Alimentação e exercício: a chave para um corpo de revista

Com cuidado de não cair em excessos, a combinação de uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios é a base para perder peso, tonificar e conseguir um corpo de revista.

Última atualização: 08 Janeiro, 2020

A alimentação balanceada e o exercício físico regular são a combinação perfeita para alcançar esse corpo de revista que muitos sonham tanto. As populares dietas “milagrosas” ficaram para trás junto com os produtos emagrecedores como fórmulas para tratar o sobrepeso.

Atualmente foram feitos múltiplos esforços para dar a entender quão importante são estes hábitos. Apesar de ser um pouco difícil adotá-los como um estilo de vida, sua prática tem muitos benefícios tanto para a figura quanto para a saúde.

É que, ainda que haja muitos mitos em torno destes temas, quem consegue alcançar um equilíbrio entre ambos pode ver resultados satisfatórios, e principalmente permanentes, quanto à eliminação desses quilos a mais.

Você traçou este objetivo? Luta para melhorar seu corpo? Descubra os aspectos que deve ter em conta para não falhar na tentativa.

Alimentação balanceada

Os hábitos alimentares são determinantes em todo o plano para ter um corpo saudável. Através da nutrição se apoiam aqueles processos que intervém na perda de peso, como por exemplo a atividade do metabolismo e do sistema digestivo.

Por isso, é conveniente adotar uma dieta balanceada, controlada em calorias e cujo número de nutrientes corresponda aos requisitos diários do organismo.

Por que você não deve iniciar dietas extremas? Apesar de poderem dar resultados contra o excesso de peso, posteriormente causam um efeito “rebote” que faz ganhar os quilos perdidos em pouco tempo.

Carecem de nutrientes essenciais e representam um perigo para a saúde, principalmente quando a pessoa tem alguma doença em especial.

Como desfrutar de uma dieta balanceada?

Uma dieta balanceada é aquela que se baseia em uma combinação adequada de macronutrientes e micronutrientes essenciais para o corpo, tendo em conta o estado de saúde da pessoa, seu peso corporal e o estilo de vida em geral.

Suas características principais incluem:

  • Combinação de alimentos variados e saudáveis.
  • Cinco ou seis refeições pequenas ao dia.
  • Horários fixos para cada refeição.
  • Baixo ou nulo consumo de gorduras saturadas, gorduras trans, açúcar e sódio.
  • Um desjejum completo cujo número de calorias equivale a 25% dos requisitos diários.
  • Maior consumo de frutas, vegetais e cereais integrais.
  • Consumo diário de água e líquidos saudáveis (sucos, infusões, etc.)
  • Métodos de cocção saudáveis, como ao vapor ou ao forno, ao invés de frituras em óleos.

Exercício físico

Os estudos científicos comprovaram que o mais efetivo na hora de complementar as dietas são as atividades esportivas. O fato de combinar exercícios e alimentação melhora a perda de peso e aumenta o bem-estar físico e mental.

O exercício físico é o hábito mais efetivo para reduzir gordura corporal. Sua prática diária aumenta o gasto energético, modela o corpo e aprimora as funções de órgãos vitais.

De acordo com dados da Clínica Mayo, o exercício aeróbico é o mais efetivo na hora de queimar calorias. Apesar disso, em geralo ideal é combiná-lo com atividades de força ou exercícios anaeróbicos.

Conselhos para começar a fazer exercício físico

A falta de tempo e as múltiplas ocupações de trabalho são as desculpas para não fazer exercício físico regular. Muitos se limitam à ideia de que só é possível desfrutar de seus benefícios com uma rotina profissional de academia.

O certo é que há muitas possibilidades para incorporar este hábito no estilo de vida. De fato, não é necessário usar material profissional, nem requer muitas horas do dia.

  • Dedicar entre 20 e 30 minutos diários é o suficiente para melhorar a figura e o peso.
  • Pode-se praticar pela manhã, antes de começar as demais atividades da rotina.
  • Ainda que a academia tenha muitas vantagens, há dezenas de rotinas que podem ser praticadas em casa ou em espaços públicos.
  • Não é necessário se limitar a um plano de treinamento: o pilates, a ioga, a zumba ou o running são formas alternativas de gozar dos benefícios do esporte.

Descansar: o complemento para um corpo 10

Para ter um corpo nota “10” ou “de revista” não se pode deixar passar despercebido um pilar que complementa os benefícios da alimentação e do exercício: o descanso.

Em todo plano para ter um estilo de vida saudável há pautas para dormir bem e deixar o corpo descansar. Nada deve ser levado aos extremos, se quer a atividade física.

  • Não é correto executar uma rotina extenuante todos os dias. Se o exercício é um plano para todos os dias, uma ou duas vezes por semana deve ser com atividades menos exigentes.
  • O período de sono não deve ser inferior a 7 horas diárias sem interrupções. Dormir menos promove um ganho de peso, reduz o nível de energia e afeta a concentração.

Procura refletir uma aparência magra e saudável? Muita atenção com os extremos! Adote estes hábitos simples como um estilo de vida e comprove que são a forma mais efetiva de conseguir o corpo que você deseja.