Como utilizar sal marinho para tratar o cabelo oleoso

Graças às propriedades do sal marinho podemos obter um poderoso esfoliante natural para o couro cabeludo e assim controlar o cabelo oleoso, como também fortalecer os fios

O sal se converteu em um ingrediente fundamental para cozinhar toda classe de pratos. Você sabia que também pode utilizá-lo como artigo de beleza?

Graças a sua textura, o sal marinho pode ter efeitos muito positivos como um produto esfoliante do cabelo.

E você se pergunta como pode o sal marinho ajudar a reduzir o óleo do couro cabeludo? A seguir explicaremos em detalhes tudo o que precisa saber sobre este maravilhoso ingrediente.

O que conhecemos por sal marinho?

O sal marinho é obtido do mar de forma natural e não é alterada mediante nenhum processo químico, por isso que conserva sua composição natural. Trata-se de um sal mais natural e mais saudável do que o sal iodado que podemos encontrar no mercado.

Utilizaremos este tipo de sal para obter os melhores resultados.

Não perca mais soluções naturais para o cabelo: 14 formas de cuidar de seus cabelos

Sal marinho para tratar o cabelo oleoso

Eliminar o cabelo oleoso com o sal marinho

O cabelo oleoso não é mais do que o resultado de uma excessiva produção de gordura por parte das glândulas sebáceas ativas na pele. Quando não lavamos o cabelo adequadamente, ou deixamos lapsos muito prolongados de tempo entre cada lavagem, a gordura no couro cabeludo pode acumular e fazer com que seja muito mais difícil de eliminar posteriormente.

O sal marinho, diferentemente do sal comum, é o produto da evaporação da água marinha, que uma vez condensada se acumula e gera formações de minerais.

O bom resultado que o sal marinho demonstrou ter na redução da gordura no cabelo se deve ao aproveitamento que os folículos fazem destes minerais para fortalecer o couro cabeludo. Como resultado, o acúmulo de gordura fica reduzido e seu cabelo obtém uma aparência muito mais saudável.

Além disso, o sal marinho favorece a circulação sanguínea na área da pele onde é aplicado. Isso se transforma em uma maior oxigenação da pele, e no caso do couro cabeludo isso também se vê refletido. Como resultado, podemos conseguir um crescimento de cabelo de forma mais acelerada, um aumento com relação ao volume e finalmente um couro cabeludo muito mais saudável.

Agora que já sabe como funciona e provavelmente gostará de tentar em casa, é necessário conhecer a maneira que pode aplicar o sal marinho no cabelo. Explicaremos a seguir.

Confira mais dicas para o cuidado do cabelo: Dicas para hidratar seus cabelos

Como preparar e aplicar a mistura

Ingredientes

  • 2 partes de xampu
  • 2 ou 3 colheres de sal marinho (30 ou 45 g)
Mulher usando sal marinho para tratar o cabelo oleoso

Preparo e aplicação

  • Primeiro a ser feito é verter duas partes do xampu de sua preferência em um recipiente, devidamente limpo e seco.
  • Adicione 2 ou 3 colheres de sal marinho (dependendo da quantidade de gordura acumulada) no recipiente com shampoo e misture até que o sal fique completamente diluída.
  • Uma vez no banho, coloque uma parte da mistura na cabeça e esfregue ao longo do cabelo.
  • Assegure-se de massagear o couro cabeludo com a mistura durante 5 minutos, e deixe repousar o cabelo por outros 5 ou 10 minutos.
  • Depois do tempo indicado, comece a retirar a mistura com água morna. Costuma-se sugerir terminar a lavagem com água fria para fechar a cutícula do cabelo.
  • Uma vez terminado o processo, é recomendado aplicar algum creme de hidratação. Assim promovemos a boa recuperação do cabelo.
  • Podemos repetir o processo de 2 a 4 vezes por semana. Ao final de um mês poderá começar a ver magníficos resultados com relação a esfoliação do cabelo.

É importante saber utilizar esta técnica com moderação, pois fazê-lo com muita frequência pode gerar secura no cabelo.

Seu uso costuma ser recomendado especialmente quando notar excesso de gordura no couro cabeludo. Evite, portanto, usá-lo em cada sessão de lavagem do cabelo.

O sal marinho termina sendo um verdadeiro milagre para quem não consegue um resultado bom com cosméticos de escala mediana. Não só ajuda a eliminar o excesso de gordura no cabelo: também acelera o crescimento do cabelo e inclusive elimina a caspa.

Recomendados para você