Infecções vaginais: tipos e causas

· 8 de maio de 2018
As infecções vaginais são muito comuns e podem aparecer mesmo quando você presta a atenção necessária às suas partes intimas.

As infecções vaginais podem causar alterações tanto na área vaginal quanto na vulva. Neste artigo, falaremos sobre os tipos de infecções vaginais mais comuns e as causas que tendem a provocá-las com maior frequência.

Causas das infecções vaginais

Causas das infecções vaginais

Algumas mulheres sofrem com esse problema mais frequentemente. No entanto, isso não implica necessariamente falta de higiene, maus hábitos ou práticas sexuais de risco.

Não trocar os preservativos

Embora não esteja diretamente ligado ao aparecimento de infecções vaginais, uma de suas causas é fazer sexo anal e vaginal sem trocar o preservativo. O que acontece neste caso é que as bactérias fecais se espalham do ânus para a vagina. Para evitar o problema, é importante mudar o preservativo se você quiser realizar ambas as práticas sexuais.

Antibióticos

Antibióticos

Isso parece contraditório porque, em teoria, os antibióticos procuram eliminar os agentes causadores das doenças. No entanto, você pode ter infecções vaginais porque esse tipo de droga afeta tanto as bactérias benéficas (flora bacteriana) quanto as bactérias nocivas, o que nos torna mais suscetíveis ao desenvolvimento de infecções fúngicas.

Alteração hormonal

As alterações hormonais também podem causar infecções fúngicas vaginais devido ao aumento do estrogênio no organismo. Os momentos em que ficamos mais suscetíveis são durante a gravidez, quando estamos fazendo terapia hormonal ou durante a menopausa.

Usar roupas feitas de materiais sintéticos

Calcinha feita de materiais sintéticos

Como todos sabemos, ambientes quentes, úmidos e mal oxigenados são os locais onde as bactérias e os fungos que causam as infecções se desenvolvem mais facilmente. Nesta categoria encontramos:

  • Calças apertadas.
  • Roupa íntima feita de materiais sintéticos.
  • Calças de lycra ou leggings.

Todos eles criam um ambiente perfeito para o desenvolvimento de micro-organismos na área genital, principalmente a levedura. Se você gosta de calças apertadas, tente tirá-las ou trocá-las a cada 10 horas. Além disso, é recomendável que você verifique a composição e escolha roupas feitas com ao menos 50% de algodão.

Níveis elevados de glicose no sangue

O gosto pelo doce não é exclusivo dos seres humanos; as leveduras também adoram, por isso existe uma conexão entre a diabetes e infecções fúngicas. É importante ter uma dieta pobre em gorduras e açúcares, tanto para melhorar a saúde quanto para prevenir certas doenças. No caso de ter diabetes, você deve manter seus níveis de glicose dentro da faixa fisiológica.

Tipos de infecções vaginais

Nem todas as infecções vaginais são as mesmas. Cada uma tem características diferentes e deve ser tratada de uma maneira particular.

Micose vaginal ou infecção fúngica

Fungos analisados em laboratório

Este é o caso da candidíase. As infecções fúngicas são as mais comuns. Especificamente, a candidíase geralmente provoca:

  • Corrimento vaginal espesso,
  • Vermelhidão na vagina e vulva,
  • Coceira.

Seu tratamento é simples na maioria dos casos. Você pode comprar óvulos ou cremes que combatem o problema em qualquer farmácia.

Vaginose bacteriana

É comum em mulheres em idade reprodutiva. A vaginose aumenta o risco de desenvolver doenças sexualmente transmissíveis. É caracterizada por:

  • Corrimento vaginal com cheiro de “peixe” após a relação sexual.
  • Dor ao urinar.
  • Secreção descolorida ou branca.
  • Coceira e dor vaginal.

Infecções vaginais por tricomoníase

É causada por um agente microbiano chamado Trichomonas vaginalisEste tipo de infecção deve ser tratado com antibióticos, uma vez que se espalha através da relação sexual. Suas características são:

  • Cheiro de mofo.
  • Corrimento amarelo esverdeado.
  • Queimação vaginal e coceira.

Clamídia

Mulher com infecção vaginal

É uma infecção sexualmente transmissível. Além de ser capaz de afetar a área genital, também pode causar outras doenças, como artrite, pneumonia ou conjuntivite. Dá origem a maus odores no corrimento vaginal, que nestes casos assume uma cor esbranquiçada.

Infecção vaginal do tipo viral

Este tipo de infecção é causada pelo vírus herpes simples. Além da irritação, aparecem bolhas na área genital que se transformam em úlceras.

Outra razão pela qual esse tipo de infecção aparece é o vírus do papiloma humano, que causa verrugas genitais. Em ambos os casos, é importante consultar um médico.