O poder do gergelim

· 18 de novembro de 2013
Conheça as maravilhosas propriedades e benefícios do gergelim, esta semente poderosa

Um pequeno grão com características poderosas. O gergelim é capaz de prevenir o câncer, é eficaz para regularizar o funcionamento do intestino, diminui a acidez do sangue combatendo artrite e reumatismos.

Também é útil no fortalecimento da pele, protege e aumenta a atividade cerebral e ainda atua no retardo do envelhecimento.

Além de poderoso, é bem leve, já que mil grãos não pesam mais que 4 gramas e seu uso já existe há milênios para distintas finalidades, como proteger o cérebro, fortalecer o coração, embelezar a pele, fortalecer os ossos e muito mais.

Propriedades do gergelim

É possível encontrar o óleo da semente de gergelim. Este é obtido a partir da prensagem a frio das sementes e é rico em vitaminas A, B e E.

É utilizado na hidratação e proteção da pele contra os raios solares, tratamento da fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular, regulagem das funções intestinais, além de melhorar a circulação sanguínea.

Conheça: 5 exercícios para reativar a circulação sanguínea

White sesame seeds on black surface

Para quem tem problemas cerebrais, é um ótimo remédio natural, atuando em problemas como a perda de memória.

Isto ocorre porque o gergelim age de forma eficaz aumentando os glóbulos vermelhos do sangue e, com isso, ocorre a melhora na oxigenação do cérebro.

Apresenta grande quantidade de vitamina E, considerada uma rejuvenescedor natural e retardante do envelhecimento. É rico em aminoácidos, responsáveis pela melhora da transmissão dos impulsos nervosos.

Inclua o gergelim na sua alimentação

Para quem não sabe, as sementes podem ser usadas como tempero em saladas e no arroz.

Leia também: Biscoitos de aveia, linhaça e gergelim ideais para dietas

Quando torrado e moído, o grão vira farinha que é capaz de enriquecer refeições e até mesmo a merenda escolar de seu filho, podendo ser utilizada em massas de biscoitos, bolachas, bolos e pães.

Curiosidades

É considerado o vegetal mais rico em lecitina, que nada mais é que uma substância essencial para diversas funções do organismo. Além disso, o gergelim ainda apresenta muitos benefícios, tais como:

  • Gorduras insaturadas que ajudam a diminuir o colesterol;
  • Proteínas com alto valor biológico; estas são formadas por quinze aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina;
  • Minerais e oligoelementos diversos, principalmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo;
  • Mucilagens, que são responsáveis por alcançar uma ação laxante suave;
  • Ainda compõe uma bebida dada às mulheres que amamentam para que produzam mais leite em algumas culturas.

Atente-se às calorias

Apesar de não conter colesterol, metade da composição do gergelim é gordura, embora insaturada.

Por este motivo, aconselha-se consumir este incrível grão com total moderação. Para se ter uma ideia, 100 g da semente apresenta aproximadamente 570 calorias.

  • Elleuch, M., Bedigian, D., & Zitoun, A. (2011). Sesame (Sesamum indicum L.) Seeds in Food, Nutrition, and Health. In Nuts and Seeds in Health and Disease Prevention. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375688-6.10122-7
  • Shasmitha, R. (2015). Health benefits of sesamum indicum: A short review. Asian Journal of Pharmaceutical and Clinical Research. https://doi.org/10.1085/jgp.201411169