Como manter uma alimentação saudável depois do verão

Para equilibrar a nutrição é conveniente somar uma porção de fruta e verdura por dia, fazer uma atividade física e beber pelo menos 1,5 litro de água por dia.
Como manter uma alimentação saudável depois do verão

Última atualização: 07 Janeiro, 2019

Manter uma alimentação saudável depois do verão costuma ser difícil, pois nessa estação as pessoas ingerem maior quantidade de alimentos frescos como frutas e verduras.

Mas ao retornar das férias, a maioria das pessoas costuma abandonar os hábitos saudáveis de alimentação. O resultado costuma ser um repentino ganho de peso que ronda os três aos cinco quilos.

Deve-se somar a isso o fato de que durante o outono e o inverno nossa alimentação é baseada no consumo de alimentos compostos por um número maior de calorias.

Em seguida, veremos algumas dicas para manter uma dieta cotidiana saudável e equilibrada depois do verão.

Retomar uma alimentação saudável depois do verão gradualmente

Para começar a cuidar da alimentação é conveniente somar uma porção de frutas e verdura por dia. Trata-se de não fazer mudanças bruscas que sejam improdutivas.

Se você estiver acostumado a consumir alimentos ricos em gorduras, estes não devem ser eliminados, mas sim consumidos em quantidades menores. Também pode-se escolher substitutos que contenham uma proporção mais baixa de gorduras saturadas, como as amêndoas e as nozes.

A melhor forma de voltar aos hábitos alimentares depois do verão é retomar a dividir as refeições diárias em porções. Deve-se realizar seis refeições: café da manhã, almoço, lanche, jantar e lanchar duas vezes entre as refeições principais.

Isso facilita o metabolismo das gorduras e ativa o metabolismo em geral. Pular as refeições, paradoxalmente, leva a um ganho de peso, já que o corpo não dispõe dos açúcares essenciais para funcionar.

Uma das características do ano de trabalho é a falta de tempo. Planejar semanalmente e seguir um programa detalhado das compras para um período determinado resulta em uma diminuição no improviso na hora das refeições. A organização do cardápio diário ajuda a manter a regularidade no consumo de alimentos saudáveis.

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A seleção de nutrientes que consumimos

Se fazemos uma boa seleção de alimentos é possível manter uma alimentação saudável depois do verão e, por sua vez, desfrutar das refeições, sem incorrer em excessos. É fundamental comer de forma moderada.

Para realizar uma dieta equilibrada é necessária a combinação de diferentes tipos de nutrientes. Destacamos, como sempre, a importância das frutas.

Os carboidratos, as proteínas e as gorduras proporcionam 90% do peso seco de nossa alimentação saudável depois do verão. Também o total de sua energia, medida em calorias. Cada grama de carboidratos ou proteínas contém 4 calorias e cada grama de gordura, 9 calorias.

Mas, estes nutrientes se distinguem pela velocidade com a qual se consome a energia: os carboidratos são os mais rápidos e as gorduras os mais lentos.

O índice glicêmico nos indica quanto o açúcar aumenta no sangue depois de ingerir um alimento que contém carboidratos.

Os cozimentos que combinam gorduras e/ou proteínas tornam o esvaziamento do estômago mais lento e o açúcar vai sendo absorvido lentamente. Por isso, os níveis de açúcar da receita são menores.

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