Biscoitos de aveia, linhaça e gergelim ideais para dietas

24 de novembro de 2019
Às vezes não sabemos quais são os lanches mais recomendados durante uma dieta. Aqui, você conhecerá três ingredientes que fornecem nutrientes ao seu corpo, ao mesmo tempo em que ajudam a perder peso.

Existem produtos que possuem inúmeras propriedades para o nosso corpo e podem ser incluídos como lanches na nossa dieta. Podemos fazer biscoitos de aveia, linhaça e sementes de gergelim, que fornecem uma infinidade de benefícios ao corpo humano.

São alimentos muito nutritivos, fáceis de encontrar e muito econômicos.

Uma das principais qualidades desses três produtos é que eles favorecem a perda de peso de forma saudável. Somado a isso, eles têm outra grande variedade de propriedades que são benéficas para o nosso organismo.

Vale a pena levar em conta que, como se sabe, perder peso pode ser bastante difícil, e uma das principais dificuldades tem a ver com a ansiedade. Se quisermos perder peso, é preciso consultar um endocrinologista. Ele poderá lhe dar todas as orientações necessárias.

Leia também: Água com limão e linhaça: ajuda a perder peso?

Conheça as vantagens dos biscoitos de aveia, linhaça e gergelim

Benefícios da aveia

A aveia contém um alto teor de fibras que contribui para a limpeza do nosso organismo. Da mesma forma, evita problemas de colesterol, de acordo com este estudo realizado pelo Quadram Institute Bioscience (Reino Unido), além de ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

Aveia em flocos

Por outro lado, a aveia é uma aliada para melhorar a digestão, pois facilita o trânsito intestinal.

Isso sem contar com o fato de que o seu conteúdo de carboidratos de absorção lenta permite que você se sinta saciado por mais tempo, conforme informações do Instituto Europeu de Dietética, Nutrição e Saúde (DYN).

Leia também: como reduzir a ingestão de carboidratos para perder gordura corporal.

Acredita-se também que ela ajudaria a diminuir os efeitos dos problemas da glândula tiroide (responsáveis ​​pela regulação do metabolismo). Por conter iodo, promove o bom funcionamento da glândula. Isto é particularmente importante nas dietas de emagrecimento, já que alguns casos de sobrepeso é consequência do mau funcionamento da tireoide.

No entanto, não existem evidências científicas que comprovem tudo isso.

Propriedades da linhaça

A linhaça é uma semente que conta com um grande número de minerais benéficos para o corpo.

Entre outras coisas, tem um alto teor de fibras, o que ajuda a regular a pressão arterial, o açúcar no sangue e contribui para um melhor funcionamento digestivo.

Além disso, a linhaça tem altos valores de ômega 3, o que previne doenças cardiovasculares, como afirma este estudo da Brown University. Também contém vitaminas do complexo B e outros minerais essenciais.

Linhaça

Propriedades do gergelim

O gergelim é uma rica fonte de minerais como potássio, zinco, ferro, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B e E.

Entre suas qualidades, podemos mencionar:

Além disso, ele também tem sido usado para tratar a osteoporose, conforme este estudo realizado pela Universidade Mansoura (Egito), o que o transforma em uma das sementes mais saudáveis.

Biscoitos de aveia, linhaça e gergelim

A seguir, apresentaremos uma receita ideal para controlar a dieta. Ela permitirá que você obtenha todos os benefícios que citamos anteriormente.

Você terá todos eles em um único biscoito, e isto lhe permitirá acalmar a ansiedade, tão comum quando você está realizando uma dieta de emagrecimento. No entanto, é uma receita muito simples.

Biscoitos de aveia

Ingredientes

  • 1 ovo inteiro (tanto a clara quanto a gema).
  • ¼ de xícara de açúcar (50 g).
  • 1 colher de chá de baunilha (7 ml).
  • 1 xícara de aveia (230 g).
  • ½ colher de chá de fermento em pó (3,5 g).
  • 1 colher de sopa de linhaça moída (15 g).
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim torradas (15 g).

Experimente também: Biscoitos de sementes sem glúten e sem lactose

Preparação

  • As etapas para prepará-lo são muito simples. Você só precisa misturar todos os ingredientes em um recipiente até obter uma massa consistente.
  • Quando a massa estiver pronta, pegue uma pequena quantidade com uma colher e a coloque em uma assadeira previamente untada.
  • Para que assem corretamente, você deve achatar um pouco cada biscoito.
  • Em seguida, leve ao forno por cerca de 30 minutos a 180 ºC.

Algumas considerações finais

O ideal é que esses biscoitos contenham os três ingredientes. No entanto, não se limite na ausência de qualquer um deles.

O que não pode faltar é a aveia, já que é o produto que permitirá atingir a consistência necessária, pois esses biscoitos não contêm farinha.

Por outro lado, ao colocar a linhaça, certifique-se de que ela esteja moída. É uma semente muito difícil para o nosso organismo digerir. Portanto, antes de usá-la, é aconselhável moê-la. E a semente de gergelim deve estar torrada.