7 motivos para comer tomates 7 dias por semana

· 28 de agosto de 2017
Se você vai consumir tomates e quer tirar o máximo proveito deles, é conveniente cozinhá-los, já que assim aumentará a ingestão de antioxidantes.

Há tomates vermelhos, de tonalidade amarelada ou alaranjada, ovais, redondos, de casca grossa ou mais fina. Há também variedades muito pequenas e outras muito grandes, mas todos são deliciosos.

Há muitos tipos de tomates, e todos são igualmente saudáveis, saborosos, e excelentes para nos ajudar a preparar os mais deliciosos pratos e as receitas mais surpreendentes.

Porém, algumas pessoas têm certa reticência em consumi-los todos os dias … E se der azia? E se o seu conteúdo em alcaloides agir como um gatilho para a enxaqueca ou dor nas articulações?

O consumo diário e equilibrado de tomate não só melhora a nossa saúde, mas também melhora a qualidade dos nossos pratos e dos alimentos que comemos.

No entanto, há uma coisa que não podemos negligenciar: devemos sempre consumir tomates orgânicos, e se você preferir usar ketchup ou molho de tomate de vez em quando, por favor, prepare você mesmo com um pouco de azeite.

Quando os tomates são cozidos, aumentamos ainda mais seu poder antioxidante, por isso não tenha medo de comer todos os dias este vegetal extraordinário.

Sua saúde vai agradecer, e estas são as 7 razões que, sem dúvida, acabarão por convencê-lo.

1. Um alimento muito nutritivo e recomendado para toda a famíliaRazões para comer tomates

Às vezes não temos conhecimento do que certos alimentos podem fazer por nós, como, por exemplo, os tomates.

Nós não vemos os seus nutrientes a olho nu, mas nossos corpos vão nos agradecer muito se todos os dias lhes oferecermos tudo o que se esconde nos tomates:

  • Vitaminas (A, C, K, B6, ácido fólico, tiamina)
  • Minerais (potássio, manganês, magnésio, fósforo, cobre)
  • Proteínas vegetais

O que mais podemos pedir?

Descubra: Diferenças entre artrite, artrose e osteoporose que vale a pena conhecer

2. Os tomates são bons para o coração

O tomate é rico em fibras, potássio, vitamina C e colina (um tipo de vitamina B). Todos estes elementos reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

  • O potássio, por exemplo, é ideal para regular a pressão sanguínea e prevenir o risco associado às doenças isquêmicas.
  • Por outro lado, o licopeno presente nos tomates regula os níveis de colesterol ruim (LDL) e reduz o nível perigoso de triglicérides no sangue.

Não podemos esquecer que esses lipídios são os principais culpados pelas doenças cardiovasculares, levando ao acúmulo lento, mas progressivo, de gordura em nossos vasos sanguíneos.

3. Neutraliza o efeito da fumaça de cigarro

Danos do cigarro aos pulmões

Você fuma? Você trabalha ou vive em um ambiente onde há fumantes? Então, além de buscar soluções rápidas para estas situações, deve consumir diariamente um ou dois tomates.

  • Dois dos componentes mais importantes deste fabuloso alimento são o ácido cumárico e o ácido clorogênico.
  • Eles são elementos muito eficazes na luta contra as nitrosaminas que se produzem no corpo.
  • As nitrosaminas são os principais agentes cancerígenos encontrados na fumaça do cigarro.

Leia também: Bebida natural de pepino, limão e laranja para acelerar o seu metabolismo

4. Melhora a saúde digestiva

O consumo regular de tomate ajuda a prevenir a constipação e a diarreia.

Não podemos esquecer que este é um alimento purificador e desintoxicante.

Além disso, devido ao seu rico teor em fibras, estimula o peristaltismo dos músculos digestivos e também a liberação de sucos gástricos.

5. Menos infecções urinárias

Se nos acostumarmos a incluir tomates em nossa dieta regularmente, notaremos que vamos sofrer menos infecções urinárias ou curaremos estes processos muito mais rápido.

Os tomates contêm uma grande quantidade de água e de potássio, ideal para estimular a micção e eliminar toxinas do corpo, assim como o excesso de água, sais e ácido úrico.

6. Eles cuidam da sua visão

A vitamina A, encontrada no tomate, ajuda a cuidar da nossa visão. É também muito adequada para prevenir a degeneração macular.

A vitamina A é um poderoso antioxidante que combate os efeitos negativos dos radicais livres, e cuida da saúde dos nossos tecidos.

7. Pele mais saudável

Motivos para comer tomates todos os dias

Não só teremos uma pele mais elástica, mais tonificada e jovem, mas também notaremos os dentes mais saudáveis ​​e o cabelo mais brilhante.

  • Curiosamente, você pode gostar de saber que o suco de tomate ajuda a tratar todos os tipos de queimaduras na pele, especialmente aquelas causadas pelo sol.
  • Além disso, se você gosta de preparar máscaras caseiras para tratar e prevenir o envelhecimento, por favor, inclua um tomate amassado em suas combinações.

É um remédio sensacional para cuidar da beleza da nossa pele.

Para concluir, o consumo regular de tomates orgânicos é altamente recomendado para toda a família. Use a sua imaginação e inclua-os em seu café da manhã, almoço e jantar.