5 conselhos para evitar que as manchas solares na pele

12 de junho de 2015

A maioria de nós nos preocupamos com a saúde e a beleza da nossa pele, pois sabemos que qualquer descuido pode causar diferentes alterações que não são nada estéticas.  Felizmente, com as devidas precauções, podemos prevenir a debilitação, ressecamento e queimaduras, bem como as manchas solares que podem alterar a pele.


Na atualidade, existem muitos produtos para cuidar da pele e para prevenir os danos ocasionados pelo sol. Entretanto, é preciso saber que não é necessário investir muito dinheiro em custosos tratamentos para proteger nossa pele e mantê-la saudável.

Hoje vamos compartilhar com você os melhores conselhos para evitar que o sol  queime e manche a sua pele.

Você sabe que tipo de remédio está tomando?

Muitos de nós não sabemos, mas remédios como os antidepressivos, anticoncepcionais, anti-inflamatórios ou corticoides, entre outros, são “fotossensibilizantes”, o que quer dizer que aumentam o risco de que apareçam manchas, coceira e, inclusive, irritações quando nos expomos aos raios solares.

Em caso de consumir esses remédios é muito importante usar um bom protetor solar para reduzir esses efeitos.

Depilação 24 horas antes de se expor ao sol

Depilacao

Seja qual for a forma em que você se depila, todas coincidem em deixar a pele saudável, limpa e higiênica. Entretanto, independentemente do método utilizado, é preciso proteger a pele do sol, pelo menos, durante as 24 horas posteriores à depilação.

Logo após esse tempo, é recomendado hidratar muito bem a pele e usar protetor solar ao se expor ao sol.

Aumentar o consumo de alimentos antioxidantes e com ômega 3

A alimentação desempenha um papel muito importante na saúde da pele, bem como no impacto que pode ter o sol sobre a mesma. Incrementar o consumo de alimentos antioxidantes ajuda a combater os radicais livres, que são os responsáveis por debilitar o colágeno e a elastina.

Entre os antioxidantes mais conhecidos e saudáveis encontramos os betacarotenos e as vitaminas A, B, C e E. Esses antioxidantes podem ser consumidos através de alimentos, como, por exemplo, cenouras, tomates, damascos, espinafres, ameixas ou mirtilos, entre outros.

Outro nutriente essencial para a saúde da pele é o ômega 3. Esse tipo de gordura saudável nutre a pele, acalma a irritação, além de reduzir o risco de sofrer queimaduras causadas pelo sol. Você pode aumentar o consumo de ômega 3 através do peixe azul e das frutas secas.

Recomendamos também a leitura:  Como manter uma alimentação saudável depois do verão

Revisar as pintas periodicamente

Pintas

O sol é um dos fatores que mais influi na transformação das pintas em melanoma ou câncer de pele. Por isso é importante controlá-los e ver se estão evoluindo. Em um lugar onde se possa observar cada detalhe, verifique se as pintas têm bordas irregulares, cores estranhas, se supuram ou sangram.

Caso note alguma anomalia, consulte o médico.

Máscaras caseiras para evitar as manchas solares na pele

Mascara de iogurte e aveia

Essa máscara caseira ajuda a hidratar a pele, ao mesmo tempo em que elimina as células mortas e atenua as manchas solares.  É importante que ela seja aplicada à noite para conseguir bons resultados.

Ingredientes

  • ½ xícara de iogurte natural (125 g).
  • 3 colheres de suco de limão (45 ml).
  • 1 colher de farinha de aveia (10 ml).
  • 2 morangos triturados.

Como preparar?

Misture todos os ingredientes em um recipiente e em seguida aplique a máscara sobre o seu rosto limpo. Deixe atuar durante 10 minutos e logo retire com água fria.

Recomendamos também a leitura: Alimentos para reduzir a temperatura no verão

Máscara de aveia e banana

Outra boa opção para proteger sua pele do sol e prevenir as queimaduras e manchas solares é combinando as propriedades da banana, com a aveia e o mel. Esses três ingredientes nutrem e hidratam a pele, ao mesmo tempo em que formam uma capa protetora e eliminam as células mortas acumuladas na pele.

Ingredientes

  • 1 banana madura pequena.
  • 5 colheres de aveia (125 g).
  • 1 colher de mel de abelhas (25 g).

Como preparar?

  • Primeiramente faça um purê com a banana madura e misture-o com a aveia e o mel de abelhas.
  • Assim que se formar uma massa cremosa, aplique-a sobre a sua pele e deixe atuar durante 15 minutos.
  • Logo após o tempo recomendado, retire a máscara com água fria.
  • Repita esse tratamento três vezes por semana para obter bons resultados.
  • FERNANDES, Adriana Isabel Palhares. Cuidados dermocosméticos para uma pele saudável: aconselhamento farmacêutico nos casos mais comuns. 2012. Tese de Doutorado.
  • Hexsel, D. M., Auxiliar de Ensino, I. I., Saggin, L. M. F., Ughini, M., Pereira, C. P., Bohn, J., & Mazzuco, R. Tratamento da Hipomelanose gotada idiopática por dermabrasão localizada* Artigo original no idioma Português Brasileiro.
  • PERRICONE, Nicholas. O fim das rugas: um método natural e definitive para evitar o envelhecimento da pele. Gulf Professional Publishing, 2001.