5 passos para recuperar a energia

Se conseguirmos manter o equilíbrio do corpo, da mente e das emoções, conseguiremos recuperar a energia perdida. Aqui mostramos como resgatar sua vitalidade em 5 etapas.

Às vezes, fadiga e exaustão nos impedem de fazer as atividades, porque nos sentimos letárgicos e lentos. Para recuperar a energia perdida, precisamos mudar alguns hábitos de nossa rotina diária.

Ao ficar cansado, tudo custa mais, você sente que as coisas o excedem. Pode ser um produto do estresse, muitas ocupações, preocupações, bem como estado emocional.

É importante alcançar um equilíbrio físico e emocional, recuperar a energia perdida, o espírito, a vitalidade e assim poder desfrutar a saúde.

5 passos que você deve seguir para recuperar a energia

1. Tenha hábitos alimentares saudáveis

Alimentação para recuperar a energia

Você deve ter uma dieta balanceada rica em fibras. Estes têm um efeito de absorção de carboidratos no sangue, de modo que seu corpo recuperará a energia de forma estável.

Algo importante é ter as 4 refeições:  café da manhã, almoço, lanche, jantar.

Você não deve pular o café da manhã, é a principal refeição do dia; que recupera o organismo e fornece a energia necessária para todas as atividades diárias.

Adicione nozes à sua dieta, que melhoram o desempenho intelectual e combatem a fadiga graças à sua concentração de proteínas de alta qualidade e ácidos graxos ômega-3. Este último elemento são gorduras saudáveis ​​para o corpo e uma ótima fonte de magnésio.

Também é importante aumentar o consumo de frutas e vegetais sazonais e reduzir o consumo de gorduras.

Recomendamos que você leia: 5 vitaminas saudáveis para o seu café da manhã

2. Descanse as horas certas

O sono deve ser reparador e de, pelo menos, 8 horas para que o organismo possa se recuperar. É muito benéfico tomar alguma infusão de ervas antes de ir dormir, a fim de limpar a mente e diminuir o nível de estresse.

Ervas recomendadas

3. Execute exercícios físicos diários

Mulher fazendo exercício para recuperar a energia

O exercício físico é essencial para a saúde: beneficia a circulação, o sistema cardiovascular, a capacidade de oxigenação, o fortalecimento dos ossos, proporciona força e equilíbrio, para mencionar alguns benefícios.

Ele também libera endorfinas que ajudam a energizá-lo naturalmente; também aumenta a adrenalina que fluirá através do seu corpo para o resto do dia, então você estará de bom humor e com muita energia.

4. Hidrate corretamente

A desidratação causa sonolência, confusão mental e fadiga. É essencial beber muito líquido durante o dia, principalmente água, você também pode adicionar: chá, café, infusões, sucos de frutas naturais. Uma boa hidratação contribui para o bom funcionamento do seu corpo. Você notará mesmo uma melhora na aparência de sua pele e seus cabelos.

5. Evite o excesso de substâncias estimulantes

Mulher bebendo chá para recuperar a energia

Tudo o que é consumido em excesso é prejudicial, como: álcool, café, tabaco, açúcar refinado. Todas essas substâncias são estimulantes e abusar do seu consumo podem prejudicar o corpo.

Em primeiro lugar, eles podem dar uma sensação de euforia ou energia, mas eles geram fadiga, cansaço e é difícil recuperar a energia depois de consumi-los.

Posteriormente, será necessário desintoxicar o corpo através de dieta e hidratação para recuperar.

Além de cumprir os 5 passos anteriores para recuperar a energia física, é importante equilibrar sua energia emocional.  Nós somos seres integrantes, onde tudo está relacionado, e para que o organismo funcione corretamente, devemos estar em equilíbrio.

Veja também: As bebidas mais agressivas para o estômago

Outros aspectos a serem considerados

  • Experimente momentos de silêncio para estar com você mesmo.
  • Tome cuidado e relaxe seu corpo com alguma técnica que o ajude a controlar o estresse.
  • Passe tempo ao ar livre para se conectar com a natureza, atravesse o parque ou ande pela praia.
  • Pratique uma atividade agradável para você, como: cantar, ler, dançar, tocar um instrumento. Escolha algo que não seja uma responsabilidade ou um trabalho.
  • Tente expressar suas emoções, seja flexível e paciente. Sempre mantenha pensamentos positivos.
  • Invista tempo nas pessoas que você ama e que são realmente importantes em sua vida.
  • O fundamental não é obter mais energia do exterior, mas descobrir o potencial que está dentro de cada um.

O relacionamento conosco é importante:

  • Aceite-se
  • Ame-se
  • Tenha boa autoestima
  • Coloque limites
  • Cerque-se de pessoas positivas
  • Faça tudo o que considerar positivo para você mesmo.

Se conseguirmos um equilíbrio com nosso corpo, mente e emoções, iremos recuperar a energia perdida. Indubitavelmente, teremos prazer em enfrentar novos caminhos e desafios.

Recomendados para você