Como saber se temos hipotireoidismo? Conheça 10 sintomas

Se apresentarmos vários sintomas sem motivo aparente, é bom procurar um especialista para realizar os exames pertinentes e obter um diagnóstico precoce do hipotireoidismo 

O hipotireoidismo é um dos transtornos que pode afetar as funções da glândula tireoide. Produz uma baixa secreção de hormônios, o que desencadeia problemas em vários sistemas do corpo.

É uma doença comum nas mulheres com mais de 60 anos. No entanto, pode aparecer em idades mais jovens pela exposição a fatores que interferem na atividade da glândula.

Em suas etapas iniciais pode transcorrer de maneira assintomática, mas, conforme vai avançando, produz numerosos problemas e sintomas que interferem na qualidade de vida.

É muito importante saber identificá-lo para poder encontrar um tratamento que permita minimizar o impacto que produz no organismo.

Por esta razão, a seguir queremos repassar algumas das causas e 10 sintomas chaves para suspeitar de seu desenvolvimento.

Descubra!

Quais são as causas do hipotireoidismo?

Médico apalpando a tireoide

A tireoide é uma pequena glândula em forma de mariposa que se encontra localizada na base da parte frontal do pescoço.

Sua função principal é a de secretar hormônios como a triodotironina (T3) e tiroxina (T4), as quais influenciam em muitas funções do organismo.

Agem principalmente sobre a saúde metabólica, mantendo o ritmo que permite o corpo processar as gorduras e carboidratos; além disso, controlam a temperatura corporal, o ritmo cardíaco e a produção de proteínas.

O hipotireoidismo se origina quando a glândula não produz hormônios suficientes ou perde sua capacidade de utilizá-los de forma correta.

Esta patologia, por sua vez, pode aparecer por:

  • Doenças autoimunes como a tireoidite de Hashimoto
  • Cirurgia da tireoide
  • Tratamento para o hipertireoidismo
  • Radioterapia para o câncer de cabeça e pescoço
  • Consumo de alguns medicamentos psiquiátricos
  • Deficiência de iodo
  • Transtornos da glândula hipófise
  • Gravidez ou pós-parto
  • Antecedentes familiares de doença da tireoide

Sintomas para reconhecer o hipotireoidismo

Para muitos pacientes é difícil identificar o hipotireoidismo devido ao desenvolvimento lento dos sintomas nas etapas iniciais. No entanto, existem vários sinais que, mesmo que possam indicar outros problemas, são úteis para sua detecção.

1. Aumento repentino de peso

Gordura em exesso pode ser sinal de hipotireoidismo

As alterações que o metabolismo sofre devido à baixa produção de hormônios da tireoide podem desencadear um aumento repentino de peso, inclusive se a pessoa tiver bons hábitos alimentares.

2. Sensação de fadiga

O hipotireoidismo afeta a circulação sanguínea e reduz a capacidade do corpo de oxigenar de forma ótima as células e tecidos.

Por isso, é comum estar em um estado de fadiga. 

3. Níveis altos de colesterol

Existem muitos fatores que influenciam no aumento dos níveis de colesterol. No entanto, não temos que ignorar que este problema na tireoide seja um possível desencadeador.

4. Mau humor ou irritabilidade

Fadiga pode ser uma sinal de hipotireoidismo

As mudanças hormonais que aparecem pelo mau funcionamento da glândula tireoide podem produzir mudanças de humor repentinos com tendência ao estresse, depressão ou irritabilidade.

5. Dificuldade de concentração

As alterações que se produzem pelo hipotireoidismo geram um impacto na atividade do sistema nervoso e no cérebro. Por isso, é comum que os pacientes com este problema tenham dificuldades para alcançar a concentração.

6. Pele, cabelo e unhas secas

A beleza também é afetada devido a este transtorno. As mudanças que aparecem no organismo se refletem com um excesso de secura na pele, no cabelo e nas unhas.

Recomendamos ler: 5 tratamentos naturais para rejuvenescer a pele em semanas

7. Trânsito intestinal lento

Ganho de peso pode ser um sinal de hipotireoidismo

O trânsito intestinal lento ou prisão de ventre pode ocorrer pela redução de hormônios da tireoide. Isso se deve ao fato destes participarem nas atividades do trato digestivo, o que é essencial para eliminar os resíduos.

8. Dores musculares

É difícil interpretar uma dor muscular como um sinal de problemas nas tireoides.

Além disso, é primordial saber que em certas ocasiões é o resultado do enfraquecimento que os músculos sofrem pela baixa produção dos hormônios tireoides.

9. Períodos menstruais irregulares

Dor de cabeça pode ser um sinal de hipotireoidismo

A alteração das funções hormonais da tireoide pode influenciar nos descontroles do ciclo menstrual. A mulher pode ter menstruações prolongadas ou muito abundantes.

10. Sensibilidade ao frio

Os pacientes com hipotireoidismo apresentam dificuldades na circulação o que aumenta a sensibilidade ao frio. Estes podem sentir as extremidades frias e rígidas.

Reconhece vários dos sintomas mencionados? Se você considerar que pode ter esta doença, consulte um médico e solicite os exames pertinentes.

Recomendados para você