O que é o caseinato de sódio e para que serve?

O caseinato de sódio é um composto derivado da proteína do leite. Você sabe quais são as suas propriedades e para que ele serve? Descubra a seguir.
O que é o caseinato de sódio e para que serve?

Última atualização: 26 Janeiro, 2021

Talvez você já tenha ouvido falar do caseinato de sódio, um composto derivado da proteína do leite. Mas você sabe o que é e para que serve? Contaremos mais sobre isso neste artigo.

Essa substância vem da caseína, então seu valor biológico é alto. Nesse sentido, seu uso é popular como suplemento nutricional e na indústria de alimentos, pois possui propriedades capazes de modificar e dar textura a diversos produtos.

O que é o caseinato de sódio?

A caseína é a principal proteína do leite de vaca, já que representa 80% do total. Portanto, para obter o caseinato de sódio, é necessário extraí-lo quimicamente.

Geralmente, isso é feito com o uso de enzimas especializadas ou com a adição de uma substância ácida, como o suco de limão ou o vinagre. O objetivo é que a acidez baixe e se forme o coalho. Assim, a partir da separação do líquido, aplica-se o hidróxido de sódio para a obtenção desse sal.

Quais são as suas propriedades?

O caseinato de sódio contém quase 90% de seu peso em proteínas. Este produto possui todos os aminoácidos essenciais, e daí derivam o seu alto valor biológico e as suas qualidades nutricionais. Da mesma forma, se destaca por suas propriedades funcionais, pois tem a capacidade de reter água, formar géis, emulsificar gorduras e estabilizar substâncias.

Copo com leite
O caseinato de sódio é derivado da caseína, que é a proteína do leite.

Não deixe de ler: 4 batidos para aumentar a ingestão de proteína com ingredientes incomuns.

Para que serve o caseinato de sódio?

Pelas suas características, principalmente pelo potencial para formar emulsões estáveis, é utilizado na indústria alimentícia para a fabricação de produtos que requerem a presença de gorduras, como as sobremesas. Portanto, esse sal mostrou-se uma alternativa interessante para a produção de alimentos saudáveis, conforme afirma o estudo Gelificação de emulsões de caseinato de sódio como alternativa às gorduras trans.

Pode ser usado em uma variedade de alimentos, como salgadinhos com sabor de queijo, margarina, barras de cereais, carnes processadas, chocolate, creme para café, sorvete, pão e proteína em pó.

Além disso, o sal é considerado um produto anticatabólico, ou seja, que previne a degradação muscular. Portanto, pode ser utilizado em períodos de jejum, durante o sono noturno, para reduzir a perda de massa muscular ou em estágios de restrição calórica.

Nesse sentido, seu consumo é excelente para pessoas fisicamente ativas que mantêm uma dieta alimentar ou buscam a definição muscular. Ajuda a regenerar as fibras musculares e a gerar saciedade.

Embora geralmente seja adicionado a alimentos, também é usado para modificar a textura e a estabilidade química de uma variedade de produtos, como medicamentos farmacêuticos, maquiagens, produtos de higiene e de cuidados pessoais.

Quem não deve consumi-lo?

Embora essa substância seja segura para a maioria das pessoas, alguns devem evitá-la. Vários estudos sugeriram que a  caseína é uma proteína capaz de provocar alergias, pois tem um potencial inflamatório significativo.

Pessoas alérgicas à caseína

Algumas vezes, o sistema imunológico identifica o caseinato de sódio como um componente prejudicial e libera a histamina com o objetivo de neutralizá-lo. A resposta alérgica exata varia entre as pessoas, mas pode incluir sintomas como os seguintes:

  • Congestão nasal e aumento de muco.
  • Coceira nos olhos 
  • Dor de estômago, cólicas e diarreia.
  • Bolhas e erupções na pele.

Saiba mais: Alergia ao leite e intolerância à lactose: quais são as diferenças?

Pacientes com danos renais

A caseína na dieta promove uma diminuição da função renal, o que, por sua vez, aumenta a acidez metabólica. De acordo com um estudo realizado em ratos, aqueles que tinham uma dieta rica nesta proteína e seus derivados desenvolveram uma diminuição progressiva da filtração renal.

No entanto, deve ficar claro que, em pessoas que têm esses órgãos funcionando sem qualquer problema, o consumo moderado de caseína geralmente não causa problemas.

Mulher fazendo salada
O uso de caseinato de sódio entre os veganos deve ser evitado, já que a dieta pretende ser isenta de laticínios.

Veganos

Como o caseinato de sódio é derivado do leite de vaca, não é adequado para pessoas em dietas veganas ou sem laticínios. Entre os alimentos nos quais é utilizado como ingrediente, como café, queijo não lácteo ou barras de cereais, pode ser que esteja presente. Para ter certeza e esclarecer quaisquer dúvidas, é aconselhável revisar o rótulo nutricional.

Caseinato de sódio: o que deve ficar claro?

Como você pôde ver, esse sal é usado em vários produtos por suas propriedades funcionais. Além disso, por ser um composto de alto valor biológico, pode ser um suplemento favorável se você deseja melhorar sua composição corporal. Claro, antes de usá-lo você deve consultar um profissional para se certificar de que não há contraindicações.

Pode interessar a você...

7 dicas essenciais para parar de beber leite de vaca
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
7 dicas essenciais para parar de beber leite de vaca

É importante saber como podemos obter cálcio e outros nutrientes de outros alimentos para não termos deficiências nutricionais ao parar de beber leite de vaca.



  • Domínguez-Meléndez, V., Aguiñiga-Sánchez, I., Moreno-Fierros, L., Torres, B., & Osorio, E. S. (2017). Sodium caseinate increases the number of B lymphocytes in mouse. Biomédica37(4), 571-576.
  • Phisitkul, S., Hacker, C., Simoni, J., Tran, R. M., & Wesson, D. E. (2008). Dietary protein causes a decline in the glomerular filtration rate of the remnant kidney mediated by metabolic acidosis and endothelin receptors. Kidney international73(2), 192-199.
  • Weiss-Steider, B., Córdova, Y., Aguiñiga-Sánchez, I., Ledesma-Martínez, E., Domínguez-Melendez, V., & Santiago-Osorio, E. (2019). El caseinato de sodio y la caseína α inhiben la proliferación de la línea celular mieloide de ratón 32D clone 3 (32Dcl3) mediante el TNF-α. Biomédica39(2), 291-299.
  • What Is Sodium Caseinate? Everything You Need to Know. Disponible en Healthline.com
  • Huck Iriart, C., Rincón Cardona, J. A., Montes de Oca Avalos, J. M., & Candal, R. J. (2014). Gelificación de Emulsiones de Caseinato de Sodio como Alternativa a las Grasas Trans.
  • Bagés, María Catalina M., et al. “Recomendaciones sobre el diagnóstico y el tratamiento de la alergia a la proteína de la leche de vaca en población pediátrica colombiana-Posición de expertos.” (2019).