5 exercícios para reativar a circulação sanguínea

A prática regular de alguns exercícios simples pode ajudar a reativar a circulação sanguínea para evitar dores, problemas inflamatórios ou varizes. A melhor coisa é que você não precisa de ferramentas de ginástica ou aparelhos similares

A prática de alguns hábitos saudáveis ​​pode ajudar a reativar a circulação sanguínea para aliviar algumas doenças e prevenir outras. O exercício físico, por exemplo, ajuda a facilitar o retorno venoso das pernas para prevenir a inflamação e as varizes.

Sua prática regular coloca em marcha o fluxo sanguíneo por todo o corpo e, por sua vez, fortalece as artérias e veias para evitar a deterioração. Além disso, é um dos aliados para reduzir a presença de colesterol e toxinas, ambos ligados a doenças circulatórias.

O mais interessante é que você não precisa ir a uma academia ou centro de treinamento para obter seus benefícios. Há uma série de atividades que podem ser feitas em casa sem a necessidade de máquinas ou ferramentas profissionais.

Você está interessado em conhecê-las? Vamos repassar por que é importante reativar a circulação sanguínea e vários exercícios simples que podem ser adicionados à sua rotina.

Qual é a importância da boa circulação sanguínea?

O colesterol impede de reativar a circulação sanguínea

Todos os órgãos do corpo dependem de uma boa circulação para trabalhar em condições ideais. Portanto, quando há algum tipo de dificuldade ou obstrução, sintomas graves e doenças que reduzem a qualidade de vida podem ser desencadeados.

A boa circulação permite que o oxigênio e nutrientes sejam transportados sem interferência. Portanto, é fundamental para transportar a energia necessária para todas as funções do organismo.

Por que os problemas circulatórios ocorrem? Existem vários motivos:

  • Levar um estilo de vida sedentário.
  • Consumir alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans.
  • Ter problemas com colesterol alto e diabetes.
  • Consumir bebidas alcoólicas e tabaco.
  • Usar roupas muito apertadas.
  • Sofrer doenças cardiovasculares.
  • Estar submetido ao estresse.

5 exercícios para reativar a circulação sanguínea

Os movimentos que são feitos com o corpo durante o exercício são excelentes estimulantes do fluxo sanguíneo. Portanto, se existem razões para querer reativar a circulação sanguínea, é melhor começar a fazer algumas atividades como parte dos seus hábitos diários.

1. Elevação de pernas

E elevação de pernas é uma atividade simples que ajuda a fortalecer os músculos enquanto melhora a circulação da área inferior. Recomenda-se como aliado para evitar as varizes, já que a inflamação causada pela tensão também diminui.

O que fazer?

  • Deite-se no chão ou na cama, levante as pernas até o teto e tente estendê-las ao máximo.
  • Mantenha a postura por alguns segundos, dobre os joelhos e estique novamente.
  • Realize entre 15 e 20 repetições até se sentir mais relaxado.

2. Bicicleta deitado

Embora o exercício regular em uma bicicleta seja uma excelente maneira de reativar a circulação, a simulação da bicicleta também tem benefícios interessantes. Sua prática fortalece a parede abdominal enquanto melhora o retorno do sangue ao coração.

O que fazer?

  • Deite-se de costas, com as mãos na cabeça ou no pescoço e as pernas esticadas.
  • Levante um pouco as pernas e comece a simular uma pedalada por um minuto.
  • Contraia o abdômen para que as pernas não caiam facilmente no chão.
  • Faça 2 ou 3 repetições, de um minuto cada.

3. Elevação de calcanhar

Como o nome diz, este exercício consiste em elevar o calcanhar, de tal maneira que os pés permaneçam na ponta dos pés. É um movimento que permite reativar a circulação sanguínea e, aliás, fortalecer as panturrilhas.

O que fazer?

  • Fique em pé, com as mãos nas laterais segurando um peso pequeno.
  • Levante os calcanhares do chão, para que a pressão fique nas pontas dos pés.
  • Mantenha por 3 ou 5 segundos e retorne à posição inicial.
  • Realize entre 15 e 20 repetições.

4. Steps

Existem várias razões pelas quais os steps são recomendados para a saúde circulatória. Primeiro de tudo, é uma atividade cardiovascular que ajuda a perder peso, o que diminui a pressão nas veias. Por outro lado, facilita o retorno venoso e diminui a inflamação das pernas.

O que fazer?

  • Procure um banco ou algo semelhante a um degrau para levantar os pés.
  • Quando estiver pronto, coloque um pé na superfície e, com os braços ao lado do corpo, transfira o peso e estique a perna da frente.
  • Troque a perna alternadamente e repita os movimentos 15 vezes.

5. Separação de pernas

Exercício com as pernas para reativar a circulação sanguínea

Essa atividade pode ser feita no chão ou em uma superfície mais confortável, como uma cama ou um tapete de ioga. Devido ao movimento envolvido, a circulação retorna da parte inferior do corpo para o coração, diminuindo a aparição das varizes.

O que fazer?

  • Deite-se na superfície escolhida, de frente para o teto.
  • Levante as pernas e separe-as para os lados sem deixá-las cair no chão.
  • Volte a juntá-las e repita esses movimentos de 15 a 20 vezes.

Você está tendo a sensação de peso em seus membros? Notou algumas veias inflamadas e aparentes? Então você deve praticar estes exercícios. Na verdade, você pode fazer isso antes de sofrer de um problema circulatório. Eles são muito benéficos e não demoram muito tempo para serem realizados.

 

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