Água com limão e linhaça: ajuda a perder peso?

A água com limão e a linhaça é uma bebida refrescante que pode ser consumida em substituição às bebidas industriais, as quais ajudam a ganhar peso com facilidade (ou dificultam a perda).
Água com limão e linhaça: ajuda a perder peso?

Última atualização: 16 Janeiro, 2021

Água com limão e linhaça é uma bebida refrescante que ganhou fama como suplemento para emagrecer de forma saudável. Embora não seja uma fórmula para queimar gordura de um dia para o outro, considera-se que sua ingestão, aliada a um estilo de vida saudável, pode trazer alguns benefícios.

A seguir, vamos falar mais sobre seus ingredientes e, adicionalmente, como prepará-lo para contribuir com a perda desses quilos extras.

Por que a água com limão e linhaça é recomendada para perder peso?

A perda de peso é um processo complexo que pode variar de acordo com a pessoa, visto que cada organismo é único. Porém, em geral, para as pessoas que desejam perder peso, recomenda-se manter uma alimentação balanceada – de acordo com suas necessidades e objetivos – e, por sua vez, praticar exercícios diariamente.

No entanto, quem deseja obter resultados o mais rápido possível está procurando maneiras simples de apoiar esses hábitos de vida. Uma delas é consumindo bebidas como a água com limão e linhaça, que, embora não seja milagrosa, é uma opção muito mais adequada do que qualquer bebida industrializada.

Benefícios do limão para emagrecer

O suco de limão é um dos ingredientes naturais que protagonizou muitas dietas de emagrecimento. Isso ocorre principalmente porque no âmbito popular, foi afirmado em várias ocasiões que sua acidez ajudaria a “queimar” a gordura.

No entanto, não é exatamente assim que acontece. Ao consumir o suco de limão, ele não “viaja” para as partes do corpo onde há excesso de gordura e as “queima”. Ele vai para o estômago e ali se decompõe, como acontece com outras bebidas e alimentos.

O consumo de suco de limão pode ser benéfico para promover a perda de peso ao substituir as bebidas comerciais (refrigerantes, chás, águas saborizadas, etc.) e adotar um estilo de vida saudável. Além disso, se for consumido sem açúcar ou qualquer outro adoçante adicionado, melhor.

Os antioxidantes e a vitamina C nessa fruta cítrica podem fornecer vários benefícios à saúde. Por exemplo, ambos ajudam a reduzir o estresse oxidativo e melhorar a saúde de todos os órgãos e sistemas do corpo.

Benefícios da semente de linhaça para emagrecer

A incorporação das semente de linhaça na dieta humana se disseminou na última década. Depois de descobrir que elas são boas para a saúde digestiva e o controle do peso, muitas pessoas não hesitaram em consumi-las. Apesar de seu pequeno tamanho, são uma fonte significativa de nutrientes.

  • Elas contêm ácidos graxos ômega 3, reconhecidos por sua ação anti-inflamatória e contribuição para a saúde de todo o organismo.
  • 28% do seu peso é composto de fibra alimentar, que favorece o controle do colesterol e da saúde digestiva.
  • Devido ao seu conteúdo de fibras, também são muito bons para controlar a ansiedade por comida e manter a saciedade por mais tempo.
  • Seus antioxidantes apoiam o funcionamento celular do organismo e inibem a deterioração causada pelo estresse oxidativo.
  • Têm uma alta contribuição de mucilagem, substâncias que apoiam a regulação da glicose no sangue.
  • Suas enzimas ajudam a quebrar as gorduras e as proteínas mais facilmente, evitando que se acumulem em depósitos no corpo.

Receita de água com limão e linhaça

Mulher tomando água com limão

Se você quiser evitar consumir refrigerante ou qualquer outra bebida industrial enquanto tenta perder peso, considere preparar a seguinte receita de água com limão e linhaça, duas fontes de antioxidantes que serão muito benéficas em geral.

Ingredientes

  • O suco de 1 limão.
  • 4 xícaras de água (1 litro).
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça (20 g).

Preparo

  • Despeje as xícaras de água em uma panela e deixe ferver.
  • Quando atingir o ponto de ebulição, adicione as sementes de linhaça e reduza o fogo.
  • Deixe por mais 3 ou 4 minutos e retire do fogo.
  • Cubra a panela com uma tampa e deixe descansar pelo tempo necessário.
  • Quando estiver adequada para consumo, coe a bebida e adicione o suco de limão.
  • Você pode saboreá-la à temperatura ambiente ou pode adicionar alguns cubos de gelo.

Como pode ser melhor usado?

Água com limão e linhaça é uma bebida que pode ser incorporada com moderação na dieta para auxiliar na hidratação diária.

Lembre-se de que, por si só, não vai fazer você perder peso durante a noite ou “queimar gordura” por causa da acidez do limão. No entanto, é uma opção recomendada em em comparação às bebidas industriais, que são uma grande fonte de açúcar e outras substâncias prejudiciais.

Resumindo, aproveite-o como complemento e foque na adoção e manutenção de um estilo de vida saudável que proporcione múltiplos benefícios.

Pode interessar a você...
6 grandes benefícios da água de linhaça
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 grandes benefícios da água de linhaça

Embora a linhaça seja um alimento muito completo e benéfico, consulte um especialista antes de incluir a água de linhaça em sua alimentação.