7 razões para comer espinafre todos os dias da semana

· 20 de novembro de 2017
Você sabia que o espinafre pode ajudar a manter os níveis de colesterol sob controle, e prevenir o aparecimento de problemas circulatórios e até cardíacos?

Alguns o detestam, e outros veem neste vegetal de folhas verdes um recurso sensacional com o qual preparar sucos energéticos e saladas saudáveis. Quer conhecer algumas razões para comer espinafre todos os dias? Então continue lendo!

Ao falar sobre espinafre estamos falando, em primeiro lugar, sobre saúde e bem-estar. Poucos vegetais nos fornecem uma fonte tão rica e variada de minerais, vitaminas, e fitonutrientes.

Tanto é assim que o espinafre faz parte de qualquer dieta considerada saudável.

Ele fornece uma base essencial de nutrientes para crianças, energia para adultos e força e equilíbrio para os idosos, e serve também para aprimorar os processos cognitivos.

Por outro lado, é conveniente lembrar aqui que existem infinitas formas de consumir esse vegetal, que podemos desfrutar durante todo o ano, tanto no verão quanto no inverno.

Você pode combiná-lo em vários pratos, mas vale ressaltar que a maneira por meio da qual ele conserva melhor seus benefícios é na sua forma natural.

Preocupe-se apenas com a lavagem das folhas e, depois, e sirva-as nos pratos combinados com outros alimentos ricos em vitamina C (para aumentar a absorção de seus nutrientes).

Com um pouco de imaginação, o espinafre pode fazer parte da sua dieta diária para lhe dar todos os benefícios de que você precisa para manter uma vida saudável.

Você vai resistir?

Razões para comer espinafre diariamente

1. Faz bem para a memória

Razões para comer espinafre diariamente

O espinafre está na lista de alimentos que nosso cérebro considera essenciais e indispensáveis.

Ele tem minerais como ácido fólico, bem como vitamina A, vitamina B6, vitamina C e vários antioxidantes que previnem o comprometimento neuronal ou cognitivo.

Além disso, o potássio presente no espinafre é muito importante para aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que melhora processos básicos como a memória e a concentração.

2. Cuida da sua visão

O espinafre é uma ótima fonte de betacaroteno, luteína e xantina; três tipos de antioxidantes muito benéficos para os olhos.

O betacaroteno, por exemplo, aumentará o seu potencial se você consumir, neste caso, o espinafre cozido e não na sua forma natural.

Por outro lado, e como uma curiosidade, a sua grande concentração de vitamina A também nos ajudará a tratar os olhos com coceira, e até mesmo qualquer inflamação ou irritação associada aos processos alérgicos.

3. Fortalece os músculos

O espinafre ajuda a fortalecer os músculos

Se você está pensando em perder peso de forma saudável e está preocupado com a flacidez, esta será uma das suas principais razões para comer espinafre 7 dias por semana, em suas saladas, em um suco verde ou como você escolher.

O espinafre contém um elemento conhecido como “C0-Q102”, um tipo de antioxidante que nos ajuda a fortalecer os músculos alimentando-os com sangue rico em oxigênio e os minerais adequados, que garantem sua resistência.

4. Combate a osteoporose

O espinafre é uma boa fonte de vitamina K.

Esta vitamina não tão conhecida é muito importante porque nos ajuda a “reter” o cálcio nos ossos, o que leva à mineralização do nosso esqueleto, inclusive nos nossos dentes e unhas.

Além disso, você também gostará de saber que o espinafre é rico em manganês, cobre, magnésio, zinco e fósforo.

5. Favorece o nosso metabolismo

Espinafre ajuda a regular o metabolismo

Todo nutricionista recomendaria a inclusão de espinafre em nossa dieta.

A quantidade de proteína encontrada nele é impressionante. Além disso, é facilmente digerido e tem um impacto muito positivo no nosso metabolismo.

Além disso, devemos lembrar que é um alimento que sacia, ideal para nos ajudar a perder peso.

6. Previne a aterosclerose

A aterosclerose é causada pelo endurecimento das artérias. Esta doença silenciosa, mas séria, é um dos piores inimigos da população.

Se estivéssemos acostumados a comer espinafre diariamente, este nos beneficiaria com um pigmento chamado luteína, muito adequado para prevenir o aparecimento de aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

Graças à luteína, podemos reduzir o colesterol e outros depósitos de gordura nos vasos sanguíneos.

7. Previne a inflamação

Suco de espinafre contra a inflamação

O espinafre é rico em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que são muito valiosos na prevenção e tratamento da inflamação em todo o corpo.

Como sabemos, a inflamação é muito perigosa para o nosso coração e também está associada a condições tão comuns quanto a gota ou a artrite.

Para concluir… como você pode ver, há muitas razões para comer espinafre todos os dias. Vale a pena fazer um pequeno esforço e usar a nossa imaginação para consumi-lo regularmente.

Basta um punhado para obter uma tonelada de saúde. O que você está esperando?