Três alimentos fermentados que não podem faltar na sua dieta

· 24 de julho de 2017
Os alimentos fermentados deveriam fazer parte de nossa dieta regular, pois seus micro-organismos vivos nos ajudam a repovoar a flora bacteriana intestinal de forma completamente natural.

Os alimentos fermentados têm uma tradição muito antiga em muitos países, onde são consumidos como acompanhamento de pratos de difícil digestão, como a carne assada.

No entanto, também são muito benéficos para nossa flora intestinal e nossa saúde geral.

Neste artigo compartilharemos três alimentos fermentados que você pode preparar em casa e que não podem faltar em sua dieta, elaborados com abacaxi, repolho e leite.

Para que servem os alimentos fermentados?

Os alimentos fermentados estão vivos, ou seja, contêm micro-organismos que favorecem e repovoam a flora bacteriana intestinal.

Os benefícios para a saúde destes alimentos são os seguintes:

  • Melhoram a digestão.
  • Desinflamam a barriga.
  • Regulam o trânsito intestinal.
  • Melhoram a assimilação dos nutrientes dos alimentos e previnem os déficits nutricionais.
  • Elevam as defesas, graças à relação entre o intestino e o sistema imunológico.

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É importante consumir estes alimentos fermentados de maneira regular, já que há fatores que danificam a flora intestinal como, por exemplo, alguns transtornos digestivos, o estresse ou os antibióticos.

1. Bebida de casca de abacaxi

alimentos fermentados

A bebida fermentada de casca de abacaxi tem a grande vantagem de que usamos uma parte desta fruta que tendemos a desperdiçar e que, no entanto, esconde enzimas muito poderosas e benéficas para nossa saúde.

Estas enzimas ativam o processo de fermentação desta deliciosa e surpreendente bebida que tem um toque parecido à da cidra de maçã.

Além de beneficiar a nossa flora intestinal, esta bebida fermentada nos oferece as virtudes do abacaxi.

Assim sendo, nos beneficiamos das propriedades deste alimento tão digestivo que favorece a eliminação dos líquidos retidos em áreas como as pernas, a barriga ou o rosto.

Ingredientes

  • A casca de um abacaxi grande, bem lavado e, se possível, orgânico.
  • 3 xícaras de açúcar mascavo (360 g)
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, corte a casca do abacaxi em pedaços pequenos e coloque em um recipiente de vidro que possa ser fechado hermeticamente.
  • Em seguida, adicione o açúcar e a água.
  • Feche a jarra e deixe-a em temperatura ambiente durante dois ou três dias, até que o açúcar se dissolva.
  • Por fim, coe a bebida e conserve-a na geladeira.
  • Pode-se tomar em jejum para se beneficiar de suas propriedades medicinais ou a qualquer hora do dia para apreciar uma bebida muito refrescante.

Obs: Como o açúcar se consome durante a fermentação, é possível adoçá-la com um pouco de estévia ou mel, se quiser.

2. Chucrute

alimentos fermentados

chucrute é o famoso fermentado de repolho e sal marinho que é consumido em muitos países europeus como acompanhamento de todo tipo de assados de carne e peixe.

Pode-se comprar também o chucrute já pronto; embora seja um produto geralmente elaborado com álcool, que não passou por um processo natural de fermentação, o que se consegue apenas com sal.

Por isso, é muito mais recomendável prepará-lo nós mesmos em casa.

Ingredientes

  • Um repolho grande ou dois médios, verdes ou roxos
  • 3 colheres de sal marinho (54 g)
  • Sementes de zimbro (opcional)

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Modo de preparo

  • Corte o repolho bem fino ou ralado e, em seguida, coloque em um pote de vidro.
  • À medida que colocar o repolho, aperte bem para comprimi-lo.
  • Adicione sal aos poucos e em partes nas diferentes camadas, assim como as sementes de zimbro.
  • Não encha o pote todo até o topo. Você deve deixar um pouco de espaço porque, durante a fermentação, o repolho desprenderá seu próprio suco. Se o suco não cobrir todo o repolho em 24 horas, adicione água com sal.
  • Não feche hermeticamente o pote, e sim cubra-o com um pano.
  • Se substâncias se acumularem na superfície do suco, retire-as aos poucos.
  • Em duas ou três semana, seu chucrute já estará pronto.

3. Kefir

alimentos fermentados

kefir é um fungo através do qual se pode fermentar qualquer leite de origem animal, já que se alimenta de lactose, que é o açúcar presente no leite.

Podemos comprá-lo já pronto ou mesmo prepará-lo em casa de forma muito simples.

  • Basta deixar os grãos de kefir fermentarem no leite durante um ou dois dias.
  • O resultado será parecido ao de um iogurte líquido com um toque ácido resultante da fermentação.
  • Adoçar com um pouco de mel e acompanhar com frutas frescas ou frutos secos.
  • Marco, M. L., Heeney, D., Binda, S., Cifelli, C. J., Cotter, P. D., Foligné, B., … Hutkins, R. (2017). Health benefits of fermented foods: microbiota and beyond. Current Opinion in Biotechnology. https://doi.org/10.1016/j.copbio.2016.11.010