dores musculares, portanto, também há muitas maneiras de relaxá-las. Neste artigo, nos dedicaremos a compartilhar 5 relaxantes musculares naturais que você deve experimentar para melhorar este tipo de problema.

1. Camomila

A camomila é um dos remédios mais utilizados para esse tipo de caso devido às suas propriedades relaxantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Você pode preparar uma infusão simples e consumir a bebida para alívio e relaxamento.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de chá de camomila (15 g) ou 1 sachê
  • 1 xícara de água fervente (250 ml)

O que fazer?

  • Este remédio é usado como uma infusão, e tudo o que você tem a fazer é colocar o sachê de camomila no copo de água fervente.
  • Deixe descansar por alguns minutos para que as propriedades fiquem concentradas na água.
  • Esta bebida pode ser tomada várias vezes ao dia.

2. Lavanda

Esta é uma flor lilás, cuja ingestão em forma de chá não é recomendada. No entanto, é bom utilizá-la como um óleo devido às suas propriedades calmantes. De fato, ela é muito usada para a aromaterapia por seus benefícios no tratamento da insônia, das doenças da garganta e dos pulmões.

Ingredientes

  • Óleo da flor de lavanda

O que fazer?

  • Vamos aproveitar o óleo das flores de lavanda para realizar uma massagem com movimentos circulares na área afetada e contraída. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
  • Além disso, se você conseguir a flor tropical, é possível fazer uma decocção e tomar um banho quente usando essa flor.

3. Alecrim

Alecrim

Esta planta é originária do Mediterrâneo e, graças às suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, faz com que os músculos relaxem e voltem ao seu estado natural. Pode ser consumida sob a forma de infusão ou também no modo de aromaterapia.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de ramos de alecrim (15 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

O que fazer?

Com os ramos de alecrim é possível preparar vários remédios úteis para relaxar os músculos:

  • O primeiro é um banho de imersão, que pode ser benéfico devido ao cheiro intenso e relaxante da planta. Além disso, o óleo dos ramos de alecrim serve para relaxar as articulações.
  • No entanto, o remédio mais comum é fazer um chá de alecrim. Para prepará-lo, você só precisa adicionar as folhas de alecrim em água fervente.
  • Recomenda-se molhar uma toalha com este líquido e colocá-la no músculo afetado. O tempo recomendado é de aproximadamente 30 minutos.
  • Visto que é um remédio natural, pode ser usado duas a três vezes por dia.

4. Valeriana

A valeriana é uma planta recomendada para várias condições do corpo, incluindo a dor da cólica menstrual. Além disso, esta flor é extremamente útil para aliviar o estresse e acalmar a ansiedade. Por isso, é amplamente utilizada para melhorar o sono. Seu consumo costuma ser feito na forma de uma infusão.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de valeriana (15 g)
  • 1 xícara de água fervente (250 ml)

O que fazer?

A valeriana em si é recomendada para ser tomada por via oral, como uma infusão.

  • Portanto, vamos colocar alguns ramos em uma xícara de água fervente por um período de 5 a 10 minutos.
  • Então, coe o líquido para deixar as impurezas fora da bebida.
  • Não se recomenda tomar mais que duas vezes por dia, pois pode causar sonolência.

5. Pimenta caiena

Pimenta caiena

Normalmente, recomenda-se usar a pimenta caiena porque suas propriedades anti-inflamatórias são poderosas, embora seu sabor possa ser um pouco forte para algumas pessoas. Seu consumo pode ser realizado nas refeições diariamente, tanto em forma líquida quanto sólida.

Ingredientes

  • Pimenta caiena

O que fazer?

  • É muito fácil usar este remédio, porque você só precisa adicionar um pouco de pimenta caiena às suas bebidas, infusões ou batidas.
  • Além disso, você pode usá-la como um tipo de esfoliante, fazendo massagens em seus músculos.

Existem várias opções de relaxantes musculares naturais que são muito eficazes. No entanto, visto que as dores podem ser um sintoma de outras doenças, vale a pena consultar o médico se o desconforto persistir.

Recomendados para você