Sapatos brilhantes com produtos caseiros

15 de julho de 2019
Quando se trata de engraxar os sapatos, devemos levar em conta o material para escolher o produto que melhor se adapte a ele, porque poderíamos estragá-lo se não formos cuidadosos.

O calçado diz muito sobre uma pessoa. Sapatos brilhantes melhoram o visual. Pelo contrário, um sapato gasto, empoeirado, manchado ou com mau cheiro pode prejudicar a aparência.

Sapatos brilhantes e limpos projetam segurança e elegância. Para certos momentos, em que temos que dar uma boa imagem é essencial que os sapatos estejam impecáveis: engraxados e brilhantes. Para conseguir isso, damos neste artigo algumas dicas simples, econômicas e eficientes.

Como engraxar seus sapatos dependendo do material

Vaselina para sapatos brilhantes

Se você quer engraxar os seus sapatos e a graxa terminou, tente usar esses produtos e truques caseiros:

Sapatos de couro

Os sapatos de couro requerem certa manutenção. Neste caso, o couro pode ser protegido com casca de banana fresca, azeite de oliva e vaselina ou, à vezes, com clara de ovo.

  • Antes de dar brilho, é importante remover a sujeira e a poeira. Podemos aplicar algum creme para as mãos com algodão ou sabonete líquido suave. Esses produtos nutrem bem o couro e o deixam bem limpos.
  • Uma vez que o sapato já está perfeitamente limpo podemos começar a tarefa de dar-lhes brilho. Para isso, utilizaremos uma escova com cerdas de nylon e escovaremos com movimentos firmes, abrangendo toda a superfície. Você vai ver como seu sapato vai ficando cada vez mais brilhante.

Não Perca: Sapatos velhos: formas de reciclá-los

Sapatos de verniz

Vira e mexe a moda dos sapatos de verniz volta. Combina com vários tipos de roupa e pode ser usado em qualquer situação, portanto, nunca deveria faltar no nosso armário.

  • O método mais utilizado para dar brilho a esse material é o azeite de oliva, que será seu melhor aliado.
  • Para conseguir o brilho desejado, molhe um pano ou um algodão com o azeite de oliva e esfregue os sapatos até realçar o brilho original. É uma técnica simples e de baixo custo.

Sapatos de pele

Se os cuidarmos adequadamente os sapatos de pele podem durar por muitos anos. Aliás, geralmente eles são de alta qualidade, resistentes e fortes. Podem ser de pele de carneiro, vaca, cabra ou veado, entre outros. Cada um tem um nível de firmeza, brilho e suavidade diferente.

  • Para dar-lhes brilho e que fiquem como novos, o ideal é misturar uma clara de ovo com um pouco de vaselina, embora azeite de oliva ou bananas também possam servir.
  • O processo é semelhante ao do couro: com uma escova de nylon esfregue até que comece a brilhar. Entretanto, tenha em conta que cada tipo de pele precisa de tratamento e de uma pressão diferente. Não exagere, porque você poderia deixar marcas na pele.

Outros produtos para sapatos brilhantes

Pessoa limpando sapatos

Há muitos outros produtos que podem ser usados ​​para quase qualquer tipo de calçado. Preste atenção e veja o que você tem em casa. Certamente muitos deles já estão em sua despensa!

  • Cera para lustrar móveis: Uma opção simples é aplicar cera em aerossol para dar brilho aos nossos sapatos.
  • Creme para as mãos: Sempre procure o creme com ingredientes mais básicos, sem componentes fortes. Aplique este produto nos sapatos com um pano ou algodão e deixe repousar alguns minutos antes de retirar.
  • Suco de cebola: embora seja difícil obter o suco, é útil para polir sapatos e deixá-los como novos.
  • Batatas: Este tubérculo ajuda a dar brilho ao couro e hidrata toda a superfície.
  • Casca de laranja: Além de dar brilho também deixa nossos pés com um cheiro gostoso.

O sapato é novinho e machuca? Então leia e veja a solução: 5 dicas para evitar que os sapatos novos machuquem

Mais dicas para sapatos brilhantes

Para limpar os sapatos, acima de tudo, precisamos de bom senso. Devemos evitar a aplicação de produtos gordurosos em sandálias ou em superfícies muito porosas, já que poderiam mudar de cor ou romper-se.

O ideal é usar um ou dois produtos diferentes para dar brilho, mas devemos evitar o exagero pois poderia ser nocivo ao material.

  • Primeiramente, aplique o produto escolhido em uma pequena área do sapato para ver o resultado.
  • Use meias de nylon ou papel manteiga para dar brilho.

Você já conhecia esses truques caseiros?  De agora em diante todos vão querer saber como seus sapatos brilham tanto e como estão sempre impecáveis.