Como utilizar sal marinho para tratar o cabelo oleoso

15 de janeiro de 2020
Ter cabelos oleosos não é agradável para ninguém. Portanto, existem aqueles que buscaram vários remédios naturais para resolver o problema.

De acordo com crenças populares, o sal marinho é um produto que pode ser utilizado para fabricar produtos caseiros e, especificamente, tônicos de limpeza para o cabelo oleoso.

Você pode estar se perguntando como o sal marinho pode ajudar a reduzir a gordura no couro cabeludo? Vamos explicar isso em mais detalhes abaixo.

O que sabemos sobre o sal marinho?

Sal marinho para tratar o cabelo oleoso

O sal marinho é um produto obtido a partir da evaporação da água do mar. Possui alto teor de cloreto de sódio e traços de oligoelementos, como cálcio, iodo, manganês e cloreto de magnésio. Agora, aquele sal que passa por um processo de refinamento é composto quase exclusivamente de cloreto de sódio.

Sal marinho para o cabelo oleoso

Como mencionamos, diferentemente do sal comum, o sal marinho é o produto da evaporação da água do mar, que, uma vez condensada, acumula e gera formações minerais.

De acordo com as crenças populares, o sal marinho pode ajudar a limpar o cabelo e, ao mesmo tempo, fornecer certos nutrientes. No entanto, devemos enfatizar que seu uso deve ser pontual, pois se usado ​​diariamente, os fios podem ficar ressecados e maltratados.

Por outro lado, é dito que o sal marinho favorece a circulação sanguínea na área onde é aplicado. Isso é interpretado como uma maior oxigenação no couro cabeludo.

Como resultado, é promovido o crescimento do cabelo, um aumento do volume e um couro cabeludo muito mais saudável.

Agora que você sabe como ele funciona e provavelmente deseja experimentá-lo em casa, você precisa saber como aplicar o sal marinho no cabelo. Vamos explicar para você.

Não perca mais soluções naturais para o cabelo: 14 formas de cuidar de seus cabelos

Tonico limpador com sal marinho para o cabelo oleoso

O tônico de limpeza de sal marinho para cabelos oleosos pode ser preparado de duas maneiras: simplesmente com água e sal ou com xampu e sal.

Ingredientes

  • 2 partes de xampu
  • 2 ou 3 colheres de sal marinho (30 ou 45 g)

Confira mais dicas para o cuidado do cabelo: Dicas para hidratar seus cabelos

Mulher usando sal marinho para tratar o cabelo oleoso

Preparo e aplicação

  • A primeira coisa a ser feita é verter duas partes do xampu de sua preferência em um recipiente, devidamente limpo e seco.
  • Adicione 2 ou 3 colheres de sal marinho (dependendo da quantidade de gordura acumulada) no recipiente com xampu e misture até que o sal fique completamente diluído.
  • Uma vez no banho, coloque uma parte da mistura na cabeça e esfregue ao longo do cabelo.
  • Assegure-se de massagear o couro cabeludo com a mistura durante 5 minutos, e deixe repousar o cabelo por outros 5 ou 10 minutos.
  • Depois do tempo indicado, comece a retirar a mistura com água morna. Costuma-se sugerir terminar a lavagem com água fria para fechar a cutícula do cabelo.
  • Uma vez terminado o processo, é recomendado aplicar algum creme de hidratação. Assim, promovemos a boa recuperação do cabelo.
  • Podemos repetir o processo de 2 a 4 vezes por semana. Ao final de um mês, poderá começar a ver magníficos resultados com relação à esfoliação do cabelo.

Nota: é importante saber utilizar esta técnica com moderação, pois fazê-lo com muita frequência pode gerar ressecamento no cabelo.

Sal marinho para o cabelo oleoso

Nota final

Seu uso é geralmente recomendado especialmente para pessoas com cabelos oleosos. Não é recomendado para pessoas com cabelos mistos ou secos, pois pode ser contraproducente. 

Lembre-se de que nem sempre você deve usar o tônico do sal marinho toda vez que lavar o cabelo, mas periodicamente.

Caso você receba um tratamento especializado para controlar sua produção de gordura, é melhor consultar seu dermatologista. O profissional pode dizer o que é melhor para você depois de ser avaliado.