Como eliminar o excesso de açúcar do corpo

26 de dezembro de 2019
O consumo excessivo de açúcar pode ter consequências negativas para a saúde. Portanto, é aconselhável ser responsável e manter um consumo adequado.

Em algum momento, todos já ouvimos falar que o consumo excessivo de açúcar (sacarose) é prejudicial à saúde. Portanto, os profissionais recomendam que as pessoas o reduzam o máximo possível e aprendam a melhorar seus hábitos alimentares.

Foi demonstrado que este comestível pode prejudicar aqueles que sofrem de estados depressivos, ansiedade e alguns problemas cognitivos, de acordo com este estudo da University College de Londres.

Hoje, o açúcar está presente na maioria dos alimentos. Portanto, é muito difícil eliminá-lo completamente da nossa dieta. No entanto, é possível reduzir o seu consumo.

Este processo pode ser alcançado através de mudanças nos hábitos alimentares. Procurar por dietas apropriadas com um especialista é o melhor a se fazer. Além disso, é sempre aconselhável se exercitar regularmente.

Reduzir o consumo de açúcar é essencial

A relação entre o açúcar e o ganho de peso

Os depósitos de gordura não são a única coisa que explica o excesso de peso. Os carboidratos também têm culpa. O açúcar geralmente se esconde em produtos de consumo popular que você come sem sequer ter conhecimento disso, como sucos, cereais, molhos para saladas, iogurtes, doces e muitos outros.

Há uma grande diferença entre açúcares refinados e naturais. Por exemplo, o refino tende a aumentar o nível de açúcar no sangue, de acordo com este estudo da Universidade Nacional da Colômbia. Com o tempo, isso leva ao desenvolvimento de depósitos de gordura na área da cintura, quadril e coxa.

Regime alimentar natural

Uma das maneiras mais recomendadas para começar a evitar esse produto é se comprometer a seguir uma dieta baseada em alimentos naturais. Estes podem incluir:

  • Frutas e legumes frescos.
  • Carne magra e peixe.
  • Nozes, sementes e gorduras saudáveis, como as contidas no abacate ou no azeite.

É altamente recomendável incluir na dieta o consumo de alimentos proteicos. Estes são muito benéficos e ajudam a diminuir o apetite.

É preciso manter uma dieta equilibrada

Da mesma forma, é aconselhável evitar o máximo possível de carboidratos refinados. Por exemplo, eles incluem pães brancos, massas, refrigerantes e produtos de padaria. Em vez disso, opte por carboidratos vegetais, como brócolis, couve-flor, couve-de-Bruxelas, berinjela, alcachofra e pimentão.

Como evitar o açúcar?

Plano alimentar para reduzir o consumo de açúcar

1ª recomendação de alimentação saudável

No café da manhã, geralmente é recomendável consumir 1 xícara de aveia com frutas e amêndoas. Isso pode ser acompanhado por 3 ovos, de preferência cozidos.

Para o lanche da manhã, por exemplo, você pode optar por 1 tigela de nozes. Lembre-se de que, para seguir uma boa dieta, não é necessário ficar com fome. 

Na hora do almoço, você pode optar por um peito de frango grelhado. Ele pode ser acompanhado por abóbora, beterraba, cenoura, nabo, feijão e amêndoa.

Finalmente, na hora do jantar, é aconselhável consumir peixe grelhado, juntamente com um prato de feijão verde e brócolis. Cogumelos também podem ser adicionados ao prato.

2ª recomendação de alimentação saudável 

Primeiro, na hora do café da manhã, é recomendável optar por 1 xícara de aveia com frutas e sementes. Mais tarde, substituindo o lanche da manhã, consuma 1 tigela de amêndoas.

Na hora do almoço, é recomendável fazer uma salada saudável de repolho verde e vermelho com cenoura ralada, azeite, limão, sal e molho de salsa picada como cobertura.

Para o jantar, você pode optar por vegetais verdes cozidos no vapor, bacalhau assado com couve-de-Bruxelas e nabos assados.

Seguir uma boa dieta

3ª recomendação de alimentação saudável 

Primeiro, no café da manhã, você pode comer 3 ovos mexidos com salada de camarão e couve, rabanete e oleaginosas. Quanto ao lanche da manhã, existe a opção de consumir 1 tigela de nozes.

Na hora do almoço, opte por coxas de frango assadas com alecrim, sálvia, limão, cebola, tomilho e azeitonas pretas. Além disso, no jantar, recomenda-se tomar caldo de cogumelos com alho, cebola, aipo, tomilho, cenoura e louro.