O que é a idade metabólica e como melhorá-la?

Você já se perguntou o que é a idade metabólica? Você age como alguém de 60 anos, mas só tem 40? É hora de aprender mais sobre isso.

A idade metabólica representa o estado de saúde que o nosso corpo tem de verdade. Ela pode ser consideravelmente diferente da idade biológica, portanto, elas não precisam coincidir.

Às vezes olhamos para o espelho e pensamos: “Pareço muito mais velho do que sou”. Apesar disso, pouco fazemos em relação a isso. Ou talvez acreditemos que já fizemos de tudo, quando, na verdade, ainda existem estratégias muito simples para colocar em prática.

Por outro lado, quando participamos de uma reunião social, notamos que nosso colega de escola continua tendo o mesmo espírito jovial de sempre.

Então nos perguntamos: como é possível que, para alguns, os anos não pareçam passar? Bom, encontraremos todas as respostas no conceito de idade metabólica, do qual falaremos a seguir.

Como calcular a idade metabólica?

Perder peso

Normalmente um profissional de saúde pode fazer esse cálculo durante uma avaliação médica. Recomendamos que você opte pelo que o seu médico lhe disser em vez de ser guiado pelos professores da academia (que também oferecem o cálculo da idade metabólica nos seus serviços).

No entanto, você pode realizar este cálculo, aproximadamente, se tiver as seguintes informações:

  • Idade.
  • Altura.
  • Diâmetro da cintura.
  • Peso e índice de massa muscular.

Depois de ter todos esses dados, você pode usar as calculadoras de idade metabólica disponíveis online. Lembre-se de que os dados fornecidos por essas calculadoras são aproximados. Somente seu médico pode lhe dar uma resposta segura.

O que a calculadora faz é uma comparação do metabolismo basal da pessoa em relação a uma média de pessoas da mesma faixa etária e com condições físicas semelhantes.

O que é o metabolismo basal?

O metabolismo basal é o indicador da energia que o nosso corpo gasta enquanto está em repouso. Está diretamente relacionado às calorias que devemos consumir para atender a essa despesa de energia.

“Nós comemos exatamente a mesma coisa, mas eu engordo pelos dois”. Muitas pessoas costumam fazer esse comentário, e não é apenas uma sensação. Isso acontece porque cada um tem um metabolismo basal diferente.

Há pessoas que fazem a digestão mais rápido do que outras e seu gasto energético é maior. É por isso que aqueles que têm uma maior massa muscular aumentam o gasto energético, e isso acelera o seu metabolismo.

Quais são os fatores de influência?

Alimentação saudável

  • Idade.
  • Hormônios.
  • Musculatura.
  • Herança familiar.
  • Alimentos e metabolismo.
  • Doenças relacionadas à tireoide.
  • Frequência com a qual as atividades físicas são realizadas.

Todos esses fatores podem influenciar a nossa idade metabólica, mas não são uma desculpa para que paremos de melhorar se for preciso.

Qual é a importância de conhecer a nossa idade metabólica?

O fato de estar ciente da idade metabólica nos ajudará a controlar nossa saúde. Devemos sempre tentar estar iguais ou inferiores à nossa idade cronológica. Saber em que estado o nosso corpo está nos permitirá:

  • Melhorar a nossa condição e aparência física.
  • Planejar ações futuras para regular o metabolismo.
  • Conhecer as calorias diárias que devemos consumir para sermos saudáveis.
  • Tomar as rédeas de nossas vidas se quisermos ser saudáveis ​​por mais tempo.
  • Impedir futuras doenças causadas pelo excesso de gordura ou perda muscular.

Podemos reduzir a idade metabólica?

A resposta é SIM. O primeiro passo é tomar a decisão. Para começar a obter melhorias na saúde de nosso corpo, devemos mudar alguns hábitos de vida.

A força de vontade será um fator-chave nesse processo. O plano para rejuvenescer nosso corpo inclui três aspectos fundamentais que são muito fáceis de melhorar em pouco tempo.

Atividade física

Mulher correndo no parque

Fazer um treino diário irá favorecer o nosso metabolismo, porque a musculatura se desenvolve e uma maior despesa energética é gerada.

Exercitar-se pelo menos 30 minutos por dia ajuda a reduzir a idade metabólica e proporciona uma aparência mais saudável e bonita.

Além disso, os exercícios queimam calorias. É importante incluir caminhadas, algumas atividades aeróbicas e exercícios com pesos.

Dieta saudável

É imperativo que deixemos de lado os alimentos fritos e o junk food. Você precisa consumir alimentos saudáveis ​​e aumentar a ingestão de vegetais, carnes magras, cereais e proteínas.

Estabelecer os horários das refeições diárias, e não ignorá-las, também é essencial. Também é recomendável beber bastante água para se manter hidratado e melhorar o metabolismo.

Dormir bem

Mulher dormindo

O corpo precisa ter suas horas de descanso para funcionar corretamente. Algumas medidas que você pode aplicar para descansar bem e ter uma qualidade do sono melhor são:

  1. Tome um banho quente.
  2. Tome um chá quente antes de dormir.
  3. Limpe sua mente através da leitura.
  4. Faça certas posturas de ioga que induzam ao relaxamento e ao sono.

Se estes três fatores forem atendidos, as mudanças começarão a ser notadas rapidamente. Nosso corpo começará a parecer mais jovem e nossa saúde melhorará significativamente.

Recomendados para você