Três alimentos fermentados que não podem faltar na sua dieta

24 de julho de 2017
Os alimentos fermentados deveriam fazer parte de nossa dieta regular, pois seus micro-organismos vivos nos ajudam a repovoar a flora bacteriana intestinal de forma completamente natural.

Os alimentos fermentados têm uma tradição muito antiga em muitos países, onde são consumidos como acompanhamento de pratos de difícil digestão, como a carne assada.

No entanto, também são muito benéficos para nossa flora intestinal e nossa saúde geral.

Neste artigo compartilharemos três alimentos fermentados que você pode preparar em casa e que não podem faltar em sua dieta, elaborados com abacaxi, repolho e leite.

Para que servem os alimentos fermentados?

Os alimentos fermentados estão vivos, quer dizer, contêm micro-organismos que favorecem e repovoam a flora bacteriana intestinal.

Os benefícios para a saúde destes alimentos são os seguintes:

  • Melhoram a digestão.
  • Desinflamam a barriga.
  • Regulam o trânsito intestinal.
  • Melhoram a assimilação dos nutrientes dos alimentos e previnem os déficits nutricionais.
  • Elevam as defesas, graças à relação entre o intestino e o sistema imunológico.

É importante consumir estes alimentos fermentados de maneira regular, já que há fatores que danificam a flora intestinal como, por exemplo, alguns transtornos digestivos, o estresse, ou os antibióticos.

Kefir

1. Bebida de casca de abacaxi

A bebida fermentada de casca de abacaxi tem a grande vantagem de que usamos uma parte desta fruta que tendemos a desperdiçar e que, no entanto, esconde enzimas muito poderosas e benéficas para nossa saúde.

Estas enzimas ativam o processo de fermentação desta deliciosa e surpreendente bebida que tem um toque parecido à de cidra de maçã.

Além de beneficiar a nossa flora intestinal, esta bebida fermentada nos oferece as virtudes do abacaxi.

Assim sendo, nos beneficiamos das propriedades deste alimento tão digestivo que favorece a eliminação dos líquidos retidos em áreas como as pernas, a barriga ou o rosto.

Ingredientes

  • A casca de um abacaxi grande, bem lavado e, se possível, orgânico.
  • 3 xícaras de açúcar mascavo (360 g)
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, cortar a casca do abacaxi em pedaços pequenos e introduzir em um recipiente de vidro que possa ser fechado hermeticamente.
  • Em seguida, colocar o açúcar e a água.
  • Fechar a jarra e deixá-la em temperatura ambiente durante dois ou três dias, até que suma o açúcar.
  • Coar a bebida e conservá-la na geladeira.
  • Pode-se tomar em jejum para beneficiar-se de suas propriedades medicinais, ou a qualquer hora do dia para apreciar uma bebida muito refrescante.

Obs: Como o açúcar se consome durante a fermentação, é possível adoçá-la com um pouco de estévia ou mel, se quiser.

Bebida fermentada de abacaxi

2. Chucrute

chucrute é o famoso fermentado de repolho e sal marinho que se consome em muitos países europeus como acompanhamento de todo tipo de assados de carne e peixe.

Pode-se comprar também o chucrute já pronto; embora seja um produto geralmente elaborado com álcool, que não passou por um processo natural de fermentação, o que se consegue apenas com sal.

Por isso, é muito mais recomendável prepará-lo nós mesmos em casa.

Ingredientes

  • Um repolho grande ou dois médios, verdes ou roxos
  • 3 colheres de sal marinho (54 g)
  • Sementes de zimbro (opcional)

Modo de preparo

  • Cortar o repolho bem fino ou ralado e colocar em uma jarra de vidro.
  • À medida que colocar o repolho, apertar bem para comprimi-lo, colocar sal aos poucos e em partes, nas diferentes camadas, assim como as sementes de zimbro.
  • Não encher toda a jarra até o topo; você deve deixar um pouco de espaço porque durante a fermentação, o repolho desprenderá seu próprio suco. Se o suco não cobrir todo o repolho em 24 horas, adicionar água com sal.
  • Não tampar hermeticamente a jarra, e sim cobri-la com um pano.
  • Se substâncias se acumularem na superfície do suco, retirá-las aos poucos.
  • Em duas ou três semana já estará pronto o chucrute.
Chucrute

3. Kefir

kefir é um fungo através o qual se pode fermentar qualquer leite de origem animal, já que se alimenta de lactose, que é o açúcar presente no leite.

Podemos comprá-lo já pronto ou mesmo prepará-lo em casa de forma muito simples.

  • Basta deixar os grãos de kefir fermentarem no leite durante um ou dois dias.
  • O resultado será parecido ao de um iogurte líquido com um toque ácido resultante da fermentação.
  • Adoçar com um pouco de mel e acompanhar com frutas frescas ou frutos secos.
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