Bebida para ativar o metabolismo com gengibre e hortelã

Além de incluir esta bebida de gengibre e hortelã em nossa rotina, para acelerar o metabolismo também é muito importante evitar o sedentarismo, assim como dormir a quantidade de horas necessárias.

Há pessoas que precisam ativar o metabolismo porque têm dificuldades para perder peso, apesar de fazer dieta. Por terem ter um metabolismo lento, queimam menos calorias do que o normal, de modo que engordam com facilidade.

Neste artigo, compartilhamos uma deliciosa e refrescante bebida de gengibre e hortelã para ativar o metabolismo de forma natural.

O que é o metabolismo?

Metabolismo

O metabolismo é o processo que o nosso organismo realiza para transformar os alimentos que ingerimos em energia.

O metabolismo determina o gasto energético que realizamos, e está relacionado com a temperatura corporal, a respiração, a circulação, etc. É, portanto, imprescindível que o nosso metabolismo funcione de forma correta: que não seja nem muito rápido nem muito lento.

A lentidão do nosso metabolismo pode ser leve ou mais grave. Nestes casos, geralmente é causada por algum distúrbio, como, por exemplo, o hipotireoidismo ou a resistência à insulina.

Em todo caso, é comum que esteja relacionada com desequilíbrios hormonais.

Devemos ter em conta que comer pouca quantidade ou poucas calorias também desacelera o metabolismo como um mecanismo de sobrevivência.

Portanto, não recomendamos as dietas hipocalóricas. O ideal é aumentar o consumo de proteínas e gorduras saudáveis e reduzir os carboidratos, principalmente os refinados.

Como sabemos se temos o metabolismo lento?

Alguns sintomas que podem confirmar que o nosso metabolismo é muito lento incluem:

  • Engordamos com facilidade.
  • Para nós é difícil perder peso, apesar de fazermos dieta.
  • Temos tendência a acumular gordura na região da cintura.
  • Somos pessoas “friorentas”, sentimos frio com facilidade.
  • Nos sentimos cansados, muitas vezes.
  • É difícil se levantar pela manhã.
  • Nossas digestões são lentas ou pesadas.
  • Temos uma tendência à prisão de ventre.

Se você está tomando algum medicamento (como, por exemplo, contraceptivos), deve levar em conta que eles podem retardar o metabolismo.

Hortelã

Chá de hortelã

A hortelã é uma planta medicinal com um alto poder estimulante e refrescante, que ajuda a perder peso e eliminar gordura. Além disso, suas propriedades digestivas ativam o funcionamento do estômago e combatem a sensação de peso e inchaço.

A grande vantagem da hortelã é que é um remédio que estimula o organismo, sem deixá-lo super excitado.

Este efeito é provocado por substâncias como o café, o álcool e os refrigerantes. Embora causem uma aceleração na circulação sanguínea, é temporária e pode resultar em efeitos negativos para a saúde.

Gengibre

Chá de gengibre

O gengibre é, como a hortelã, um estimulante natural e saudável. No entanto, destaca-se por seu alto poder calorífico, que contrasta perfeitamente com o frescor da hortelã para ativar o metabolismo.

Esta raiz aumenta a transpiração e, portanto, a eliminação de líquidos e toxinas. Por este motivo, é um dos melhores remédios para perder peso sem passar fome.

Também tem propriedades digestivas, antibióticas, analgésicas e anti-inflamatórias. É um alimento muito recomendado para tomar de forma regular, em especial para as mulheres.

Bebida para ativar o metabolismo

Ingredientes

Para preparar esta bebida para ativar o metabolismo, vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 ramo de folhas de hortelã frescas
  • 1 pedaço de gengibre fresco ou uma colher de chá de gengibre em pó (6 g)
  • 4 copos de água (1 litro)
  • Estévia a gosto para adoçar

Preparação

  • Para preparar esta bebida estimulante, só temos que bater os ingredientes com a água e depois coar.
  • Adoce com estévia.
  • Podemos tomar esta bebida fria ou quente.
  • Para que seja eficaz, consuma-a entre as refeições, sobretudo em jejum. Deste modo, iniciaremos o dia com energia e prontos para queimar calorias.

Outras dicas

Para ativar o metabolismo, podemos seguir estas dicas:

  • Dormir o tempo necessário e certificar-se de que o descanso está sendo reparador.
  • Beber água ao longo do dia, em jejum e nunca durante as refeições.
  • Fazer exercícios de intensidade regularmente. A massa muscular acelera o metabolismo. Recomendamos praticar treinos intervalados.
  • Fazer cinco refeições por dia e não pular nenhuma, em especial o café da manhã. Os jantares devem ser sempre leves e você não deve jantar muito tarde.
  • Incorpore à dieta especiarias picantes (pimenta-caiena, gengibre, etc.), chá verde e ginseng.
  • Tome duchas de água fria ou com a água em temperaturas alternadas (quente/fria).
  • Combater o sedentarismo e evitar ficar muito tempo sentado, sem se levantar.
  • Evitar as dietas milagrosas e manter uma dieta equilibrada e saudável.
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