Aprenda como fazer tortilhas de farinha caseiras e fáceis de preparar

Ainda que possa nos parecer que a manteiga vai dar uma consistência gordurosa às tortilhas de milho, se as prepararmos com óleo o resultado não será o mesmo.

A tortilha de farinha é uma parte essencial de muitas cozinhas latino americanas e nos Estados Unidos. Sua forma plana é preparada sem fermento, o que faz dela uma iguaria muito parecida com o roti da Índia. Na maioria dos países da América Latina, principalmente na América Central, usa-se para preparar vários pratos tradicionais.

No México, a tortilha de farinha é muito difundida, enquanto no centro e sul é mais comum comer a tortilha de milho.

História da tortilha de farinha

A origem da tortilha de farinha se encontra no século XVI, durante a conquista. Foram os conquistadores que introduziram o trigo nestes países. De acordo com a história, em 1542 os espanhóis não encontraram ingredientes para preparar pão, ingredientes que usaram por séculos.

Os espanhóis em Sonora começaram a preparar o que se conhece como zaruki, uma mistura de trigo quebrado com água, que logo deu origem à tortilha de farinha tal e como a conhecemos. Devido a facilidade de prepará-las, as tortilhas de farinha foram parte da comida dos espanhóis que exploravam as Californias por volta do ano de 1769.

Muitos anos depois surge no México um prato que recheia uma tortilha de farinha com carne. A este prato chamaram de burrito. Nos Estados Unidos a tortilha de farinha é mais conhecida por ser o principal componente do tradicional burrito, que se vende muito nesse país.

Valor nutricional das tortilhas de farinha

Pelos ingredientes que se usam para preparar a tortilha de farinha, a classificaremos dentro dos cereais. Uma só porção desta tortilha tem um teor energético de aproximadamente 467 calorias. Para efeitos práticos, uma porção tem mais ou menos 200 g de tortilha.

A quantidade de 467 calorias parece muito, mas na realidade, dentro dos cereais, é a que menos tem teor calórico. Por exemplo, os biscoitos de arroz possuem 387 calorias para cada cem gramas. A tortilha de milho oferece 237 calorias para cada 100 g, o que se considera baixo.

Farinha de milho para fazer tortilhas

Ainda que a tortilha seja preparada usando manteiga, ela não oferece um teor significativo ao conteúdo energético. De forma mais específica, o teor nutritivo em 100 g de uma tortilha inclui:

  • 7,6 g de gordura
  • 49,3 g de carboidratos
  • 8,0 g de proteínas

Talvez o teor que mais preocupe aos consumidores é a quantidade de gorduras que contém. Porém, o certo é que não é muito significativo. Cem gramas de tortilha de farinha unicamente oferecem 11,7% da recomendação diária.

Como preparar tortilhas de farinha

Agora sim passaremos a receita para preparar tortilhas de farinha. Por mais que você odeie a manteiga, se a substitui por óleo, não terá o mesmo resultado. As quantidades indicadas renderão 24 tortilhas.

Ingredientes

  • 1 xícara e meia de farinha (180 g)
  • 1 colherzinha de sal (5 g)
  • 2 colheres de sopa de manteiga de porco (30 g)
  • 2 colherinhas de pó para assar (10 g)
  • 1 copo e meio de água (300 ml)

Modo de preparo

Misturar ingredientes é a coisa mais simples desta receita. Porém, como muito provavelmente você vai descobrir, o segredo está no manejo correto da massa resultante. Isso determinará pelo menos a aparência da mesma.

Tortilhas de farinha

Trate de misturar os ingredientes tal e como se diz e adquira prática para modelar a massa das tortilhas.

  1. Em uma xícara, misture a farinha, o sal e o pó para assar.
  2. Depois, adicione a manteiga com os dedos e continue mexendo até ganhar mais consistência.
  3. Adicione água e misture até que a massa se junte.
  4. Polvilhe uma superfície com farinha de trigo e então coloque a massa que preparou. Comece a amassar até obter uma massa suave e elástica.
  5. Separe a massa em 24 bolinhas.
  6. Esquente uma frigideira adequada para panquecas em fogo médio a alto.
  7. Use algum utensílio para aplanar as bolinhas e transformá-las em circulares.
  8. Coloque a tortilha crua na frigideira e espere que fique dourada dos dois lados. Vire antes que o calor extremo a queime.

Se sobrarem tortilhas, guarde-as envolvidas em um pano para que mantenham seu frescor. Se a tortilha se expõe ao ambiente por muito tempo, pode se perder.

Atreva-se a preparar estas tortilhas deliciosas. Compartilhe os resultados e se tem alguma outra forma de fazê-las, não deixe de nos contar.

Recomendados para você