7 dicas essenciais para parar de beber leite de vaca

Se você tem intolerância ao leite de vaca ou não se sente bem ao consumi-lo, é importante saber como podemos obter cálcio e outros nutrientes de outros alimentos para não termos deficiências nutricionais.

Você pode ter que parar de beber leite de vaca porque não se sente bem ao consumi-lo. Talvez você tenha intolerância à lactose ou alergia, ou talvez queira fazê-lo por causa de convicções pessoais.

Há algumas questões que você deve saber para evitar sofrer de deficiências nutricionais e poder continuar a cozinhar as receitas que incluíam leite entre seus ingredientes.

Descubra neste artigo as 7 dicas fundamentais para parar de beber leite de vaca e continuar a ter uma dieta nutritiva, balanceada, sem deficiências de cálcio ou outros nutrientes.

Nós também oferecemos algumas ideias simples e originais para substituir o leite em suas receitas de iogurtes, molhos e outros pratos. 

Recomendações para parar de beber leite de vaca

1. Experimente as bebidas vegetais

Embora paremos de beber leite de origem animal, hoje em dia temos uma grande variedade de bebidas vegetais feitas com oleaginosas, cereais e frutas. Estes são alguns dos mais consumidos:

  • Coco: o leite de coco é o único que se parece com o leite de vaca na textura, consistência e sabor. É muito nutritivo e remineralizante.
  • Aveia: uma das bebidas vegetais mais populares, rica em fibras e muito adequada para equilibrar o sistema nervoso e obter energia e vitalidade.
  • Arroz: gosto suave e com um toque doce, a bebida de arroz é adequada para quem tem um sistema digestivo sensível ou procura um leite com um sabor neutro.
  • Amêndoas: uma das bebidas mais nutritivas e cremosas é a bebida de amêndoas, rica em cálcio e vitamina E.
  • Soja: Não recomendamos consumir esta bebida, pois não é bem digerida e pode causar distúrbios hormonais. A soja deve ser consumida sempre fermentada.

Podemos encontrar muitas outras opções à base de avelã, espelta, kamut, painço, milho, etc.

2. Vitaminas sem leite

Vitamina de banana e morango

Se você quer uma alternativa para o café da manhã ou lanche, prepare vitaminas saudáveis feitas com frutas e vegetais. Você receberá uma dose extra de nutrientes e se sentirá saciado por horas.

Experimente, por exemplo, esta deliciosa vitamina:

Ingredientes

  • 1 banana madura
  • 5 morangos muito maduros
  • ½ beterraba
  • 1 copo de leite vegetal (200 ml)

Preparo

  • Bata todos os ingredientes até obter uma textura homogênea.
  • Se desejar, você pode adoçar com mel ou estévia.

3. Descubra o delicioso tahini

Para aqueles que se preocupam com a falta de cálcio que pode ocorrer ao parar de beber leite de vaca, é preciso ressaltar que  alimentos vegetais com um alto teor deste mineral .

Um deles é o gergelim, que podemos consumir de diferentes maneiras: cru, assado, em óleo, em bebida vegetal ou creme, conhecido como tahín, tahini ou tahina.

4. Evite o que rouba o cálcio do seu organismo

Xícara de café

Além de consumir alimentos ricos em cálcio de origem vegetal, também devemos reduzir aqueles que nos impedem de assimilar esse mineral ou mesmo roubar o que já temos em nosso corpo:

5. Faça seus próprios iogurtes

Se você é um amante do iogurte, tem duas maneiras de prepará-los com bebidas vegetais:

  • Solidificando a bebida vegetal com agar agar.
  • Deixar fermentar a bebida com probióticos (como aqueles que são tomados em suplementos) a uma temperatura quente, como faria com o iogurte de leite de vaca.

Da mesma forma, também podemos adicionar frutas e nozes a esses iogurtes e obter resultados surpreendentes e deliciosos.

6. Tempere com levedura nutricional

Levedura de cerveja

Para pratos que costumam levar queijo, recomendamos uma alternativa vegetariana, sem leite animal, que dará um toque semelhante às suas receitas: a levedura nutricional.

Este suplemento nutricional não só dá um sabor salgado e torrado semelhante ao queijo para pratos de massa, pizza ou cremes para untar, mas também nos dá uma grande quantidade de vitaminas e minerais.

É um superalimento muito benéfico para a pele, cabelo e sistema nervoso, pois acalma estados de ansiedade e melhora o humor em casos de depressão.

7. Molho bechamel de aveia

Outro dos problemas mais comuns na cozinha para substituir o leite está no preparo do famoso molho bechamel. No entanto, podemos usar leite de aveia sem qualquer problema.

Esta bebida não combina muito bem apenas por seu sabor, mas também dá a consistência e a cremosidade apropriadas ao molho. Desta forma, teremos um bechamel muito mais saudável e fácil de digerir.

Recomendados para você