Como seu metabolismo funciona na sua idade

· 10 de fevereiro de 2018
Sabendo que a partir dos 30 anos nosso metabolismo se desacelera e que queimamos menos calorias, devemos cuidar da nossa alimentação e praticar atividade física para evitar ganhar peso em excesso

O metabolismo, e seu funcionamento, vai mudando de acordo com a idade.

Se quiser saber como funciona o metabolismo em função da idade que você tem, veja esses aspectos que permitem que você conheça mais de perto essa realidade.

Como seu metabolismo funciona aos 20

Amigas de 20 anos conversando

O funcionamento do metabolismo aos 20 anos funciona mais rápido do que nunca, ainda que isso dependa de cada pessoa, assim como de sua própria genética e do nível de atividade física.

É preciso considerar que as pessoas com uma massa muscular maior requerem mais energia.

Até os 25 o corpo termina de formar os ossos e é no final dessa década que perder peso leva um pouco mais de trabalho. Conforme nos aproximamos aos 30, o metabolismo começa a se desacelerar, 2% por década.

Apesar de nessa etapa ser fácil perder peso quando nos comprometemos, o melhor é evitar:

  • Fastfood
  • Bolos industrializados
  • Bebidas alcoólicas
  • Refrigerantes

Esses tipos de alimento apenas oferecem calorias vazias e nenhum tipo de nutriente que realmente proporcione algum tipo de benefício.

Se você for uma pessoa com tendência a aumentar de peso, opte por lácteos com pouca gordura e não se esqueça de que o melhor é fazer cinco refeições diárias e que o café da manhã seja a refeição mais importante.

Como seu metabolismo funciona aos 30

Mulher de 30 anos colocando o metabolismo em funcionamento

A partir dos 30 a capacidade inata de queimar calorias diminui. O corpo deixa de segregar o hormônio responsável pelo crescimento e a massa muscular já não é mais a mesma.

No entanto, se se trabalha a musculatura e se faz treinamentos de força, esse efeito pode ser compensado.

No caso de uma gravidez, o funcionamento do metabolismo também pode mudar por completo, tanto em um sentido como em outro. Acelerar ou desacelerar.

  • Aos 30 é preciso começar a evitar o açúcar branco assim como todo tipo de alimento refinado.
  • Consumir lácteos desnatados ou optar pelo leite de soja ou aveia fará com que se reduza a quantidade de calorias.
  • Para facilitar a digestão, as frutas podem ser consumidas frequentemente: assim você evitará o inchaço intestinal.

É importante comer bastante proteína. Recomenda-se reduzir o consumo de carnes vermelhas e aumentar o consumo de peixe. Dessa forma, você manterá uma boa massa muscular e evitará a o aparecimento de estrias.

No que diz respeito aos exercícios mais recomendados para essa etapa, o melhor é fazer um trabalho aeróbico moderado e treinar os músculos com atividades como o pilates.

Como seu metabolismo funciona aos 40

Mulher com metabolismo de 40 anos bebendo café

Nessa década os níveis de estrogênio e progesterona reduzem consideravelmente, algo que provoca também a desaceleração do metabolismo.

O corpo entra em um estado chamado de “sarcopenia”, e é nesse momento também que a massa muscular começa a diminuir.

  • Nessa etapa é importante cuidar muito do consumo de proteína para tentar não perder tanta massa muscular.
  • Uma vez que se passa dos 45, é provável perder 10% da massa muscular por cada década seguinte.

O melhor modo de tentar não aumentar de peso é fazer pequenas refeições com alimentos que permitam que você não passe fome. Entre os mais recomendados estão:

  • As frutas
  • Os iogurtes com pouca gordura
  • A proteína vegetal
  • O chá verde
  • As nozes

O melhor é que você adapte seu menu à atividade física que você desenvolve.

Nessa etapa é importante evitar os hidratos e consumir legumes, pelo menos, três vezes na semana, assim como boas doses de verduras e frutas.

Como seu metabolismo funciona aos 50

Mãe e filha rindo

A partir da década dos 50 o mais comum é experimentar um aumento de peso e isso se dá porque o metabolismo é muito mais leto.

O corpo tem a tendência de substituir a massa muscular perdida pela gordura corporal.

Isso significa que o corpo requer menos calorias que antes, por isso começar a seguir uma dieta ou comer menos é o mais conveniente nessa etapa.

Nessa idade o mais recomendável é que a dieta seja controlada por um especialista.

Ninguém melhor do que um nutricionista para preparar um plano equilibrado na medida para você de forma que tenha todos os nutrientes que o organismo necessita.

Lembre-se de combinar tudo isso com a prática de exercícios físicos.