As frutas mais benéficas para a nossa saúde

Entre a grande variedade de frutas existentes, há algumas que são especialmente saudáveis, graças à sua contribuição de fibras, vitaminas, minerais e diferentes ingredientes ativos. Incluí-las em nossa dieta ajuda a manter-nos sadios e a prevenir inúmeras doenças.
As frutas mais benéficas para a nossa saúde

Última atualização: 27 maio, 2022

Estamos em um mundo em constante movimento, com altos níveis de estresse e doenças. Portanto, saber quais são as frutas mais benéficas para a nossa saúde pode ser muito decisivo para alcançar uma dieta equilibrada.

Existem algumas mais suculentas e outras mais secas, mas todas as frutas são ricas em elementos vitais para o organismo. Com uma dieta saudável e equilibrada, será possível prevenir doenças e assim, evitar medicamentos.

O hábito de comer uma maçã por dia durante seis meses reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).

Esta fruta combate os radicais livres, responsáveis ​​pelo envelhecimento e por doenças graves. Graças à sua contribuição de polifenóis, reduz o risco de derrame pela metade.

As frutas mais benéficas

As cerejas possuem muitos benefícios para a saúde

A cereja é uma das frutas mais benéficas para a nossa saúde, porque contém ácido elágico. Essa substância ativa, juntamente com as quercetinas, tem efeitos anticancerígenos e antienvelhecimento.

Essas pequenas frutas são um poderoso inimigo do ácido úrico e também combatem inflamações e infecções.

A vitamina C e o betacaroteno do melão são poderosos antioxidantes que protegem as células dos radicais livres. Por outro lado, sua ingestão de potássio reduz a pressão arterial.

As passas de uva são uma enorme fonte de ferro que ajuda a transportar oxigênio no sangue. Além disso, evitam deficiências desse mineral, principalmente em mulheres.

Limão e lima

O limão é uma das frutas mais benéficas para a saúde

Limões e limas são poderosas frutas que fornecem ácido cítrico, além de vitaminas A, B1 e B2 e minerais, como o potássio, fósforo, magnésio, ferro e cálcio. Possuem efeitos purificadores no sangue e ajudam a eliminar toxinas e ácido úrico.

Além disso, ajudam a combater diarreia e prisão de ventre, diminuem o ácido estomacal e a arteriosclerose.

  • Para cabelos muito gordurosos, é útil misturar suco de limão, laranja e toranja com gérmen de trigo e tomar essa preparação em jejum.
  • Se o cabelo estiver seco, basta misturar suco de limão com lecitina de soja e um pouco de água e tomar também com o estômago vazio.

O conhecimento sobre as frutas mais benéficas para a nossa saúde ensina que suas propriedades curativas ajudam, tanto na fase preventiva quanto no tratamento.

Outra fruta rica em vitamina C é o morango, que é muito benéfico para a pressão alta. Cinco ou seis morangos por dia atendem às necessidades dessa vitamina.

Por outro lado, reduz o risco de câncer de mama e estômago, regulam a pressão sanguínea e protegem o coração.

Proteger a pele

Os efeitos de algumas frutas também são muito benéficos para a nossa pele. A seguir, veremos alguns desses benefícios:

  • As sementes de romã protegem a derme e a epiderme, por suas propriedades regenerativas. São ideais para queimaduras solares, envelhecimento da pele, rugas e manchas causadas por raios ultravioleta.
  • As melancias também cuidam da pele. Possuem um tipo de aminoácido que reduz a pressão arterial e evita derrames e ataques cardíacos.
  • O mamão acelera a cicatrização de queimaduras e feridas. Além disso, reduz a inflamação e evita problemas de estômago. É recomendado para pessoas com distúrbios pancreáticos e fibrose cística.
  • A toranja e sua contribuição de vitaminas, antioxidantes e flavonoides cuida dos olhos, da pele e ajuda a perder peso. Por outro lado, é um protetor eficaz contra o câncer de pulmão.
  • O abacaxi e seu alto teor de bromelina faz dele o fruto ideal. Metaboliza os alimentos e possui propriedades diuréticas.

Abacate: alto teor de gordura saudável

O abacate é uma das frutas mais benéficas por seu teor de gorduras saudáveis

75% de suas calorias são gorduras monoinsaturadas, é rico em vitaminas B, K e E. Além disso, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e ajuda a destruir células pré-cancerosas.

Outros produtos naturais altamente saudáveis

Além das frutas mencionadas, existem outros alimentos de origem natural que são uma fonte de nutrientes e efeitos benéficos para o corpo.

  • Os mirtilos são uma das frutas mais benéficas, pois retardam os sintomas do Parkinson. Por outro lado, diminuem a obesidade e o risco de hipertensão e ataque cardíaco. Aliás, também ajudam no tratamento de infecções da bexiga e bloqueiam patógenos que causam cáries, infecções bacterianas ou fúngicas.
  • A amêndoa é rica em nutrientes e antioxidantes. Brinda magnésio, ferro, cálcio, fibra e riboflavina. Este fruto seco mantém os níveis de colesterol estáveis, protege o coração, diminui o apetite e aumenta a quantidade de vitamina E do organismo.
  • E além das frutas, podemos mencionar também o brócolis e seu potente efeito anticancerígeno. É rico em fibras, cálcio, potássio, ácido fólico e fitonutrientes. Seu principal ingrediente ativo contra o câncer é a enzima mirosinase. Além disso, evita o risco de osteoartrite.
  • Outro vegetal altamente saudável é o tomate e seu conteúdo de licopeno. Suas propriedades diminuem o risco de câncer de bexiga, estômago, cólon e próstata se consumido diariamente.

Então, o que você está esperando para incluir mais frutas na sua alimentação? E continue conosco porque temos mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.

Pode interessar a você...
5 melhores frutas que aceleram o emagrecimento de maneira saudável
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 melhores frutas que aceleram o emagrecimento de maneira saudável

Sabemos que é difícil perder peso, mas desta vez falaremos sobre frutas que aceleram o emagrecimento de maneira saudável e agradável.



  • Winter AN., Bickford PC., Anthocyanins and their metabolites as therapeutic agents for neurodegenerative disease. Antioxidantes (Basel), 2019.
  • Carr AC., Maggini S., Vitamin C and immune function. Nutrients, 2017.
  • Amatori S., Mazzoni L., Alvarez Suarez JM., Giampieri F., et al., Polyphenol rich strawberry extract (PRSE) shows in vitro and in vivo biological activity against invasive breats cancer cells. Scientific Reports, 2016.