Como depurar naturalmente a bexiga?

· 28 de outubro de 2014
Para depurar a bexiga e os rins de forma natural é muito importante reduzir ao máximo o consumo de sal e hidratar o organismo corretamente.

A bexiga tem uma função essencial no corpo, que é a de armazenar a urina e, em seguida, eliminá-la. Acredite ou não, a bexiga é um órgão muito sensível à várias doenças, tais como inflamação, infecção, hiperatividade urinária e até mesmo câncer.

Por isso, vale a pena saber cuidá-la e fortalecê-la. Explicaremos a seguir!

A necessidade de fortalecer e tratar a bexiga

Quem nunca teve uma infecção urinária? A bexiga é, como dissemos, um órgão sensível, cujas paredes reagem contra os elementos presentes na urina; que podem adoecê-la e inflamá-la.

Afinal o que devem ser eliminados são resíduos, componentes tóxicos que deveriam ter sido expelidos pelo corpo.

A incontinência urinária, bexiga hiperativa são também algumas disfunções que podem gerar pequenas mudanças na rotina, como, por exemplo, ter que ir ao banheiro muitas vezes e sofrer desconfortos; que podem se tornar crônicos.

Portanto, é importante aprender a cuidá-la,  começando com os alimentos e diretrizes para mantê-la forte e saudável. A saber, cada vez mais se aumenta a estatística de pessoas que estão sofrendo de câncer de bexiga em decorrência do cigarro.

Muitos dos componentes nocivos da nicotina acabam infiltrando-se nas paredes deste órgão e a partir desse ponto se formam os tumores.

É algo grave que pode acabar com a extirpação da bexiga, obrigando o paciente a conviver com um tipo de saco ligado ao abdômen para extrair a urina.

Portanto, nosso primeiro conselho é o seguinte, caso fume, abandone esse vício imediatamente para o bem de sua saúde!

 1. Depure a bexiga duas vezes na semana

Beber água para depurar a bexiga

É necessário que, a cada três dias, dedicar um dia para cuidar deste órgão. Uma coisa a ter em mente é que estas orientações também ajudarão a depurar os rins, portanto, sem dúvida, vale a pena seguir estas dicas.

É necessário reduzir o consumo de sal, e se possível, eliminá-lo. A cada três dias, dedique-se a depurar a bexiga e rins.

Para isso, basta seguir as seguintes recomendações:

  • Não consumir café, refrigerante ou bebidas açucaradas.
  • Não consumir alimentos que contenham muitas proteínas.
  • A cada três dias, dedique um dia para consumir frutas, verduras, sucos e água. Evite carnes, embutidos, doces e farinhas refinadas.
  • Beba dois litros de água diariamente

Leia mais: Recomendações para aliviar a bexiga hiperativa

2. Suco de mirtilo

Mirtilos para depurar a bexiga

É, sem dúvida, um dos melhores sucos para o tratamento da bexiga. Há muitos estudos que comprovam o papel protetor do mirtilo, fortalecendo e prevenindo infecções.

Assim como, elimina o excesso de cálcio, uma vez que este mineral provoca danos nas funções dos rins, tornando-o lento e acumulando toxinas.

Os depósitos de cálcio podem causar infecções nas vias urinárias e pedras nos rins. Agora já tem grandes motivos para consumir o suco de mirtilo que, ademais, é muito saudável.

3. Suco rico em potássio para ingerir no café da amanhã

suco de cenoura para depurar a bexiga

Certamente estará se perguntando como fazer um suco rico em potássio. O preparo é muito fácil! Simplesmente, bata no liquidificador uma cenoura, um pedaço de aipo, espinafre e acrescente um pouco de salsinha e água.

Essa bebida servirá como poderoso tônico de limpeza, contribuindo muito para começar o dia com energia. Além disso, é delicioso e saudável.

Saiba mais: Como prevenir infecções na bexiga

4. A  melancia

Uma grande protetora da bexiga e muito diurética. Consuma a melancia sempre que possível e comprove como regulará todo seu sistema; evitando infecções e facilitando o trabalho dos rins.

É possível fazer sucos, saladas e consumi-la a qualquer hora do dia.

5. Os benefícios da clorofila

menta

Um tratamento ideal para cuidar da bexiga e da saúde de forma geral. Ademais, é possível encontrar a clorofila em lojas de produtos naturais ou farmácias na formas de cápsulas.

Esta substância natural beneficia as funções metabólicas do corpo, melhorando o sistema imunitário. É maravilhoso!

Além disso, depura o sangue e fortalece; uma grande aliada da saúde que vale a pena ser considerada e tomada por, pelo menos, cinco dias consecutivos por mês.

Por fim, cuidar da bexiga é simples, fácil e vale a pena começar ainda hoje.

  • Caleiro, J. (1998). INFECÇÃO URINÁRIA. The New England Journal of Medicine339, 1085-1086.
  • Rodrigues, A. R. V. (2014). Fitoterapia nas infeções urinárias.
  • Matheus, W. E. (2010). Câncer de bexiga: PTa, PTis e PT1. JÚNIOR AN, REIS RB, CAMPOS RSM. Manual de Urologia. São Paulo: PLANMARK, 55-62.
  • Korkes, F., Juliano, C. A. B., Bunduky, M. A. P., Costa, A. C. D. M., & Castro, M. G. D. (2010). Associação entre o consumo de tabaco e a progressão do câncer superficial da bexiga. Amount of tobacco consumption is associated with superficial bladder cancer progressionFonte: Einstein (Säo Paulo)8(4).