Como prevenir infecções na bexiga

Para prevenir as infecções de bexiga, também chamadas de cistites, é muito importante manter uma higiene íntima correta, assim como não usar roupas muito justas que possam favorecer o desenvolvimento de bactérias na região.
Como prevenir infecções na bexiga
Maricela Jiménez López

Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López.

Última atualização: 23 agosto, 2022

A bexiga é uma das partes mais importantes do trato urinário. Isso porque, junto com os rins, é responsável por eliminar os líquidos do corpo através da urina.

Quando certas bactérias entram no trato urinário e conseguem se mover até este órgão, começa-se a sofrer uma série de incômodos e dolorosos sintomas que sinalizam uma possível infecção.

Em geral, as bactérias se concentram no aparato digestivo, vagina e inclusive na uretra. Muitas delas são eliminadas do organismo sem que causem infecções, no entanto, ninguém está livre de desenvolver uma infecção a qualquer momento.

Quando sentimos sinais de uma infecção na bexiga é muito importante iniciar um tratamento para que os sintomas não prejudiquem a nossa qualidade de vida e nos impeçam de fazer nossas atividades diárias.

Assim, estando conscientes de que podemos desenvolver infecções a qualquer momento, é bom tomar algumas medidas de prevenção.

Sintomas de uma infecção na bexiga

Mulher pensando na infecção que tem na bexiga

Os sintomas dessa doença podem variar de pessoa para pessoa e também segundo o tipo de bactéria que ataque ao órgão. Assim, a nível geral, podem incluir:

  • Ardência ao urinar;
  • Necessidade de urinar constantemente;
  • Dor nas costas ou no abdômen;
  • Urina turva e com cheiro forte;
  • Febre e calafrios.

O que fazer para prevenir a doença?

Embora não possamos afirmar que exista um método 100% efetivo para prevenir as infecções do trato urinário, o que podemos fazer é reduzir o risco com a adoção de alguns hábitos saudáveis.

Beba muito líquido

Mulher bebendo água para evitar infecção na bexiga

O consumo de água e líquidos saudáveis contribui para depurar o sistema urinário, assim como ajuda a eliminar as possíveis bactérias que podem causar infecções. Sendo assim, certifique-se de tomar entre 6 e 8 copos de água diariamente, além de sucos naturais, chás ou vitaminas.

Não inclua refrigerantes ou bebidas gasosas como líquidos, já que são ricas em açúcares e podem aumentar os riscos.

Urine com frequência

Cada vez que o corpo pedir para ir ao banheiro, é muito importante atendê-lo imediatamente, já que segurar pode provocar o crescimento de bactérias e, posteriormente, a uma infecção. Evacue a urina pelo menos a cada duas ou três horas ou toda vez que sentir necessidade.

Evite os químicos

Os produtos químicos para a higiene íntima podem alterar a flora vaginal e destruir as bactérias boas que protegem o trato urinário das infecções. Os desodorantes vaginais perfumados, talcos ou sabonetes, por exemplo, alteram o pH vaginal e nos tornam mais suscetíveis às infecções.

Higiene

Mulher segurando flores ilustrando infecção na bexiga

A higiene íntima diária é imprescindível para prevenir as infecções, já que através dela eliminamos as possíveis bactérias ruins que podem se alojar na vagina.

Dentro deste tópico inclui-se evitar o uso de roupas úmidas por um longo tempo como, por exemplo, roupas de banho. A umidade dá vazão ao crescimento bacteriano e pode acabar causando este problema de saúde. Além disso, o ideal é usar um sabonete suave ou íntimo para evitar o desequilíbrio do pH.

Roupa íntima

Escolher uma roupa íntima adequada também tem muita relação com a prevenção deste problema. Isso porque algumas roupas íntimas são fabricadas com tecidos que causam umidade na região, favorecendo o crescimento de micro-organismos.

Recomenda-se usar roupa íntima de algodão que fique folgada, já que assim permitiremos a ventilação e evitaremos a umidade.

Vestimenta apropriada

Além de uma roupa adequada, também deve-se evitar o uso de roupas apertadas como jeans e outras calças que atrapalham a umidade na região delicada e dão espaço ao desenvolvimento desse tipo de doença. Procure escolher calças jeans mais soltas e calcinhas de algodão.

Suco de cranberry

Suco de cranberry para evitar infecções na bexiga

Há muitos anos o suco de cranberry é considerado um bom remédio para combater e prevenir diferentes tipos de problemas do trato urinário, graças ao seu alto teor de vitamina C e antioxidantes que mantém o pH da urina estável para impedir que as bactérias cresçam.

Sendo assim, prepare um suco de cranberry natural, sem açúcar, e tome um copo por dia, preferivelmente em jejum.

No mercado e em lojas de produtos naturais é possível encontrar suco de cranberry pronto ou em suplemento, mas esses não são tão recomendados, já que frequentemente contêm açúcares ou outros componentes artificiais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cohen, B. J. (2010). Memmler. El cuerpo humano. Salud y enfermedad. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
  • Serrano Ortega, B. E., and Gómez Sotomayor, E. S. (2016). Urología básica para estudiantes de medicina. Loja (Ecuador): Universidad Nacional de Loja.
  • Tortora, G. J., and Derrickson, B. (2013). Principios de Anatomía y Fisiología. Buenos Aires: Panamericana.
  • Wurgaft, K. A. (2010). Infecciones del tracto urinario. Revista Médica Clínica Las Condes, 21(4), 629-633. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0716864010705794
  • Monroy-Torres, R., & Macías, A. E. (2005). ¿ Es bacteriostático el jugo de arándano?. Revista de investigación clínica, 57(3), 442-446. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83762005000300008
  • Wang, C. H., Fang, C. C., Chen, N. C., Liu, S. S. H., Yu, P. H., Wu, T. Y., … & Chen, S. C. (2012). Cranberry-containing products for prevention of urinary tract infections in susceptible populations: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Archives of internal medicine, 172(13), 988-996. https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/1213845
  • Hooton, T. M., Vecchio, M., Iroz, A., Tack, I., Dornic, Q., Seksek, I., & Lotan, Y. (2018). Effect of increased daily water intake in premenopausal women with recurrent urinary tract infections: a randomized clinical trial. JAMA internal medicine, 178(11), 1509-1515. https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2705079

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.