Em que consiste a reeducação postural global?

A reeducação postural global baseia-se em processos individualizados e adaptados às necessidades de cada paciente para melhorar suas capacidades nos níveis primário e global.

Se você já ouviu falar sobre a reeducação postural global, mas não sabe do que se trata, nós vamos falar tudo sobre o assunto a seguir.

Primeiro, você deve ter em mente que é um método terapêutico que permite avaliar, diagnosticar e tratar qualquer tipo de patologia que, de alguma forma, afeta o sistema musculoesquelético.

Para que você saiba um pouco mais sobre essa prática terapêutica, coletamos tudo o que você precisa saber abaixo.

O que é a reeducação postural global?

Mulher com dor nas costas no trabalho

Também conhecida como RPG, a reeducação postural global é baseada em objetivos-chave, dentre os quais se destaca o tratamento manual de alterações posturais.

Da mesma forma, também é responsável pelo gerenciamento de imagens que causam algum tipo de dor ou desconforto no paciente.

Este método é inovador, porque é um tratamento que se caracteriza por ser progressivo e suave, que pode ser perfeitamente aplicado a qualquer pessoa, não importando a sua idade ou condição.

Além disso, o método de reeducação postural global respeita as habilidades de cada pessoa, reconhecendo que cada patologia é diferente e que cada indivíduo evolui em seu próprio ritmo.

A popularidade dos tratamentos de RPG é baseada no fato de que cada um é totalmente personalizado, e a terapia é baseada nas circunstâncias particulares de cada paciente, sempre partindo dos sintomas que eles manifestam.

Princípios da reeducação postural global

Ginástica postural

Esta prática terapêutica inovadora se baseia em princípios fundamentais que protegem a sua essência. Entre estes, destacam-se os seguintes:

Globalidade

A globalidade do organismo indica que todos os processos estão inter-relacionados.

Isso é levado em consideração ao longo do procedimento, desde o diagnóstico inicial e avaliação até o tratamento da dor.

Causalidade

Para o tratamento das patologias que afetam o sistema neuro-musculoesquelético, é preciso buscar as causas do problema.

A partir daí, deve-se atuar não somente prestando atenção às suas consequências, mas principalmente atacando as causas que causaram as afecções.

Fundamentos da reeducação da posição global

Além dos princípios acima mencionados, a reeducação postural global tem fundamentos chave que a caracterizam.

1. Sistema muscular reestruturado

Reeducação postural

Todo o sistema muscular do corpo é reestruturado como um conjunto.

Isso implica que eles estão inter-relacionados uns com os outros. Portanto, se qualquer parte for afetada, suas consequências também afetarão toda a cadeia ou sistema muscular.

2. A divisão da musculatura

O sistema muscular é dividido entre músculos estáticos e dinâmicos. Cada um deles tem características diferentes:

  • Os estáticos têm pouca eficácia quando os músculos estão rígidos ou hipertônicos.
  • Os dinâmicos diminuem a sua eficácia quando se encontram danificados.

3. Reeducação postural global

Boa postura

A reeducação postural global busca fortalecer e alcançar o estado natural das articulações. Através de exercícios ou alongamentos, a intenção é evitar que a gravidade comprima as articulações.

Não podemos ignorar que todos os tipos de patologias que afetam o sistema neuro-musculoesquelético também afetam, de alguma forma, a respiração.

Cada tratamento individualizado é composto por um conjunto de alongamentos que evoluem gradualmente.

Começam em um estágio, onde quase nenhuma tensão está presente e avançam até o alongamento, que é realizado progressivamente levando em conta a capacidade do paciente.

A base principal dessa prática é o processo terapêutico manual, que não gera gestos súbitos ou inesperados para o paciente, mas aumenta de forma gradual.

A reeducação postural global foi se expandindo mundialmente graças aos seus grandes benefícios.

Recomendados para você