Como prevenir infecções na bexiga

A bexiga é uma das partes mais importantes do trato urinário. Isso porque, junto com os rins, é responsável por eliminar os líquidos do corpo através da urina.
Quando certas bactérias entram no trato urinário e conseguem se mover até este órgão, começa-se a sofrer uma série de incômodos e dolorosos sintomas que sinalizam uma possível infecção.
Em geral, as bactérias se concentram no aparato digestivo, vagina e inclusive na uretra. Muitas delas são eliminadas do organismo sem que causem infecções, no entanto, ninguém está livre de desenvolver uma infecção a qualquer momento.
Quando sentimos sinais de uma infecção na bexiga é muito importante iniciar um tratamento para que os sintomas não prejudiquem a nossa qualidade de vida e nos impeçam de fazer nossas atividades diárias.
Assim, estando conscientes de que podemos desenvolver infecções a qualquer momento, é bom tomar algumas medidas de prevenção.
Sintomas de uma infecção na bexiga
Os sintomas dessa doença podem variar de pessoa para pessoa e também segundo o tipo de bactéria que ataque ao órgão. Assim, a nível geral, podem incluir:
- Ardência ao urinar;
- Necessidade de urinar constantemente;
- Dor nas costas ou no abdômen;
- Urina turva e com cheiro forte;
- Febre e calafrios.
Quer saber mais? Leia: Como depurar naturalmente sua bexiga
O que fazer para prevenir a doença?
Embora não possamos afirmar que exista um método 100% efetivo para prevenir as infecções do trato urinário, o que podemos fazer é reduzir o risco com a adoção de alguns hábitos saudáveis.
Beba muito líquido
O consumo de água e líquidos saudáveis contribui para depurar o sistema urinário, assim como ajuda a eliminar as possíveis bactérias que podem causar infecções. Sendo assim, certifique-se de tomar entre 6 e 8 copos de água diariamente, além de sucos naturais, chás ou vitaminas.
Não inclua refrigerantes ou bebidas gasosas como líquidos, já que são ricas em açúcares e podem aumentar os riscos.
Urine com frequência
Cada vez que o corpo pedir para ir ao banheiro, é muito importante atendê-lo imediatamente, já que segurar pode provocar o crescimento de bactérias e, posteriormente, a uma infecção. Evacue a urina pelo menos a cada duas ou três horas ou toda vez que sentir necessidade.
Evite os químicos
Os produtos químicos para a higiene íntima podem alterar a flora vaginal e destruir as bactérias boas que protegem o trato urinário das infecções. Os desodorantes vaginais perfumados, talcos ou sabonetes, por exemplo, alteram o pH vaginal e nos tornam mais suscetíveis às infecções.
Higiene
A higiene íntima diária é imprescindível para prevenir as infecções, já que através dela eliminamos as possíveis bactérias ruins que podem se alojar na vagina.
Dentro deste tópico inclui-se evitar o uso de roupas úmidas por um longo tempo como, por exemplo, roupas de banho. A umidade dá vazão ao crescimento bacteriano e pode acabar causando este problema de saúde. Além disso, o ideal é usar um sabonete suave ou íntimo para evitar o desequilíbrio do pH.
Roupa íntima
Escolher uma roupa íntima adequada também tem muita relação com a prevenção deste problema. Isso porque algumas roupas íntimas são fabricadas com tecidos que causam umidade na região, favorecendo o crescimento de micro-organismos.
Recomenda-se usar roupa íntima de algodão que fique folgada, já que assim permitiremos a ventilação e evitaremos a umidade.
Leia também: Infecções vaginais: tipos e causas
Vestimenta apropriada
Além de uma roupa adequada, também deve-se evitar o uso de roupas apertadas como jeans e outras calças que atrapalham a umidade na região delicada e dão espaço ao desenvolvimento desse tipo de doença. Procure escolher calças jeans mais soltas e calcinhas de algodão.
Suco de cranberry
Há muitos anos o suco de cranberry é considerado um bom remédio para combater e prevenir diferentes tipos de problemas do trato urinário, graças ao seu alto teor de vitamina C e antioxidantes que mantém o pH da urina estável para impedir que as bactérias cresçam.
Sendo assim, prepare um suco de cranberry natural, sem açúcar, e tome um copo por dia, preferivelmente em jejum.
No mercado e em lojas de produtos naturais é possível encontrar suco de cranberry pronto ou em suplemento, mas esses não são tão recomendados, já que frequentemente contêm açúcares ou outros componentes artificiais.
- Cohen, B. J. (2010). Memmler. El cuerpo humano. Salud y enfermedad. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
- Serrano Ortega, B. E., and Gómez Sotomayor, E. S. (2016). Urología básica para estudiantes de medicina. Loja (Ecuador): Universidad Nacional de Loja.
- Tortora, G. J., and Derrickson, B. (2013). Principios de Anatomía y Fisiología. Buenos Aires: Panamericana.