Como manter um tom de cabelo ruivo

Na hora de escolher uma determinada cor de cabelo, devemos aprender a manter o tom para estar sempre bem e deixar nosso visual incrível. 
Como manter um tom de cabelo ruivo

Última atualização: 30 Dezembro, 2020

O vermelho (e suas diferentes tonalidades) é uma cor muito viva e energética. Razão pela qual o cabelo ruivo traz um toque rebelde e sedutor.

Contudo, temos que deixar bem claro que os tons ruivos são muito exigentes. Requerem certo cuidado porque com o tempo podem perder seu brilho e ficar com um aspecto cansado, pouco favorecedor. É por isso que a seguir vamos contar como manter o tom da cor sempre vibrante.

Mesmo se o tom ruivo não for o seu tom natural nem se assemelhar, o mais recomendável é aprender a cuidar da cor para parecer bem a todo momento. Vamos ver então as dicas para manter um tom de cabelo ruivo impecável.

Você deve acertar a tonalidade da sua pele

Visto que é uma arte, devemos saber qual tipo de tom de cabelo ruivo combina melhor com nossa pele. Para isso, você deve avaliar se tem uma pele quente ou fria. Também é importante levar em consideração a cor natural do cabelo e dos olhos.

Os ruivos naturais tem uma tonalidade de pele fria e, quase sempre, com sardas. Por isso que, se desejamos conseguir um visual natural, devemos prestar atenção a esses detalhes.

Se você tiver essas características de pele, o cabelo ruivo cai muito bem. No entanto, isso não significa que não possam ser feitos ajustes para outros tons de pele. Sempre se pode adequar a tonalidade para conseguir um cabelo ruivo espetacular. 

  • Olhos e pele claros: laranjas, castanhos acobreados, chocolates.
  • Pele morena natural: vermelho-cereja e bordô.
  • Pele super bronzeada: reflexos em cor de mogno, vermelho-vinho.

Os produtos para o cabelo ruivo

As tintas tendem a perder o brilho e intensidade com as lavagens. No entanto, isso pode ser evitado se dermos a manutenção adequada à tinta. Além disso, um cabelo tingido é mais seco que outro natural.

Para fazer com que a tinta dure mais, devemos utilizar xampus que tenham um pH neutro, sem sulfatos. E, logicamente, devemos preferir modelos que sejam específicos para cabelos tingidos com essa tonalidade.

Por outro lado, o uso de secadores de cabelo ou chapinhas podem maltratar o cabelo e tirar seu brilho. Como consequência, é necessário hidratá-lo com frequência. Recomendamos utilizar produtos que tenham sido especialmente desenvolvidos para hidratar e cuidar do cabelo ruivo.

Cuidado com o banho

Devido ao tamanho das moléculas de tinta vermelha, estas não penetram suficientemente bem no fio e, por isso, podem se desprender mais facilmente. É necessário levar isso em consideração se a intenção é que a tinta dure muito tempo. Em outras palavras, é preciso ter mais cuidado com a frequência com que lava o cabelo.

Respeitar o tempo

Algo fundamental para que o cabelo ruivo dure mais do que o programado é seguir as instruções da tinta. Por exemplo, normalmente ao aplicar um tom avermelhado de tinta, não se deve lavar o cabelo durante os dias seguintes à aplicação. 

Tintura natural

Se você tem uma paixão pela cor ruiva e quer manter o brilho, pode utilizar certos elementos naturais para manter o tom. Por exemplo, no caso dos tons mais vivos e ousados, você pode aplicar, depois da lavagem habitual, um pouco de chá vermelho.

Lembre-se de que, embora o mais recomendado seja retocar a tinta todo mês para manter o cabelo ruivo, você também pode buscar outras alternativas (como a henna) para não abusar dos produtos químicos das tintas comerciais.

Penteie-se antes de dormir

É bem provável que você já faça isso, mas agora deve fazer com mais frequência. Um cabelo descolorido tem três características: é mais fino, mais quebradiço e mais fraco. Por isso, esse tipo de cabelo tende a embaraçar. Para evitar esse problema, você deve pentear o cabelo com uma escova grande e plana. 

Alimentação saudável e complementos

Além de manter uma dieta saudável, você poder tomar (de vez em quando) alguns suplementos que tenham nutrientes especialmente direcionados ao cuidado do cabelo. Muitas vezes, eles vem em cápsulas e dão resultados em pouco tempo.

É possível tomar complementos vitamínicos durante três meses (depois da aplicação da tinta) e depois fazer uma pausa de pelo menos um mês. Os melhores complementos são aquelas cápsulas com vitamina D, zinco e ômega 3, já que são nutrientes efetivos para manter o cabelo forte e saudável.

Saiba mais: Por que os ácidos ômega 3 são tão importantes?

Liberte-se do estresse

Quando existem situações internas como estresse, envelhecimento, fadiga, mudanças hormonais ou má alimentação, o couro cabeludo tende a se tornar mais fraco. Isso causa uma queda indiscriminada de cabelo.

Como resultado, os fios ficam mais finos, o que previne o volume e a retenção da tinta de forma uniforme em todo o cabelo.

Com bons cuidados você pode exibir uma bela cabeleira

Resumindo, lembre-se de que, para exibir uma cabeleira incrível, você deve cuidar bem de si em todos os sentidos. Mantenha bons hábitos de vida, alimente-se de forma saudável, faça exercícios, não use tanto a chapinha e o secador, e procure as diferentes alternativas que existem para evitar o abuso de produtos químicos para o cabelo.

Pode interessar a você...
Aprenda a pintar cabelo com extratos naturais
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Aprenda a pintar cabelo com extratos naturais

Aprenda como preparar tintas caseiras a base de decocção de plantas, a forma mais saudável e natural de pintar cabelo e cobrir os fios brancos.