3 tipos de pele que necessitam mais cuidados com o sol

6 de julho de 2019
Embora existam 6 tipos de pele, há 3 deles que são mais sensíveis à luz solar, por isso precisam de mais cuidado para evitar queimaduras.

Aproveitar o sol no verão faz parte do ritual da temporada. Portanto, qualquer tipo de pele é suscetível a receber os raios do sol. No entanto, existem algumas dermes sensíveis que precisam de mais cuidado, por isso neste artigo você vai conhecer os 3 tipos de pele mais delicadas aos raios solares.

O tipo de pele é muito condicionado pela genética. Por sua vez, os tipos de pele são determinados pela anatomia e fisiologia, que são responsáveis ​​por diferenciar a pele pela cor e pela elasticidade.

A melanina é a substância que determinará a cor da pele. Se a pele estiver escura é devido à produção de eumelanina, e a pele clara é devido à feomelanina.

Entre as funções da pele está a de fornecer proteção contra o ambiente externo. Seu objetivo é minimizar a temperatura corporal e proteger o corpo dos raios solares.

Os tipos de pele de acordo com a cor são medidos pela escala de Fitzpatrick, que divide a pele em 6 fototipos. As peles tipo 1, 2 e 3 são características de brancos e caucasianos. Por outro lado, as peles tipo 4, 5 e 6 se referem à pele morena clara, morena escura e negra.

Fototipo I, é um dos tipos de pele muito clara

Mulher de pele clara

Este tipo de pele é característico de pessoas com pele muito clara, ruivas de olhos azuis e sardas no corpo. A exposição prolongada ao sol pode causar queimaduras graves na pele, porque a melanina é fraca e o nível de penetração é mais alto.

Com o sol, a pele fica avermelhada e o processo de cicatrização das queimaduras solares pode ser doloroso. O rosto e as costas são as partes mais sensíveis deste tipo de pele, porque os raios do sol atingem diretamente a epiderme.

  • Se você for muito branco e tiver esse tipo de pele, então deve ter mais cuidado e usar protetor solar antes de se expor ao sol.
  • O fator de proteção do protetor solar será o mais alto, para evitar queimaduras e ressecamento da pele.

Leia também: 5 conselhos para evitar as manchas solares na pele

Fototipo II. Pele clara

Pessoas brancas de olhos azuis e cabelos loiros são aquelas que apresentam o fototipo II na pele. Mesmo que a exposição ao sol seja baixa, elas absorvem os raios do sol rapidamente.

A exposição solar deste tipo de pele pode causar queimaduras e pigmentação. Como o fototipo anterior, o bronzeamento pode deixar a pele avermelhada. No entanto, o processo de recuperação, nesse caso, será mais rápido.

  • Se você tiver esse tipo de pele, deve proteger o seu corpo com um bom protetor solar e acessórios no verão.
  • O fator de proteção do filtro solar também deve ser alto. Se você é loira e tem esse tipo de pele, evite se expor diretamente ao sol e cuide-se.

Fototipo III. Pele caucasiana

Pele caucasiana

 

A pele caucasiana é comum na raça europeia. Pessoas com esse tipo de pele são brancas e têm cabelos escuros. Elas não estão acostumadas a exposições intensas ao sol e, portanto, são mais sensíveis às radiações.

  • Este fototipo queima moderadamente, comparado ao tipo I e II. Isto é devido à constante produção de melanina e estrutura da pele.
  • As queimaduras em caucasianos são leves, mas devem se proteger com filtro solar.

Estes 3 fototipos de pele devem ser mais cuidadosos porque são mais sensíveis e os raios solares penetram com velocidade.

Descubra: 7 remédios naturais para tratar queimaduras de sol

Recomendações para tipos de pele I, II e III

Tenha em mente estas recomendações para poder aproveitar o sol sem problemas se você pertencer a algum dos grupos mencionados:

  • Use protetor solar no rosto, pernas e braços.
  • O fator de proteção dos filtros solares deve ser alto. Lembre-se que o fator de proteção para o rosto será maior.
  • Não se exponha aos raios do sol nas horas de maior radiação. Evite o sol entre as 10:00 e as 16:00. São as horas em que os raios penetram mais na pele.
  • Aplique protetor solar constantemente: a cada 2 horas você deve aplicar creme e assim, também hidratará a sua pele.
  • Lembre-se de usar acessórios como óculos de sol e chapéus, para evitar que os raios do sol atinjam diretamente a pele do rosto.
  • Hidrate sua pele constantemente e beba muita água.

Você já conhece o seu tipo de pele e com essas dicas simples você pode aproveitar o verão. Proteja a sua pele dos raios solares: desta forma evitará queimaduras e sofrimento. E curta o sol sem se queimar.