Como manter uma alimentação saudável depois do verão

· 7 de janeiro de 2019
Para equilibrar a nutrição é conveniente somar uma porção de fruta e verdura por dia, fazer uma atividade física e beber pelo menos 1,5 litro de água por dia.

Manter uma alimentação saudável depois do verão costuma ser difícil, pois nessa estação as pessoas ingerem maior quantidade de alimentos frescos como frutas e verduras.

Mas ao retornar das férias, a maioria das pessoas costuma abandonar os hábitos saudáveis de alimentação. O resultado costuma ser um repentino ganho de peso que ronda os três aos cinco quilos.

Deve-se somar a isso o fato de que durante o outono e o inverno nossa alimentação é baseada no consumo de alimentos compostos por um número maior de calorias.

Em seguida, veremos algumas dicas para manter uma dieta cotidiana saudável e equilibrada depois do verão.

Retomar uma alimentação saudável depois do verão gradualmente

Para começar a cuidar da alimentação é conveniente somar uma porção de frutas e verdura por dia. Trata-se de não fazer mudanças bruscas que sejam improdutivas.

Se você estiver acostumado a consumir alimentos ricos em gorduras, estes não devem ser eliminados, mas sim consumidos em quantidades menores. Também pode-se escolher substitutos que contenham uma proporção mais baixa de gorduras saturadas, como as amêndoas e as nozes.

A melhor forma de voltar aos hábitos alimentares depois do verão é retomar a dividir as refeições diárias em porções. Deve-se realizar seis refeições: café da manhã, almoço, lanche, jantar e lanchar duas vezes entre as refeições principais.

Isso facilita o metabolismo das gorduras e ativa o metabolismo em geral. Pular as refeições, paradoxalmente, leva a um ganho de peso, já que o corpo não dispõe dos açúcares essenciais para funcionar.

Uma das características do ano de trabalho é a falta de tempo. Planejar semanalmente e seguir um programa detalhado das compras para um período determinado resulta em uma diminuição no improviso na hora das refeições. A organização do cardápio diário ajuda a manter a regularidade no consumo de alimentos saudáveis.

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A seleção de nutrientes que consumimos

É importante voltar a selecionar os nutrientes que consumimos depois do verão

Se fazemos uma boa seleção de alimentos é possível manter uma alimentação saudável depois do verão e, por sua vez, desfrutar das refeições, sem incorrer em excessos. É fundamental comer de forma moderada.

Para realizar uma dieta equilibrada é necessária a combinação de diferentes tipos de nutrientes. Destacamos, como sempre, a importância das frutas.

Os carboidratos, as proteínas e as gorduras proporcionam 90% do peso seco de nossa alimentação saudável depois do verão. Também o total de sua energia, medida em calorias. Cada grama de carboidratos ou proteínas contém 4 calorias e cada grama de gordura, 9 calorias.

Mas, estes nutrientes se distinguem pela velocidade com a qual se consome a energia: os carboidratos são os mais rápidos e as gorduras os mais lentos.

O índice glicêmico nos indica quanto o açúcar aumenta no sangue depois de ingerir um alimento que contém carboidratos.

Os cozimentos que combinam gorduras e/ou proteínas tornam o esvaziamento do estômago mais lento e o açúcar vai sendo absorvido lentamente. Por isso, os níveis de açúcar da receita são menores.

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